domingo, 5 de maio de 2024

VOLKSWAGEN T-CROSS E POLO SÃO O SUV E O CARRO MAIS VENDIDOS DO BRASIL

VW T-Cross

A Volkswagen do Brasil lidera as vendas dos principais segmentos de mercado (SUVs e hatches), além de ter o Polo como o carro mais vendido do País, considerando todos os segmentos. O T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil, com 19.083 unidades em 2024 (jan-abr), sendo 6.224 só em abril. A marca também é líder no segmento de SUVs no Brasil, com toda a sua família SUVW, formada por T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 40.215 emplacamentos neste ano (jan-abr). O segmento de SUVs é o principal do mercado nacional, representando 36,4% das vendas de veículos 0km no Brasil.

O hatch Volkswagen Polo segue como o carro mais vendido do Brasil em 2024, considerando todos os segmentos de mercado. Em 2024 (jan-abr), já são 39.697 unidades comercializadas, sendo 12.434 apenas em abril. A picape Volkswagen Saveiro é Top 10 no ranking de abril, com 5.373 unidades vendidas no mês e 17.738 no acumulado deste ano (jan-abr).

A Volkswagen também é a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, com um total de 110.276 carros já emplacados em 2024 (jan-abr). Em relação ao mesmo período do ano passado, foram 29.045 unidades a mais. Consolidada na vice-liderança de mercado, a Volkswagen conta com 15,9% de market share (jan-abr), o que representa um crescimento de 2,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

"A Volkswagen do Brasil segue como a marca que mais cresce em volume de vendas no Brasil, aumentando sua presença nos corações e nas garagens dos brasileiros. Nossa estratégia vai além de ter o portfólio de produtos mais completo do mercado, com veículos que se destacam pela alta tecnologia, inovação, segurança e design. Fazemos questão de oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, que estão no foco de todas as nossas ações e decisões. Atendimento encantador, agilidade e clareza no serviço, concessionárias confortáveis, sensação de estar em casa e abraçado pela marca, facilidade de contato e digitalização para tornar a experiência fluida são fundamentais para que nossos clientes se sintam prestigiados por escolherem a Volkswagen como sua marca", afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil.

"Os resultados consagram a Volkswagen do Brasil como a preferida dos brasileiros nos segmentos mais estratégicos e como a marca que mais cresce em volume de vendas no País, com 110.276 carros já emplacados em 2024. Para se ter um comparativo, só o crescimento da Volkswagen do Brasil neste ano, com mais de 29.000 carros adicionais em relação ao mesmo período de 2023 (jan-abr), corresponde a praticamente o volume total de emplacamento dos novos players chineses no mercado brasileiro", afirma o diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil, Fernando Silva.

VW oferece a linha de SUVs mais completa

A Volkswagen do Brasil oferece a linha mais completa de SUVs do mercado brasileiro, com pacotes exclusivos em diferentes segmentos: compacto, médio e grande. Com a volta do Tiguan Allspace R-Line em 2023, a família SUVW cresceu. Agora, o portfólio SUVW conta com T-Cross (foto abaixo), Nivus, Taos e Tiguan, além do 100% elétrico ID.4 (oferecido exclusivamente pelo programa de assinatura VW Sign&Drive).

Volkswagen Polo

Mais moderno, tecnológico e equipado, o carro mais vendido do Brasil atende vários tipos de consumidores com sua gama extensa de versões, que inclui Polo Track, TSI, Comfortline, Highline e o esportivo Polo GTS.


O mais novo integrante do line-up é o Polo Robust, voltado exclusivamente à venda direta. O modelo, desenvolvido e testado junto a clientes do segmento de agronegócios, traz suspensão elevada dianteira e traseira, e dispõe de dois kits exclusivos de acessórios.

Com 22 anos de estrada, o Novo Polo trouxe modernidade ao segmento dos hatches. Tem em seu DNA a tecnologia de um veículo construído sobre a plataforma MQB e reforça atributos como confiabilidade, conforto, tecnologia e segurança. A lista de equipamentos disponíveis é extensa e tem muitas exclusividades.

