segunda-feira, 6 de maio de 2024

GEBRÜDER WEISS E RAIL CARGO GROUP CELEBRAM TRÊS DÉCADAS DE COLABORAÇÃO

A empresa internacional de transporte e logística Gebrüder Weiss e o ÖBB Rail Cargo Group trabalham juntas há três décadas. Para comemorar, Wolfram Senger-Weiss, CEO da Gebrüder Weiss; e Christoph Grasl, membro do conselho de administração do ÖBB Rail Cargo Group; celebraram junto com vários convidados na Estação Central de Viena, nesta segunda-feira, 6 de maio. Foi durante o cerimonial de batismo e comissionamento da locomotiva Taurus, projetada conjuntamente, e que recebeu o nome de "Europa". A locomotiva de aniversário vai operar em rotas pela Europa Central.

e/d: Wolfram Senger-Weiss e Christoph Grasl "batizaram" a locomotiva comemorativa, na Estação Central de Viena. Foto: Gebrüder Weiss/Jager.

Longa tradição no transporte ferroviário de mercadorias

"A Gebrüder Weiss foi uma das pioneiras do transporte ferroviário de mercadorias na Áustria há mais de 170 anos", explicou Wolfram Senger-Weiss. “Muito antes dos caminhões assumirem a maior parte do transporte de mercadorias, o transporte ferroviário fazia parte do nosso negócio principal”, enfatizou aos convidados presentes ao evento.

Começando com pequenos transportes entre Lindau e Munique em 1853, a Gebrüder Weiss expandiu continuamente os seus serviços de transporte ferroviário de mercadorias ao longo dos 170 anos seguintes. Um exemplo é a subsidiária GW Rail Cargo. Com sede em Maria Lanzendorf, perto de Viena, a empresa organiza transportes ferroviários em toda a Europa para empresas internacionais. Todos os anos, até 1,5 milhões de toneladas de mercadorias são transportadas em cerca de 1.000 comboios-bloco para destinatários na Europa Central. Os produtos incluem óleo mineral, produtos químicos, gases, produtos agrícolas e aço.

Orange Combi Cargo: uma história de parceria de sucesso

Um marco na parceria com o Rail Cargo Group é o Orange Combi Cargo (OCC), um trem bloco que circula diariamente há 16 anos entre Viena, Wels, Hall iT e Bludenz. Fornece uma solução de transporte estável e amiga do ambiente dentro da Áustria, transportando alimentos e bebidas, produtos de drogarias e materiais de construção, entre outros. Substitui aproximadamente 60 viagens de caminhão por dia, evitando cerca de 9 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

"A Orange Combi Cargo é um excelente exemplo da nossa cooperação. Graças ao OCC, transferimos mais de 240.000 viagens de camião da estrada para o comboio desde 2008", resume Christoph Grasl, membro do conselho de administração do ÖBB Rail Cargo Group. “Cada tonelada que transportamos por trem com a Gebrüder Weiss, beneficiamos o meio ambiente.”

Trabalhar em conjunto para um transporte de mercadorias respeitador do clima

Uma parte significativa do transporte ferroviário consiste em tráfego de trânsito, especialmente entre portos ocidentais como Rotterdam e Hamburgo, por um lado, e os portos do Adriático, por outro. Redes estáveis ​​e parcerias como a do Rail Cargo Group são essenciais para a Gebrüder Weiss transferir operações para o transporte ferroviário.

Rail Cargo Group: a divisão de transporte de carga da ÖBB - Como fornecedor líder de logística ferroviária na Europa, moldamos a indústria. 365 dias por ano – 24 horas por dia. Em toda a Europa e na Ásia. Com presença em 18 países, a empresa conecta pessoas, empresas e mercados – do primeiro ao último quilômetro. É graças aos nossos 5.912 profissionais de logística que 419.000 trens por ano, respectivamente 1.150 por dia, chegam sãos e salvos aos seus destinos. Com os nossos serviços logísticos eficientes de ponta a ponta, transportamos mais de 78 milhões de toneladas líquidas de carga todos os anos. A gestão operacional do Rail Cargo Group cabe à Rail Cargo Austria AG.

A Gebrüder Weiss Holding AG, com sede em Lauterach, Áustria, é uma fornecedora de serviços logísticos completos com operação global, com cerca de 8.600 funcionários em 180 instalações próprias.  A empresa gerou receitas de 2,47 bilhões de euros em 2023. O seu portfólio abrange soluções de transporte e logística, serviços digitais e gestão da cadeia de abastecimento. Os pontos fortes duplos da competência digital e física permitem à Gebrüder Weiss responder de forma rápida e flexível às necessidades dos clientes. A organização familiar – com uma história que remonta a mais de meio milénio – implementou uma ampla variedade de iniciativas ambientais, económicas e sociais. Hoje, também é considerada pioneira em práticas empresariais sustentáveis. Clique aqui e saiba mais sobre a Gebrüder Weiss.

Gebrüder Weiss

PORSCHE PENSKE MOTORSPORT ANUNCIA A EQUIPE DE PILOTOS PARA AS 24 HORAS DE LE MANS


A Porsche Penske Motorsport finalizou a montagem da sua equipe de pilotos para as 24 Horas de Le Mans deste ano. O francês Mathieu Jaminet dividirá o volante do terceiro carro Porsche 963 com seus colegas pilotos de fábrica, Felipe Nasr do Brasil e Nick Tandy da Grã-Bretanha. Este mesmo trio comandou o veículo de número 75 no ano passado e em algumas ocasiões liderou a clássica corrida de longa distância em seu centésimo aniversário. Os outros dois carros são conduzidos pela equipe regular do Campeonato Mundial de Resistência da FIA (WEC), com o americano Dane Cameron de prontidão como piloto reserva.

Jaminet, Nasr e Tandy estão bem familiarizados com o Porsche 963. Todos os três pilotos de fábrica fazem parte da equipe permanente da Porsche Penske Motorsport no Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar desde o início de 2023. Enquanto Tandy e Jaminet comemoraram duas vitórias no ano passado e lutaram pelo título até o final em Road Atlanta, Nasr fez parte do quarteto vencedor na abertura da temporada das 24 Horas de Daytona deste ano. Esta combinação de França, Brasil e Grã-Bretanha demonstrou sua habilidade juntos em Le Mans em junho de 2023. O carro No. 75, adornado com a decoração de aniversário em homenagem ao 75º aniversário da marca Porsche, liderou a corrida duas vezes por um total de quase 70 quilômetros.

Le Mans 2023: Mathieu Jaminet, Nick Tandy e Felipe Nasr.

"Ao inscrever o terceiro carro em Le Mans, queremos maximizar nossas chances de alcançar a possível 20ª vitória geral para a Porsche. Isso também significa que contamos com pilotos experientes e rápidos", explica Thomas Laudenbach, Vice-Presidente da Porsche Motorsport. "Nos últimos meses, Mathieu, Felipe e Nick impressionaram consistentemente com performances poderosas na série IMSA da América do Norte. Os três são uma aposta segura no Porsche 963. Estou certo de que estamos perfeitamente preparados para o destaque de junho. Queremos vencer - não pode haver outro objetivo para a Porsche!"

"Após anunciar a entrada de um terceiro carro em Le Mans, ainda tínhamos duas vagas de pilotos disponíveis. A decisão não foi fácil para nós, dada nossa equipe muito forte e igualmente habilidosa", afirma Urs Kuratle. O Diretor do programa de Motorsport de Fábrica LMDh acrescenta: "Um dos fatores decisivos foi ter experiência em Le Mans. Nick Tandy competiu lá onze vezes e venceu com a Porsche em 2015. Felipe Nasr tem quatro corridas em Sarthe em seu currículo. Além disso, o trio nos impressionou com voltas rápidas e grande trabalho em equipe durante sua campanha conjunta em Le Mans em 2023."

"Estou muito animado em voltar a Le Mans no carro número 4", comenta Felipe Nasr. "Vencer esta corrida ainda é um sonho de infância. Desde que me juntei à Porsche Penske Motorsport, estamos trabalhando para este objetivo todos os dias. Damos um grande passo à frente este ano otimizando nosso 963 e espero que possamos lutar pela vitória geral. O nível de preparação nos bastidores é enorme. É fantástico compartilhar o carro novamente com Nick e Mathieu. A competição é forte. É um ótimo momento para o nosso esporte em geral, com tantos fabricantes e equipes altamente profissionais competindo. Será uma experiência única para os fãs testemunharem a maior corrida de resistência do mundo."

Carros Porsche que disputarão as 24 Horas de Le Mans

Hypercar class (Porsche 963):

Porsche Penske Motorsport #4: Mathieu Jaminet (F) / Felipe Nasr (BR) / Nick Tandy (UK)

Porsche Penske Motorsport #5: Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DK) / Frédéric Makowiecki (F)

Porsche Penske Motorsport #6: Kévin Estre (F) / André Lotterer (D) / Laurens Vanthoor (B)

Hertz Team Jota #12: Will Stevens (UK) / Norman Nato (F) / Callum Ilott (UK)

Hertz Team Jota #38: Oliver Rasmussen (DK) / Phil Hanson (UK) / Jenson Button (UK)

Proton Competition #99: Neel Jani (CH) / Harry Tincknell (UK) / Julien Andlauer (F)

LMGT3 class (Porsche 911 GT3 R):

Manthey EMA #91: Yasser Shahin (AUS) / Morris Schuring (NL) / Richard Lietz (A)

Manthey Pure Rxcing #92: Alex Malykhin (UK) / Joel Sturm (D) / Klaus Bachler (A)

Porsche Brasil

ABEIFA: VENDAS DAS ASSOCIADAS CRESCE 8,4% EM ABRIL.

Porsche Macan Turbo

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 9.172 unidades, das quais 9.037 importadas e 135 veículos de produção nacional, anotaram em abril aumento em suas vendas de 8,4% ante março, quando foram comercializadas 8.463 unidades. Comparado a abril do ano passado,  o aumento é de 326,4%: 9.172 unidades contra 2.151 veículos.

Na importação, as 9.037 unidades vendidas significaram aumento de 8,5% ante as 8.332 unidades de março último e alta de 346,3% ante abril de 2023; enquanto na produção nacional – com 135 unidades –alta de vendas foi de 3,1% ante março último e também 7,1% ante abril de 2023.

No acumulado do primeiro quadrimestre, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa soma 30.062 unidades, 234,1% mais em relação aos primeiros quatro meses de 2023, quando foram emplacadas 8.997 unidades.

Destaque especial novamente para ao dados de emplacamento de veículos eletrificados no quadrimestre: os 26.979 veículos eletrificados emplacados  representam 90% do total de 30.062 unidades emplacadas pelas associadas Abeifa, o que correspondem a 52,6% de todos os veículos eletrificados emplacados no país no período.

Participações

Em abril último, com 9.172 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 4,4% do mercado total de autos e comerciais leves (208.078 unidades). Se consideradas somente as 9.037 unidades importadas, as associadas à entidade responderam por apenas 4,34% do mercado interno brasileiro, enquanto as unidades nacionais, com 135 veículos, significaram marketshare de 0,06%.

As 30.062 unidades emplacadas no primeiro quadrimestre representam marketshare de 4,35% do total de 691.385 unidades do mercado interno brasileiro.