Nova Saveiro

Em sua edição 2024, a Saveiro trouxe novo design mais robusto e imponente para acompanhar também uma nova versão, a Extreme, herdada da sua irmã maior, a Amarok. Com duas novas cores, Cinza Oliver e Cinza Moonstone, e itens de série exclusivos no segmento, o modelo chegou à rede de concessionárias ao completar 41 anos de produção ininterrupta. A Saveiro é a picape com história mais longeva no mercado brasileiro e mais de 1,6 milhão de unidades vendidas.

 Volkswagen do Brasil

DISTRITO FEDERAL RECEBERÁ O SEU PRIMEIRO BOAT SHOW EM AGOSTO

Grupo Náutica confirmou, durante o Rio Boat Show, que Brasília será sede do primeiro Brasília Boat Show, de 14 a 18 de agosto. Os boat shows brasileiros são as maiores referências náuticas da América Latina e responsáveis por gerar mais de 70% dos negócios ao setor no Brasil.

Hora mágica no lago Paranoá e Ponte JK em Brasília - Foto: Gisele Pasquali/Wikimedia Commons.

Com a expertise na realização de mais de 50 salões náuticos, por onde já passaram mais de 2 milhões de visitantes, a Boat Show Eventos anunciou na noite de quinta-feira (2), durante o Rio Boat Show, a realização, no mês de agosto, do primeiro Brasília Boat Show. Com objetivo de proporcionar oportunidades inéditas e gerar novos negócios, e com isso impulsionar ainda mais o mercado náutico na região central do país, de 14 a 18 de agosto, os olhares da náutica estarão voltados para o Lago Paranoá.

Quinto estado em número de embarcações registradas, com mais de 42,8 mil, segundo dados da Acobar e Marinha do Brasil, e com grande potencial de navegação com o maior lago artificial urbano da América Latina, Brasília acaba de ingressar no calendário da Boat Show Eventos, maior realizadora de eventos do setor na América Latina e responsável por 70% dos negócios gerados no segmento no Brasil.

O evento no Distrito Federal, a exemplo dos demais boat shows brasileiros, apresentará uma vitrine de produtos e serviços do mundo das águas, incluindo lançamentos nacionais e internacionais, além de atrações para toda a família. Para a realização do evento em Brasília, a Boat Show Eventos firmou parceria com a F2 Entretenimentos, empresa com mais de 20 anos de história na realização de grandes eventos.

"Com 80 quilômetros, o Lago Paranoá é um cartão postal brasileiro e excelente para navegação o ano todo, sem falar dos rios e outras vias navegáveis que embelezam o Distrito Federal e seu entorno. O Brasília Boat Show chega para estimular a náutica na região central do país, em todo o Centro-oeste, um setor que tem grande potencial de crescimento. Além de promover a indústria náutica,  que gerou mais de 150 mil empregos no ano passado no país, traremos atrações para os mais variados estilos, desde pequenas embarcações e jets, passando por lanchas a modelos de maior  porte.",  conta o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik.

"Estamos muito otimistas e confiantes de que o Brasília Boat Show será um grande sucesso, tendo em vista a vibrante atividade no Lago Paranoá, que pulsa com vida todos os dias da semana. Observa-se uma constante movimentação de embarcações de diversos tamanhos, o que evidencia o potencial do evento. A parceria entre a F2 Entretenimento, uma empresa com mais de duas décadas de experiência, e a Boat Show Eventos promete colocar o Distrito Federal no mapa dos grandes eventos náuticos", afirmou o CEO da F2 Entretenimentos, Fernando Borges.

Além do Brasília Boat Show, o Grupo Náutica também anunciou a realização do Salvador Boat Show, que também terá a sua primeira edição neste ano, no mês de novembro, nos dias 6 a 10, "Nesta noite, trazemos a vocês novas oportunidades de gerar negócios e que refletirá no desenvolvimento do mercado náutico brasileiro. Convido a conhecerem as novidades que teremos no calendário náutico em 2024", disse a diretora do Grupo Náutica Thalita Vicentini ao anunciar os dois novos shows brasileiros.