Números da Abeifa em abril

> Emplacamento por marcas

> Emplacamento por modelos importados

> Emplacamento por modelos de produção nacional

> Emplacamento dos veículos eletrificados

Abeifa
Textofinal de Comunicação Integrada

GENERAL MOTORS ABRE CAMPO DE PROVAS PARA EXERCÍCIOS DE RESGATE DO CORPO DE BOMBEIROS

Socorristas da região de Campinas puderam realizar no CPCA atividades práticas de salvamento, aprender sobre carros elétricos e conhecer recursos do OnStar.

A General Motors abriu as portas do seu Campo de Provas para um treinamento prático de salvamento veicular com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP).

Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros (7º GB) de Campinas, os militares tiveram à disposição veículos originais para praticar variadas técnicas de resgate, inclusive aquelas em que a carroceria precisa ser cortada para o acesso à vítima. Ao todo, nove modelos da Chevrolet foram dispostos simulando tipos de acidentes graves, como capotamento, tombamento e até veículos sobrepostos.

“É um grande privilégio realizar esses treinamentos com modelos de carros atuais e equipados com todas as peças, como os que rodam pelas vias locais. Isso é fundamental para aprimorarmos nossas técnicas de salvamento”, comenta o Capitão Mario Nascimento.

Os bombeiros também tiveram a oportunidade de conhecer as funções e utilidades do OnStar, serviço exclusivo da GM que, através de uma central de atendimento, é capaz de acionar as equipes de resgate em casos de acidente, mesmo que a pessoa esteja desacordada dentro do veículo. Isso é possível pois o carro conectado usa a internet para enviar um alerta com sua localização exata quando os airbags são deflagrados, por exemplo. 

“Demonstramos com exemplos práticos como o sistema de telemática avançado da GM é capaz de salvar vidas. Acidentes no qual o ocupante não consegue sair do veículo e está em lugar remoto, temos até a possibilidade de colocar as equipes de socorro em contato com a vítima pelo sistema do carro, auxiliando nas buscas e encurtando o tempo de resgate”, comenta Fernando Tabone, líder de serviços de emergência do OnStar.

A GM, é a empresa com a maior frota de veículos conectados ativos no Brasil, com mais de 500 mil veículos. Número que só cresce, já que aproximadamente 90% dos carros novos da Chevrolet saem de fábrica com o sistema OnStar de série.

Um dos pontos altos do treinamento no Campo de Provas foi o módulo sobre veículos elétricos, ministrado pelo time de Segurança Veicular da GM. Os especialistas apresentaram as particularidades estruturais e conceituais dessa categoria de automóvel, assim como os mecanismos de proteção. Por conta dessas diferenças, o procedimento de resgate envolvendo EVs tem algumas especificidades.

Foram sanadas muitas dúvidas dos socorristas através de demonstrações no próprio veículo elétrico, questões especialmente sobre o risco de choque e o comportamento das baterias em casos de acidente. Importante salientar que os EVs têm mecanismos de segurança e proteção que cortam automaticamente a corrente de energia com a deflagração dos airbags, em caso de curto-circuito, ou alguma outra inconformidade.

“O risco de incêndio em um carro elétrico é muito menor que em um veículo com motor a combustão interna, devido aos seus sistemas terem menor complexidade construtiva. Como o EV representa uma nova tecnologia, o assunto ainda gera muita curiosidade e cria-se mitos. Capacitar os times de socorristas neste aspecto é fundamental para expandir o conhecimento da tecnologia e tornar o trato dessas potenciais ocorrências mais efetivas, já que a frota de elétricos avança rapidamente”, destaca Daniel Rishter, gerente de Engenharia da General Motors.

Os Bombeiros Civis que atuam diariamente no CPCA puderam igualmente participar das simulações de resgate e extração juntamente com os instrutores especializados, aumentando a experiência e conhecendo novas técnicas de resgate.

Também conhecido pela sigla CPCA, o Campo de Provas da Cruz Alta fica em Indaiatuba-SP e é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul. Com uma área equivalente a 75% da cidade de São Caetano do Sul, o complexo da GM abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos e onde são percorridos aproximadamente 6 milhões de quilômetros em testes.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

Fotos: Renato Callegari/GM Divulgação

General Motors América do Sul

VOLKSWAGEN CAMINHÕES E ÔNIBUS EXPANDE ATENDIMENTO NA NICARÁGUA

A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de renovar e ampliar sua estrutura de atendimento na Nicarágua. A Cemcol, importadora oficial VWCO desde 2021, oferece aos frotistas mais uma solução para as atividades de compra e manutenção de seus veículos. As novas instalações contam com maior capacidade de atendimento simultâneo, aumentando a proximidade com o cliente e garantindo uma rápida e eficiente resposta às suas necessidades, tanto em assessoria como em serviços e peças de reposição.

Sediada na capital Manágua, a nova estrutura representa uma iniciativa importante para a estratégia de internacionalização da VWCO. "Buscamos oferecer mais ferramentas ao mercado, sempre com foco no atendimento dedicado e de alta qualidade, à altura dos padrões da marca. Acreditamos que, juntos, podemos oferecer melhores soluções de transporte para a região", comenta Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

A Cemcol também atua como representante da VWCO em Honduras, onde conta com duas concessionárias. Com grandes resultados atingidos, o importador agora investe para conquistar o mesmo sucesso na Nicarágua.

"Desde a venda da primeira unidade, a marca VWCO foi representada com seriedade e com o respeito que o cliente merece, por isso temos grandes expectativas nesta parceria com a Cemcol. Nossos veículos oferecem tecnologia, robustez, economia e inovação. Aliadas à tradição e ousadia da marca, temos potencial para levar o negócio de transporte para o próximo nível no país", explica Alberto Borges, supervisor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Volkswagen Caminhões e Ônibus

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PODE AJUDAR NA MELHORIA DA MOBILIDADE URBANA

Imagem: Divulgação Altair

Especialistas da FEI comentam como a Inteligência Artificial está revolucionando a forma como nos movemos pelas cidades

Com o aumento da urbanização e a crescente demanda por soluções eficientes de mobilidade, a integração da Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado fundamental para otimizar o transporte público, as vias para automóveis e até mesmo o planejamento urbano. Especialistas da FEI (Fundação Educacional Inaciana) destacam que a IA está revolucionando a forma como projetamos e construímos vias para automóveis, além da detecção de danos nas vias. Outras melhorias a serem consideradas são no gerenciamento de fluxo de automóveis e gerenciamento do transporte público.

"Utilizando ferramentas computacionais avançadas, como as empregadas no 7º Ciclo de Civil na FEI, é possível extrair relatórios detalhados que orientam a definição de critérios de segurança. Essa abordagem permite identificar potenciais pontos de risco, como áreas propensas à aquaplanagem, e intervir de forma proativa, garantindo a segurança dos usuários", destaca Fernando Ribeiro, professor de Engenharia Civil da FEI.

Além disso, a IA desempenha um papel crucial na detecção de danos nas vias e na otimização do transporte público em tempo real. "Streams de dados fornecem insights valiosos sobre o fluxo de mobilidade dos passageiros, permitindo que controladores de tráfego tomem decisões ágeis e precisas", destaca o Prof. Ribeiro.

A coordenadora de Ciência da Computação da FEI, professora Leila Bergamasco, ressalta o impacto da IA na melhoria do fluxo de veículos e no gerenciamento do transporte público. "Algoritmos inteligentes analisam dados em tempo real, ajustando semáforos e sugerindo rotas alternativas para reduzir congestionamentos e tempo de viagem", afirma. Projetos como o sistema de gerenciamento de tráfego da FEI demonstram como a IA pode ser aplicada com sucesso para tornar as cidades mais eficientes e sustentáveis.

Olhando para o futuro, ambos os professores concordam que a IA continuará a impulsionar avanços significativos na mobilidade urbana. "A acessibilidade é um dos principais desafios, e a IA pode desempenhar um papel fundamental na criação de cidades mais inclusivas e acessíveis para todos", sugere a Prof. Bergamasco. Além disso, novas tecnologias e projetos inovadores, como os mencionados pelos professores, prometem transformar ainda mais a forma como nos deslocamos nas cidades do futuro. Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, a colaboração entre especialistas em engenharia civil, ciência da computação e outras áreas é essencial para aproveitar todo o potencial da IA na melhoria da mobilidade urbana.

FEI

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.

FEI
CDI Comunicação

REINVENTANDO O TURISMO: COMO A DIFERENCIAÇÃO E PERSONALIZAÇÃO PODEM TRANSFORMAR NEGÓCIOS.

No vasto e competitivo mercado do turismo, destacar-se não é apenas uma vantagem, é uma necessidade.

"Em um mundo onde os consumidores são bombardeados, diariamente, com inúmeras opções, criar uma experiência única e um posicionamento claro pode ser o diferencial que não só atrai, mas também retém clientes". Essa é uma das premissas que destaca Joana Guterres (foto) – especialista em Marketing Estratégico. Para a sócia fundadora da empresa JG Marketing Estratégico algumas estratégias de marketing de diferenciação são fundamentais e têm o poder de ajudar empresas de turismo a se destacarem eficazmente da concorrência. 

Ela cita, pelo menos, cinco estratégias de Marketing de Diferenciação:

Foco na Experiência Personalizada

A personalização é a chave para capturar o coração e a mente dos viajantes modernos. Em vez de oferecer pacotes genéricos, as empresas de turismo devem se esforçar para entender as preferências e interesses específicos de diferentes "tribos" de clientes. Essa abordagem não só enriquece a experiência do cliente, mas também fortalece o valor percebido de sua oferta.

Construindo uma Identidade Forte

Uma identidade de marca forte e clara é crucial. Isso envolve ter uma missão bem definida, uma visão inspiradora e valores que ressoem tanto internamente quanto externamente. Esses elementos devem ser claramente comunicados em todos canais de comunicação e refletidos em cada interação com o cliente.

Utilização de Tecnologia para Inovação

O uso inovador da tecnologia pode também servir como um forte diferencial. Implementar realidade virtual para pré-visualizações de destinos ou usar inteligência artificial para personalizar itinerários pode oferecer aos clientes uma prévia tentadora de suas viagens e melhorar a eficiência do serviço.

Autenticidade nas Ações

A autenticidade nunca sai de moda, especialmente no turismo, onde a experiência genuína é altamente valorizada. Ações que demonstram autenticidade, como garantir que as experiências culturais sejam respeitosas e representativas das comunidades locais, podem diferenciar sua empresa no mercado.

Marketing Narrativo

Use o poder das histórias para conectar em um nível emocional. Marketing narrativo envolve contar as histórias por trás de seus destinos, suas experiências únicas ou até mesmo seus funcionários. Isso pode ajudar a criar uma conexão emocional mais profunda com os potenciais viajantes.

Nesse cenário, implementar essas estratégias de diferenciação não apenas pode ajudar empresas de turismo a se destacar, mas pode também aumentar significativamente a lealdade do cliente e a satisfação geral.

Em última análise - sintetiza Joana - que a diferenciação no turismo não é apenas sobre ser diferente, é sobre ser melhor de uma maneira que realmente importa para seus clientes e para o mundo.

*Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com.

domingo, 5 de maio de 2024

VOLKSWAGEN T-CROSS E POLO SÃO O SUV E O CARRO MAIS VENDIDOS DO BRASIL

VW T-Cross

A Volkswagen do Brasil lidera as vendas dos principais segmentos de mercado (SUVs e hatches), além de ter o Polo como o carro mais vendido do País, considerando todos os segmentos. O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com 19.083 unidades em 2024 (jan-abr), sendo 6.224 só em abril. A marca também é líder no segmento de SUVs no Brasil, com toda a sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 40.215 emplacamentos neste ano (jan-abr). O segmento de SUVs é o principal do mercado nacional, representando 36,4% das vendas de veículos 0km no Brasil.