Calendário náutico de boat shows 2024
- Rio Boat Show, de 27/04 a 05/05 no Rio de Janeiro/RJ
- Marina Itajaí Boat Show, de 04 a 07/07 em Itajaí/SC
= Brasília Boat Show, de 14 a 18/08 em Brasília/DF
- São Paulo Boat Show, de 19 a 24/09 em São Paulo/SP
- Salvador Boat Show, de 06 a 10/11 em Salvador/BA
- Foz Internacional Boat Show, de 28/11 a 01/12, em Foz do Iguaçu/PR

Boat Show Eventos
Grupo Náutica
Rotas Comunicação

COLLET E MINÌ VÃO PILOTAR PELA EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E NO TESTE DE NOVATOS

A Equipe Nissan de Fórmula E terá Caio Collet e Gabriele Minì no próximo Teste de Novatos, marcado para 13 de maio, segunda-feira, após a rodada dupla do E-Prix de Berlim.

Caio Collet experimentou pela primeira vez o carro Nissan e-4ORCE 04 de competição durante o treino livre do E-Prix de Misano, na Itália, em abril. O piloto brasileiro está trabalhando com a equipe desde o início da Temporada 10, ajudando na preparação para cada prova no simulador. Collet tem um excelente currículo como piloto júnior, tendo conquistado o título do Campeonato Francês de Fórmula 4 em 2018, depois de ter dominado a temporada. Em 2020, ele terminou como vice-campeão do disputadíssimo campeonato Fórmula Renault Eurocup, garantindo uma vaga no Campeonato de Fórmula 3 da FIA, em 2021. Nos três anos seguintes, ele se manteve à frente do pelotão, conquistando três vitórias e vários pódios, paralelamente à sua participação na Alpine Academy. Nesta temporada, junto com sua participação como piloto de simulador e reserva da Equipe Nissan de Fórmula E, o brasileiro Collet está participando da atual campanha do campeonato Indy NXT.

Gabriele Minì também venceu o Campeonato de Fórmula 3, sendo atualmente membro da Alpine Academy. Esta é a primeira vez que ele estará ao volante de um carro de Fórmula E. A vitória que ele conquistou na temporada 2020 do Campeonato Italiano de Fórmula 4 garantiu uma vaga no Campeonato de Fórmula Regional Europeia, no qual ele terminou como vice-campeão em 2022. Seu sucesso atraiu a atenção da Alpine Academy, que assinou contrato com ele às vésperas de sua estreia na Fórmula 3. Na temporada 2023, ele conquistou duas vitórias, incluindo na prestigiosa Monaco Feature Race. O piloto italiano ocupa atualmente a terceira posição no ranking da Fórmula 3 depois de duas rodadas, tendo pontuado em todas as corridas e conquistado um pódio em Melbourne.

"Estamos ansiosos para iniciar o Teste de Novatos com Caio e Gabriele, dois pilotos extremamente talentosos. Depois de participar da Sessão de Treino Livre 0 em Misano, vai ser importante para o brasileiro Caio continuar a se desenvolver no carro, permitindo que ele esteja a cada dia mais confortável. Em seu papel como piloto de simulador e reserva, é fundamental que ele acumule o máximo de experiência para contribuir da melhor forma possível com a equipe. Agora, ele terá uma boa oportunidade de ganhar confiança e acumular ainda mais tempo de pista. Este teste também nos dá a grande chance de apresentar o Gabriele à equipe. Ele é um piloto bastante promissor e é membro da Alpine Academy, então é muito bom contar com sinergias cruzadas na Aliança para oferecer estas oportunidades aos jovens pilotos. Para nós, é muito positivo trabalhar com pilotos jovens em ascensão como o Gabriele e o Caio, não apenas para contribuir para o desenvolvimento profissional deles, mas também para estabelecer uma conexão e assentar bases importantes para colaborações futuras", disse Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan Fórmula E.

"Pilotei o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez em Misano, então em Berlim quero usar essa experiência para desenvolver ainda mais minha técnica ao volante. Esse carro é bem diferente daquilo que já pilotei, por isso leva algum tempo para entender o que fazer e como tirar o melhor dele. Minha meta é aprender o máximo possível e ajudar a equipe a continuar crescendo. Ter mais tempo de pista também vai ser útil no meu trabalho no simulador, para aprimorar a simulação. Estou bem ansioso para estar mais uma vez com a equipe e dar o meu melhor", afirmou Caio Collet, piloto reserva e de simulador, Equipe Nissan de Fórmula E.

"É muito bacana testar o carro Nissan e-4ORCE 04 pela primeira vez no Teste de Novatos de Berlim. Vai ser uma grande chance de conhecer o carro e me desafiar em um tipo diferente de monoposto. Não vejo a hora de dar o meu melhor e aprender mais sobre esta categoria de competições. Aproveito para agradecer à Alpine e à Nissan pela confiança e por esta oportunidade incrível". destacou Gabriele Minì.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes. Clique aqui e saiba mais.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan do Brasil

ALLISON TRANSMISSION EXPANDE PARCERIA COM A SANY

A Allison Transmission fez parceria com a SANY, líder global e fabricante de equipamentos pesados para os mercados de mineração e construção, para incorporar a transmissão Allison 4970 Specialty Series™ (SP) ao guindaste todo-terreno STC5000 de 500 toneladas da SANY. Esses novos guindastes estarão em operação em áreas remotas da China, incluindo desertos e terrenos montanhosos.

"Nossos veículos fora de estrada exigem uma transmissão potente projetada para enfrentar o desafio de trafegar em terrenos difíceis", disse Du Jian, Diretor de P&D de Chassis de Guindaste da SANY. "Escolhemos a Allison 4970 SP devido à sua comprovada capacidade de aumentar a produtividade e a manobrabilidade do veículo." Além do guindaste SANY STC5000, a Allison também é fornecedora de soluções de propulsão para o modelo SAC600E de 60 toneladas da empresa.

"Allison e SANY continuam mantendo uma parceria de longa data principalmente em função do desempenho comprovado das soluções da empresa voltadas para toda a linha de produtos SANY", disse Kartik Ramanan, Diretor Executivo Global Off-Highway, Suporte ao Cliente e Engenharia de Serviços da Allison Transmission. O acordo com a SANY para o fornecimento da Allison 4970 SP para o guindaste STC5000 marca um novo padrão em nossa parceria e continuará impulsionando o crescimento da Allison no mercado fora-de-estrada fora da América do Norte."

As transmissões Allison Speciality Series garantem maior faixa de torque e maior capacidade de peso bruto para o veículo, itens necessários em ciclos de trabalho severos e condições adversas. Usando sua tecnologia patenteada de conversor de torque, as transmissões Allison multiplicam suavemente o pico de torque do motor quando o veículo se movimenta. Juntamente com a Continuous Power Technology™ para propulsão e controles eletrônicos avançados, garante o fornecimento ininterrupto de potência durante as trocas de marchas e oferece melhor dirigibilidade, confiabilidade e controle do motorista.

> Clique aqui e saiba mais sobre as transmissões Allison Specialty Series.

A Allison Transmission (NYSE: ALSN) é projetista e fabricante líder de soluções de propulsão para veículos comerciais e de defesa e a maior produtora global de transmissões totalmente automáticas médias e pesadas que melhoram a maneira como o mundo funciona. Os produtos Allison são usados em uma ampla variedade de aplicações, incluindo caminhões urbanos (distribuição, lixo, construção, incêndio e emergência), ônibus (escola, transporte coletivo e rodoviário), motorhomes, veículos e equipamentos fora de estrada (energia, mineração e aplicações de construção) e veículos de defesa (táticos com rodas e esteiras). Fundada em 1915, a empresa está sediada em Indianápolis, Indiana, EUA. Com presença em mais de 150 países, a Allison possui sedes regionais na Holanda, China e Brasil, fábricas nos EUA, Hungria e Índia, bem como recursos globais de engenharia, incluindo centros de engenharia de eletrificação em Indianápolis, Indiana, Auburn Hills, Michigan e Londres no Reino Unido. A Allison também possui aproximadamente 1.600 distribuidores e revendedores independentes em todo o mundo. Para maiores informações, clique aqui.

Allison Transmission
Press Consultoria

PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO NA BACIA DE CAMPOS É DESTAQUE NA OTC 2024

Petrobras receberá o prêmio Distinguished Achievement Award 2024, pela contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos, que representa o maior projeto de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo.

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

Os avanços da Petrobras na jornada de revitalização do campo de Marlim, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, com tecnologias de ponta para campos maduros offshore, e que reduziu em 55% as emissões de gases de efeito estufa, serão temas centrais dos debates da Offshore Technology Conference (OTC), que acontece entre os dias 6 e 9 de maio, em Houston (EUA). Neste domingo (5), a Petrobras recebe o prêmio Distinguished Achievement Award 2024, pela contribuição do Programa de Renovação da Bacia de Campos, que representa o maior projeto de recuperação de ativos maduros em águas profundas no mundo.