O hatch Volkswagen Polo segue como o carro mais vendido do Brasil em 2024, considerando todos os segmentos de mercado. Em 2024 (jan-abr), já são 39.697 unidades comercializadas, sendo 12.434 apenas em abril. A picape Volkswagen Saveiro é Top 10 no ranking de abril, com 5.373 unidades vendidas no mês e 17.738 no acumulado deste ano (jan-abr).

A Volkswagen também é a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, com um total de 110.276 carros já emplacados em 2024 (jan-abr). Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 29.045 unidades a mais. Consolidada na vice-liderança de mercado, a Volkswagen conta com 15,9% de market share (jan-abr), o que representa um crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

"A Volkswagen do Brasil segue como a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, aumentando sua presença nos corações e nas garagens dos brasileiros. Nossa estratégia vai além de ter o portfólio de produtos mais completo do mercado, com veículos que se destacam pela alta tecnologia, inovação, segurança e design. Fazemos questão de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, que estão no foco de todas as nossas ações e decisões. Atendimento encantador, agilidade e clareza no serviço, concessionárias confortáveis, sensação de estar em casa e abraçado pela marca, facilidade de contato e digitalização para tornar a experiência fluida são fundamentais para que nossos clientes se sintam prestigiados por escolherem a Volkswagen como sua marca", afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

"Os resultados consagram a Volkswagen do Brasil como a preferida dos brasileiros nos segmentos mais estratégicos e como a marca que mais cresce em volume de vendas no País, com 110.276 carros já emplacados em 2024. Para se ter um comparativo, só o crescimento da Volkswagen do Brasil neste ano, com mais de 29.000 carros adicionais em relação ao mesmo período de 2023 (jan-abr), corresponde a praticamente o volume total de emplacamento dos novos players chineses no mercado brasileiro", afirma o diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, Fernando Silva.

VW oferece a linha de SUVs mais completa

A Volkswagen do Brasil oferece a linha mais completa de SUVs do mercado brasileiro, com pacotes exclusivos em diferentes segmentos: compacto, médio e grande. Com a volta do Tiguan Allspace R-Line em 2023, a família SUVW cresceu. Agora, o portfólio SUVW conta com T-Cross (foto abaixo), Nivus, Taos e Tiguan, além do 100% elétrico ID.4 (oferecido exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive).

Volkswagen Polo

Mais moderno, tecnológico e equipado, o carro mais vendido do Brasil atende vários tipos de consumidores com sua gama extensa de versões, que inclui Polo Track, TSI, Comfortline, Highline e o esportivo Polo GTS.


O mais novo integrante do line-up é o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento de agronegócios, traz suspensão elevada dianteira e traseira, e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios.

Com 22 anos de estrada, o Novo Polo trouxe modernidade ao segmento dos hatches. Tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades.

Nova Saveiro

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.

 Volkswagen do Brasil

DISTRITO FEDERAL RECEBERÁ O SEU PRIMEIRO BOAT SHOW EM AGOSTO

Grupo Náutica confirmou, durante o Rio Boat Show, que Brasília será sede do primeiro Brasília Boat Show, de 14 a 18 de agosto. Os boat shows brasileiros são as maiores referências náuticas da América Latina e responsáveis por gerar mais de 70% dos negócios ao setor no Brasil.

Hora mágica no lago Paranoá e Ponte JK em Brasília - Foto: Gisele Pasquali/Wikimedia Commons.

Com a expertise na realização de mais de 50 salões náuticos, por onde já passaram mais de 2 milhões de visitantes, a Boat Show Eventos anunciou na noite de quinta-feira (2), durante o Rio Boat Show, a realização, no mês de agosto, do primeiro Brasília Boat Show. Com objetivo de proporcionar oportunidades inéditas e gerar novos negócios, e com isso impulsionar ainda mais o mercado náutico na região central do país, de 14 a 18 de agosto, os olhares da náutica estarão voltados para o Lago Paranoá.

Quinto estado em número de embarcações registradas, com mais de 42,8 mil, segundo dados da Acobar e Marinha do Brasil, e com grande potencial de navegação com o maior lago artificial urbano da América Latina, Brasília acaba de ingressar no calendário da Boat Show Eventos, maior realizadora de eventos do setor na América Latina e responsável por 70% dos negócios gerados no segmento no Brasil.

O evento no Distrito Federal, a exemplo dos demais boat shows brasileiros, apresentará uma vitrine de produtos e serviços do mundo das águas, incluindo lançamentos nacionais e internacionais, além de atrações para toda a família. Para a realização do evento em Brasília, a Boat Show Eventos firmou parceria com a F2 Entretenimentos, empresa com mais de 20 anos de história na realização de grandes eventos.

"Com 80 quilômetros, o Lago Paranoá é um cartão postal brasileiro e excelente para navegação o ano todo, sem falar dos rios e outras vias navegáveis que embelezam o Distrito Federal e seu entorno. O Brasília Boat Show chega para estimular a náutica na região central do país, em todo o Centro-oeste, um setor que tem grande potencial de crescimento. Além de promover a indústria náutica,  que gerou mais de 150 mil empregos no ano passado no país, traremos atrações para os mais variados estilos, desde pequenas embarcações e jets, passando por lanchas a modelos de maior  porte.",  conta o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

"Estamos muito otimistas e confiantes de que o Brasília Boat Show será um grande sucesso, tendo em vista a vibrante atividade no Lago Paranoá, que pulsa com vida todos os dias da semana. Observa-se uma constante movimentação de embarcações de diversos tamanhos, o que evidencia o potencial do evento. A parceria entre a F2 Entretenimento, uma empresa com mais de duas décadas de experiência, e a Boat Show Eventos promete colocar o Distrito Federal no mapa dos grandes eventos náuticos", afirmou o CEO da F2 Entretenimentos, Fernando Borges.