A companhia estará presente em vários painéis do mais importante evento mundial da indústria de petróleo e gás. O presidente Jean Paul Prates fará uma apresentação sobre transição energética, no dia 06/05 (segunda-feira). Executivos e técnicos da companhia também vão falar sobre os investimentos e o desenvolvimento de tecnologias e soluções no processo de descarbonização, e engajamento com a cadeia de fornecedores.

Em uma agenda paralela à conferência, o diretor de Engenharia, Tecnologia e Inovação, Carlos Travassos, participa de um café da manhã promovido pela Brazil Texas Chamber of Commerce (BRATECC), para falar de inovação na indústria de óleo e gás.

Alguns destaques da participação da Petrobras na programação da OTC 2024 

Segunda-feira (6)
> 9h30 – 12h - Marlim and Campos Basin Revitalization: A Real Scale Lab for Deepwater Mature Oilfield Technologies (Technical Session)
> 11h30 às 12h30 - Petrobras in the Energy Transition: Producing Low Carbon Oil and Preparing for the Future (Executive Dialogue) com apresentação do presidente da Petrobras Jean Paul Terra Prates
> 12h30 às 13h30 - Marlim and Campos Basin Offshore Asset Revitalization and Life Extension: Increasing Recovery and Environmental Resilience (Keynote Speaker Series) com apresentação do Gerente Executivo de Águas Profundas Paulo Marinho e Gerente Executiva de Projetos de Desenvolvimento da Produção Mariana Cavasin
> 14h – 17h - Brazil as the World High Spot of Clean and Decarbonized Energy Matrix (Around the World) com participação da Gerente Executiva do Cenpes Maiza Goulart 

Quarta-feira (8)
> 7h às 10h30: Brazil Energy Breakfast (BRATECC) com participação do diretor Engenharia, Tecnologia e Inovação Carlos Travassos (programação paralela a OTC)
> 12h30 – 13h30 - Broken Supply Chains: The Quest to Implement the World's Largest Deepwater Production Development Portfolio (Keynote Speaker Series) com participação do diretor Carlos Travassos 

Quinta-feira (9)
> 9h30 – 12h - Offshore Carbon Storage: Off and Running! (Panel Session) com participação do Gerente Geral de PD&I em Transição Energética e Sustentabilidade Jaime Turazzi

A programação completa da Offshore Technology Conference (OTC) 2024 está disponível no site do evento: 2024 Technical Program - OTC 2024.

Agência Petrobras

sábado, 4 de maio de 2024

COM ATITUDE SUV DE SÉRIE, NOVO CITROËN C3 ENTREGA ROBUSTEZ EM TODAS AS VERSÕES

Não é preciso versão especial para que o Novo Citroën C3 tenha Atitude SUV: ela é de série em todos os modelos, para atender a todos os consumidores que buscam conforto e versatilidade em diferentes tipos de pisos e ambientes. Seus balanços curtos e para-choque especialmente projetados para somar robustez e estilo eliminam a necessidade de se levantar a suspensão para melhorar suas virtudes. Todo Novo C3 sai da fábrica com 23º de ângulo de entrada, 39º de ângulo de saída e 18 cm de distância mínima para o solo.

Com o Novo C3 o consumidor não precisa abrir mão de rádio e volante multifuncional para poder trafegar por fazendas e estradas de terra batida com muita robustez. O Novo C3 oferece diferentes pacotes de acabamento e motorização em cinco versões, com opção de motor 1.0 ou 1.6 e câmbio manual ou automático.

O exclusivo sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas dispõe de Android Auto e Apple Carplay sem fio para que o cliente possa acompanhar todas as últimas notícias do agronegócio ou utilizar diferentes aplicativos sem a necessidade de cabos. E quem quiser incrementar seu Novo C3 tem uma gama com mais de 50 acessórios originais Mopar que incluem sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por indução, protetor de cárter e tapetes PVC para cabine e porta-malas.