Além do Brasília Boat Show, o Grupo Náutica também anunciou a realização do Salvador Boat Show, que também terá a sua primeira edição neste ano, no mês de novembro, nos dias 6 a 10, "Nesta noite, trazemos a vocês novas oportunidades de gerar negócios e que refletirá no desenvolvimento do mercado náutico brasileiro. Convido a conhecerem as novidades que teremos no calendário náutico em 2024", disse a diretora do Grupo Náutica Thalita Vicentini ao anunciar os dois novos shows brasileiros.

Calendário náutico de boat shows 2024
- Rio Boat Show, de 27/04 a 05/05 no Rio de Janeiro/RJ
- Marina Itajaí Boat Show, de 04 a 07/07 em Itajaí/SC
= Brasília Boat Show, de 14 a 18/08 em Brasília/DF
- São Paulo Boat Show, de 19 a 24/09 em São Paulo/SP
- Salvador Boat Show, de 06 a 10/11 em Salvador/BA
- Foz Internacional Boat Show, de 28/11 a 01/12, em Foz do Iguaçu/PR

Boat Show Eventos
Grupo Náutica
Rotas Comunicação

COLLET E MINÌ VÃO PILOTAR PELA EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E NO TESTE DE NOVATOS

A Equipe Nissan de Fórmula E terá Caio Collet e Gabriele Minì no próximo Teste de Novatos, marcado para 13 de maio, segunda-feira, após a rodada dupla do E-Prix de Berlim.

Caio Collet experimentou pela primeira vez o carro Nissan e-4ORCE 04 de competição durante o treino livre do E-Prix de Misano, na Itália, em abril. O piloto brasileiro está trabalhando com a equipe desde o início da Temporada 10, ajudando na preparação para cada prova no simulador. Collet tem um excelente currículo como piloto júnior, tendo conquistado o título do Campeonato Francês de Fórmula 4 em 2018, depois de ter dominado a temporada. Em 2020, ele terminou como vice-campeão do disputadíssimo campeonato Fórmula Renault Eurocup, garantindo uma vaga no Campeonato de Fórmula 3 da FIA, em 2021. Nos três anos seguintes, ele se manteve à frente do pelotão, conquistando três vitórias e vários pódios, paralelamente à sua participação na Alpine Academy. Nesta temporada, junto com sua participação como piloto de simulador e reserva da Equipe Nissan de Fórmula E, o brasileiro Collet está participando da atual campanha do campeonato Indy NXT.

Gabriele Minì também venceu o Campeonato de Fórmula 3, sendo atualmente membro da Alpine Academy. Esta é a primeira vez que ele estará ao volante de um carro de Fórmula E. A vitória que ele conquistou na temporada 2020 do Campeonato Italiano de Fórmula 4 garantiu uma vaga no Campeonato de Fórmula Regional Europeia, no qual ele terminou como vice-campeão em 2022. Seu sucesso atraiu a atenção da Alpine Academy, que assinou contrato com ele às vésperas de sua estreia na Fórmula 3. Na temporada 2023, ele conquistou duas vitórias, incluindo na prestigiosa Monaco Feature Race. O piloto italiano ocupa atualmente a terceira posição no ranking da Fórmula 3 depois de duas rodadas, tendo pontuado em todas as corridas e conquistado um pódio em Melbourne.

"Estamos ansiosos para iniciar o Teste de Novatos com Caio e Gabriele, dois pilotos extremamente talentosos. Depois de participar da Sessão de Treino Livre 0 em Misano, vai ser importante para o brasileiro Caio continuar a se desenvolver no carro, permitindo que ele esteja a cada dia mais confortável. Em seu papel como piloto de simulador e reserva, é fundamental que ele acumule o máximo de experiência para contribuir da melhor forma possível com a equipe. Agora, ele terá uma boa oportunidade de ganhar confiança e acumular ainda mais tempo de pista. Este teste também nos dá a grande chance de apresentar o Gabriele à equipe. Ele é um piloto bastante promissor e é membro da Alpine Academy, então é muito bom contar com sinergias cruzadas na Aliança para oferecer estas oportunidades aos jovens pilotos. Para nós, é muito positivo trabalhar com pilotos jovens em ascensão como o Gabriele e o Caio, não apenas para contribuir para o desenvolvimento profissional deles, mas também para estabelecer uma conexão e assentar bases importantes para colaborações futuras", disse Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan Fórmula E.

"Pilotei o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez em Misano, então em Berlim quero usar essa experiência para desenvolver ainda mais minha técnica ao volante. Esse carro é bem diferente daquilo que já pilotei, por isso leva algum tempo para entender o que fazer e como tirar o melhor dele. Minha meta é aprender o máximo possível e ajudar a equipe a continuar crescendo. Ter mais tempo de pista também vai ser útil no meu trabalho no simulador, para aprimorar a simulação. Estou bem ansioso para estar mais uma vez com a equipe e dar o meu melhor", afirmou Caio Collet, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E.

"É muito bacana testar o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez no Teste de Novatos de Berlim. Vai ser uma grande chance de conhecer o carro e me desafiar em um tipo diferente de monoposto. Não vejo a hora de dar o meu melhor e aprender mais sobre esta categoria de competições. Aproveito para agradecer à Alpine e à Nissan pela confiança e por esta oportunidade incrível". destacou Gabriele Minì.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes. Clique aqui e saiba mais.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan do Brasil

ALLISON TRANSMISSION EXPANDE PARCERIA COM A SANY

A Allison Transmission fez parceria com a SANY, líder global e fabricante de equipamentos pesados para os mercados de mineração e construção, para incorporar a transmissão Allison 4970 Specialty Series™ (SP) ao guindaste todo-terreno STC5000 de 500 toneladas da SANY. Esses novos guindastes estarão em operação em áreas remotas da China, incluindo desertos e terrenos montanhosos.