Durante seu desenvolvimento, o time de desenvolvimento da Stellantis rodou mais de um milhão de quilômetros por toda a região, assegurando uma robustez que poderia estar até no nome do Novo C3. E o melhor de tudo é que a acessibilidade única da Citroën faz com que todo tipo de cliente possa adquiri-lo com os preços mais competitivos do segmento.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

Citroën
Stellantis

BORGWARNER FORNECE SISTEMA ELÉTRICO DE VETORIZAÇÃO E DESCONEXÃO DE TORQUE PARA OS SUVS BEV DA POLESTAR

A BorgWarner é a pioneira com seu sistema elétrico de vetorização e desconexão de torque - eTVD - para veículos elétricos a bateria (BEVs), com lançamentos para a Polestar e uma importante montadora europeia. 

O eTVD faz parte do portfólio de soluções do sistema elétrico de gerenciamento de torque (eTMS) da BorgWarner, que é projetado para controlar de forma inteligente o torque das rodas para aumentar a estabilidade, fornecer desempenho dinâmico superior e melhorar a tração durante a partida e a aceleração. O eTVD está atualmente em produção para SUV Polestar 3, e a produção para uma grande montadora europeia ocorrerá ainda este ano.

“Nossos novos sistemas de gerenciamento de torque para veículos elétricos demonstram nossa experiência multidisciplinar, capacidades de integração de sistemas e o trabalho excepcional de nossa equipe BorgWarner”, disse Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente e gerente geral da BorgWarner Drivetrain and Battery Systems. “Com a transição do mercado para mais módulos e veículos definidos por software, é fundamental ter sistemas sofisticados em funcionamento, como o nosso eTVD, que possam calcular, prever e controlar com precisão e rapidez o comportamento do veículo numa vasta gama de situações. Recebemos excepcional feedback positivo dos clientes em relação às suas experiências de test drive e esperamos atender às novas necessidades do mercado com nosso software, controles e experiência em calibração.

O eTVD de alto desempenho oferece um sistema 3 em 1, substituindo o diferencial e apresentando vetorização de torque e função de desconexão sob demanda. Em contraste com os sistemas baseados em freios, a vetorização de torque evita intervenções desnecessárias nos freios, reduzindo assim a aspereza e a vibração. Isto também leva a menos desgaste dos freios e pneus, com o benefício adicional de menores emissões de partículas.

Os sistemas eTVD da BorgWarner oferecem software e controles de alto nível que podem ser personalizados pelas montadoras para se alinharem às necessidades de sua própria plataforma e às características específicas da marca.

O peso maior dos BEVs pode reduzir a agilidade, mas os sistemas eTVD da BorgWarner permitem uma sensação muito mais leve do veículo, ao mesmo tempo que aumentam a segurança geral. O design inteligente e o software intuitivo minimizam o risco de características de condução indesejadas e permitem uma tração superior, independentemente da estrada e das condições meteorológicas. A resposta do torque é instantânea em cenários desafiadores e exigentes, garantindo viagens suaves e seguras.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

FORD FUND PASSA A SE CHAMAR FORD PHILANTROPY

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, anunciou a mudança do nome da instituição para “Ford Philanthropy”. Essa evolução reflete o legado de 75 anos da Ford atuando nas comunidades onde a empresa está presente em todo o mundo. 

Desde 1949, a Ford Philanthropy já doou US$ 2,3 bilhões em contribuições filantrópicas, juntamente com a Ford, e permanece inabalável no seu compromisso de investir em soluções para atender as necessidades específicas das comunidades.

A reformulação estratégica da marca traz não só uma perspectiva nova e moderna, mas também sublinha a missão duradoura da Ford de tornar o mundo um lugar melhor. Apesar da mudança de identidade, os parceiros comunitários da Ford Philanthropy, o modelo de financiamento, a rede de centros comunitários e o foco nas prioridades – usar a experiência da Ford em mobilidade para expandir o acesso a serviços essenciais e à educação para o futuro do trabalho e o empreendedorismo – continuam os mesmos.

“Retribuir faz parte da história e dos valores da Ford desde o início”, diz Mary Culler, presidente da Ford Philanthropy. “A reformulação da marca honra a nossa rica história e reflete melhor a nossa missão principal, de atuar em parceria com as comunidades para ajudar as pessoas a evoluir e crescer. Seja fornecendo alimentos para famílias, ajudando os vizinhos na reconstrução depois de um desastre ou ampliando o acesso a carreiras em mobilidade, na Ford Philanthropy temos paixão de trabalhar com nossos parceiros locais e empregados voluntários para ajudar a construir o progresso e a equidade nas comunidades da Ford ao redor do mundo.”