"Nossos veículos fora de estrada exigem uma transmissão potente projetada para enfrentar o desafio de trafegar em terrenos difíceis", disse Du Jian, Diretor de P&D de Chassis de Guindaste da SANY. "Escolhemos a Allison 4970 SP devido à sua comprovada capacidade de aumentar a produtividade e a manobrabilidade do veículo." Além do guindaste SANY STC5000, a Allison também é fornecedora de soluções de propulsão para o modelo SAC600E de 60 toneladas da empresa.

"Allison e SANY continuam mantendo uma parceria de longa data principalmente em função do desempenho comprovado das soluções da empresa voltadas para toda a linha de produtos SANY", disse Kartik Ramanan, Diretor Executivo Global Off-Highway, Suporte ao Cliente e Engenharia de Serviços da Allison Transmission. O acordo com a SANY para o fornecimento da Allison 4970 SP para o guindaste STC5000 marca um novo padrão em nossa parceria e continuará impulsionando o crescimento da Allison no mercado fora-de-estrada fora da América do Norte."

As transmissões Allison Speciality Series garantem maior faixa de torque e maior capacidade de peso bruto para o veículo, itens necessários em ciclos de trabalho severos e condições adversas. Usando sua tecnologia patenteada de conversor de torque, as transmissões Allison multiplicam suavemente o pico de torque do motor quando o veículo se movimenta. Juntamente com a Continuous Power Technology™ para propulsão e controles eletrônicos avançados, garante o fornecimento ininterrupto de potência durante as trocas de marchas e oferece melhor dirigibilidade, confiabilidade e controle do motorista.

> Clique aqui e saiba mais sobre as transmissões Allison Specialty Series.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo. Para maiores informações, clique aqui.

Allison Transmission
Press Consultoria

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO NA BACIA DE CAMPOS É DESTAQUE NA OTC 2024

Petrobras receberá o prêmio Distinguished Achievement Award 2024, pela contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos, que representa o maior projeto de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo.

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

Os avanços da Petrobras na jornada de revitalização do campo de Marlim, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, com tecnologias de ponta para campos maduros offshore, e que reduziu em 55% as emissões de gases de efeito estufa, serão temas centrais dos debates da Offshore Technology Conference (OTC), que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em Houston (EUA). Neste domingo (5), a Petrobras recebe o prêmio Distinguished Achievement Award 2024, pela contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos, que representa o maior projeto de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo.

A companhia estará presente em vários painéis do mais importante evento mundial da indústria de petróleo e gás. O presidente Jean Paul Prates fará uma apresentação sobre transição energética, no dia 06/05 (segunda-feira). Executivos e técnicos da companhia também vão falar sobre os investimentos e o desenvolvimento de tecnologias e soluções no processo de descarbonização, e engajamento com a cadeia de fornecedores.

Em uma agenda paralela à conferência, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, participa de um café da manhã promovido pela Brazil Texas Chamber of Commerce (BRATECC), para falar de inovação na indústria de óleo e gás.

Alguns destaques da participação da Petrobras na programação da OTC 2024 

Segunda-feira (6)
> 9h30 – 12h - Marlim and Campos Basin Revitalization: A Real Scale Lab for Deepwater Mature Oilfield Technologies (Technical Session)
> 11h30 às 12h30 - Petrobras in the Energy Transition: Producing Low Carbon Oil and Preparing for the Future (Executive Dialogue) com apresentação do presidente da Petrobras Jean Paul Terra Prates
> 12h30 às 13h30 - Marlim and Campos Basin Offshore Asset Revitalization and Life Extension: Increasing Recovery and Environmental Resilience (Keynote Speaker Series) com apresentação do Gerente Executivo de Águas Profundas Paulo Marinho e Gerente Executiva de Projetos de Desenvolvimento da Produção Mariana Cavasin
> 14h – 17h - Brazil as the World High Spot of Clean and Decarbonized Energy Matrix (Around the World) com participação da Gerente Executiva do Cenpes Maiza Goulart 

Quarta-feira (8)
> 7h às 10h30: Brazil Energy Breakfast (BRATECC) com participação do diretor Engenharia, Tecnologia e Inovação Carlos Travassos (programação paralela a OTC)
> 12h30 – 13h30 - Broken Supply Chains: The Quest to Implement the World's Largest Deepwater Production Development Portfolio (Keynote Speaker Series) com participação do diretor Carlos Travassos 

Quinta-feira (9)
> 9h30 – 12h - Offshore Carbon Storage: Off and Running! (Panel Session) com participação do Gerente Geral de PD&I em Transição Energética e Sustentabilidade Jaime Turazzi

A programação completa da Offshore Technology Conference (OTC) 2024 está disponível no site do evento: 2024 Technical Program - OTC 2024.

Agência Petrobras

sábado, 4 de maio de 2024

COM ATITUDE SUV DE SÉRIE, NOVO CITROËN C3 ENTREGA ROBUSTEZ EM TODAS AS VERSÕES

Não é preciso versão especial para que o Novo Citroën C3 tenha Atitude SUV: ela é de série em todos os modelos, para atender a todos os consumidores que buscam conforto e versatilidade em diferentes tipos de pisos e ambientes. Seus balanços curtos e para-choque especialmente projetados para somar robustez e estilo eliminam a necessidade de se levantar a suspensão para melhorar suas virtudes. Todo Novo C3 sai da fábrica com 23º de ângulo de entrada, 39º de ângulo de saída e 18 cm de distância mínima para o solo.

Com o Novo C3 o consumidor não precisa abrir mão de rádio e volante multifuncional para poder trafegar por fazendas e estradas de terra batida com muita robustez. O Novo C3 oferece diferentes pacotes de acabamento e motorização em cinco versões, com opção de motor 1.0 ou 1.6 e câmbio manual ou automático.