Junto com a reformulação da marca, a Ford Philanthropy também divulgou o seu Relatório de Impacto anual de 2023, que entre outros destaques inclui as seguintes ações:
• US$ 73,7 milhões doados em contribuições filantrópicas pela Ford e a Ford Philanthropy;
• O apoio direto a 3,5 milhões de pessoas através de parcerias e programas;
• A realização de trabalhos em parceria com 470 organizações sem fins lucrativos e comunitárias;
• 55.000 horas de trabalho voluntário prestadas por empregados da Ford em 31 países.

A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Clique aqui para mais informações sobre o trabalho da Ford Philanthropy ou junte-se à entidade em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.

Ford Motor Company

INSTITUTO RENAULT PROMOVE AÇÕES DIGITAIS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Em comemoração ao movimento Maio Amarelo, o Instituto Renault desenvolve o programa “O trânsito e eu” para o formato digital. As cidades paranaenses de São José dos Pinhais e Maringá serão as primeiras do país a receber esta novidade.

O novo formato digital consiste em um jogo de realidade virtual 100% desenvolvido no Brasil, que simula as condições de trânsito. Dentro do ambiente virtual imersivo de 360 ​​graus, personagens aparecem em situações cotidianas que são avaliadas como corretas ou não pelo jogador.

A estreia do novo formato aconteceu no dia 2 de maio em uma ação organizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes de São José dos Pinhais (PR) no Centro da Juventude, espaço público localizado no Bairro da Borda do Campo, entorno do Complexo Ayrton Senna. 

Esta é a primeira ação de parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, que beneficiará alunos de escolas públicas do município. Na sequência, o projeto será apresentado em Maringá, durante a Expoingá, uma das feiras agropecuárias mais importantes do país, em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Municipal de Trânsito.

Criado em 2000 pelo Grupo Renault e implantado com sucesso em 35 países, o programa “O trânsito e eu” ajuda a educar futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. No Brasil desde 2012, o programa liderado pelo Instituto Renault já educou mais de 270 mil crianças, levando como noções essenciais de segurança e mobilidade.

“Acreditamos no poder de transformação da educação. Com a evolução do programa “O trânsito e eu” vamos ampliar nosso impacto positivo na sociedade, formando cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault. 

O programa é adaptado à realidade local à legislação brasileira, abordando leis de trânsito e condutas responsáveis, a convivência segura e harmônica entre os diversos usuários através do respeito ao outro, à diversidade e ao meio ambiente.

Durante o mês de maio, também estão previstas a realização de ações de conscientização para colaboradores e familiares da Renault do Brasil, para jovens da comunidade da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault e para a rede de entregas.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

sexta-feira, 3 de maio de 2024

GENERAL MOTORS DIVULGA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023 RUMO A UM FUTURO ZERO EMISSÃO

No Brasil, a GM se uniu com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), um projeto focado na conservação de onças, que são classificados como “Quase Ameaçados” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A ação faz parte do compromisso para preservar o bioma e a cultura local.

A General Motors divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, destacando o compromisso da empresa com a construção de um futuro equitativo de zero emissão e trabalhando rumo a seu objetivo de neutralidade de carbono. O documento destaca as iniciativas da GM para acelerar a adoção de veículos elétricos, fomentar parcerias estratégicas para aprimorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos e apoiar o desenvolvimento de uma rede elétrica alimentada por energia renovável para abastecer suas instalações.

A GM está se esforçando para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em busca de um futuro com zero emissão. O relatório fornece insights abrangentes sobre as iniciativas da GM em áreas-chave, incluindo gestão ambiental, inovação, responsabilidade social e governança.

“A sustentabilidade não é apenas uma boa prática. É um bom negócio para a empresa, para os colaboradores e para recrutar e reter as melhores pessoas, que nos ajudarão a alcançar nossa visão”, disse a presidente e CEO da GM, Mary Barra. “Fizemos enormes avanços por meio de nossos investimentos e inovações em tecnologia elétrica e autônoma, e vamos expandir nosso alcance, especialmente com lançamentos importantes de EVs em ampla gama de faixas de preço e segmentos”.