O exclusivo sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas dispõe de Android Auto e Apple Carplay sem fio para que o cliente possa acompanhar todas as últimas notícias do agronegócio ou utilizar diferentes aplicativos sem a necessidade de cabos. E quem quiser incrementar seu Novo C3 tem uma gama com mais de 50 acessórios originais Mopar que incluem sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por indução, protetor de cárter e tapetes PVC para cabine e porta-malas.

Durante seu desenvolvimento, o time de desenvolvimento da Stellantis rodou mais de um milhão de quilômetros por toda a região, assegurando uma robustez que poderia estar até no nome do Novo C3. E o melhor de tudo é que a acessibilidade única da Citroën faz com que todo tipo de cliente possa adquiri-lo com os preços mais competitivos do segmento.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

Citroën
Stellantis

BORGWARNER FORNECE SISTEMA ELÉTRICO DE VETORIZAÇÃO E DESCONEXÃO DE TORQUE PARA OS SUVS BEV DA POLESTAR

A BorgWarner é a pioneira com seu sistema elétrico de vetorização e desconexão de torque - eTVD - para veículos elétricos a bateria (BEVs), com lançamentos para a Polestar e uma importante montadora europeia. 

O eTVD faz parte do portfólio de soluções do sistema elétrico de gerenciamento de torque (eTMS) da BorgWarner, que é projetado para controlar de forma inteligente o torque das rodas para aumentar a estabilidade, fornecer desempenho dinâmico superior e melhorar a tração durante a partida e a aceleração. O eTVD está atualmente em produção para SUV Polestar 3, e a produção para uma grande montadora europeia ocorrerá ainda este ano.

“Nossos novos sistemas de gerenciamento de torque para veículos elétricos demonstram nossa experiência multidisciplinar, capacidades de integração de sistemas e o trabalho excepcional de nossa equipe BorgWarner”, disse Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente e gerente geral da BorgWarner Drivetrain and Battery Systems. “Com a transição do mercado para mais módulos e veículos definidos por software, é fundamental ter sistemas sofisticados em funcionamento, como o nosso eTVD, que possam calcular, prever e controlar com precisão e rapidez o comportamento do veículo numa vasta gama de situações. Recebemos excepcional feedback positivo dos clientes em relação às suas experiências de test drive e esperamos atender às novas necessidades do mercado com nosso software, controles e experiência em calibração.

O eTVD de alto desempenho oferece um sistema 3 em 1, substituindo o diferencial e apresentando vetorização de torque e função de desconexão sob demanda. Em contraste com os sistemas baseados em freios, a vetorização de torque evita intervenções desnecessárias nos freios, reduzindo assim a aspereza e a vibração. Isto também leva a menos desgaste dos freios e pneus, com o benefício adicional de menores emissões de partículas.

Os sistemas eTVD da BorgWarner oferecem software e controles de alto nível que podem ser personalizados pelas montadoras para se alinharem às necessidades de sua própria plataforma e às características específicas da marca.

O peso maior dos BEVs pode reduzir a agilidade, mas os sistemas eTVD da BorgWarner permitem uma sensação muito mais leve do veículo, ao mesmo tempo que aumentam a segurança geral. O design inteligente e o software intuitivo minimizam o risco de características de condução indesejadas e permitem uma tração superior, independentemente da estrada e das condições meteorológicas. A resposta do torque é instantânea em cenários desafiadores e exigentes, garantindo viagens suaves e seguras.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

FORD FUND PASSA A SE CHAMAR FORD PHILANTROPY

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, anunciou a mudança do nome da instituição para “Ford Philanthropy”. Essa evolução reflete o legado de 75 anos da Ford atuando nas comunidades onde a empresa está presente em todo o mundo. 

Desde 1949, a Ford Philanthropy já doou US$ 2,3 bilhões em contribuições filantrópicas, juntamente com a Ford, e permanece inabalável no seu compromisso de investir em soluções para atender as necessidades específicas das comunidades.

A reformulação estratégica da marca traz não só uma perspectiva nova e moderna, mas também sublinha a missão duradoura da Ford de tornar o mundo um lugar melhor. Apesar da mudança de identidade, os parceiros comunitários da Ford Philanthropy, o modelo de financiamento, a rede de centros comunitários e o foco nas prioridades – usar a experiência da Ford em mobilidade para expandir o acesso a serviços essenciais e à educação para o futuro do trabalho e o empreendedorismo – continuam os mesmos.

“Retribuir faz parte da história e dos valores da Ford desde o início”, diz Mary Culler, presidente da Ford Philanthropy. “A reformulação da marca honra a nossa rica história e reflete melhor a nossa missão principal, de atuar em parceria com as comunidades para ajudar as pessoas a evoluir e crescer. Seja fornecendo alimentos para famílias, ajudando os vizinhos na reconstrução depois de um desastre ou ampliando o acesso a carreiras em mobilidade, na Ford Philanthropy temos paixão de trabalhar com nossos parceiros locais e empregados voluntários para ajudar a construir o progresso e a equidade nas comunidades da Ford ao redor do mundo.”

Junto com a reformulação da marca, a Ford Philanthropy também divulgou o seu Relatório de Impacto anual de 2023, que entre outros destaques inclui as seguintes ações:
• US$ 73,7 milhões doados em contribuições filantrópicas pela Ford e a Ford Philanthropy;
• O apoio direto a 3,5 milhões de pessoas através de parcerias e programas;
• A realização de trabalhos em parceria com 470 organizações sem fins lucrativos e comunitárias;
• 55.000 horas de trabalho voluntário prestadas por empregados da Ford em 31 países.

A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Clique aqui para mais informações sobre o trabalho da Ford Philanthropy ou junte-se à entidade em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.

Ford Motor Company