Destaques importantes do novo relatório incluem:

- Juntar-se à Iniciativa ZEROgrid ao lado de outros líderes do setor e do Rocky Mountain Institute para impulsionar o progresso em direção a uma rede menos intensiva em carbono, mais confiável e acessível

- Planejar a integração do North American Charging Standard (NACS) em futuros EVs da GM, ao mesmo tempo que permite acesso a mais de 15.000 supercarregadores em 2024

- Expandir o compromisso da GM com a First Movers Coalition para ser inclusivo de aço, alumínio, concreto e cimento

- Fornecer US$ 64 milhões em subsídios para quase 400 organizações sem fins lucrativos com sede nos EUA para ajudar a criar soluções inclusivas para questões sociais

"Na GM, estamos dando passos importantes apoiando a transição para um futuro mais sustentável e zero emissão", disse Kristen Siemen, vice-presidente de Sustentabilidade da GM. "Continuamos progredindo integrando a sustentabilidade em nosso negócio desde o design inicial e seleção de materiais, passando pelo desenvolvimento de produtos e fabricação, até soluções inovadoras para o final da vida útil. Embora haja mais trabalho a ser feito, estamos orgulhosos de nosso progresso e estamos avançando com propósito"

O relatório mostra destaques das iniciativas no Brasil:

- A GM fez uma contribuição US$ 10 milhões para a manutenção da Reserva Natural Guaricica, no Paraná. O local tem mais de 20.000 hectares anteriormente utilizados para pastagens, mas que agora foi transformado numa floresta. A reserva é um ativo valioso em preservação da biodiversidade e de mitigação das alterações climáticas.

Reserva Natural Guaricica

- A GM se uniu com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), um projeto focado na conservação de onças, que são classificados como “Quase Ameaçados” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A ação faz parte do compromisso para preservar o bioma e a cultura local.

- Programa de restauração na Amazônia, que mantém florestas nativas por meio de colaboração da comunidade local.

Programa de restauração na Amazônia

- Redução do consumo de água potável em unidades do Brasil, por meio de utilização de água de reuso como fonte para os sistemas de resfriamento e de proteção contra incêndio.

O relatório foi preparado em referência ao Global Reporting Initiative (GRI) 2021 Standards e inclui respostas ao framework da Sustainability Accounting Standards Board (SASB). O Relatório de Sustentabilidade de 2023, disponível para visualização e download em GMsustainability, fornece aos stakeholders e ao público insights abrangentes sobre a jornada de sustentabilidade da GM e seu compromisso com um futuro equitativo, totalmente elétrico.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

General Motors América do Sul

NOVOS MERCEDES-BENZ EQA E EQB 100% ELÉTRICOS CHEGAM AO PAÍS COM MAIS EFICIÊNCIA E ESPORTIVIDADE

Mercedes-Benz EQA

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma a chegada dos novos EQA e EQB em sua linha de automóveis durante o mês de maio. Os modelos receberam atualizações em design, tecnologia, eficiência e segurança tornando-se ainda mais atrativos para os consumidores que estão entrando no segmento dos modelos 100% elétricos de luxo.

O Mercedes-Benz EQA é um SUV compacto, caracterizado pela nova grade dianteira com estrela cromada e faixa de luz frontal e traseira. Uma amostra de suas aspirações esportivas também é percebida pelos domos no capô.

Marcado por sua versatilidade, o Mercedes-Benz EQB combina a condução livre de emissões com um conceito de espaço altamente variável. Com espaço para até sete ocupantes, o EQB representa um estilo de vida social - ecologicamente correto, flexível e adequado para uso diário sem restrições.

Mercedes-Benz EQB

Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos do segmento de luxo no Brasil. São sete diferentes modelos no total. Além dos novos EQA e EQB, a marca oferece o EQE 300 nas versões sedan e SUV, o AMG EQE 53 4MATIC+ SUV, o AMG EQS 53 4MATIC+ e o EQS 450+ SUV.

Novo design exterior e interior

A principal atualização no design é percebida facilmente com a nova grade frontal com o padrão de estrelas em fundo na cor preta – presentes em outros modelos elétricos da marca. Uma faixa de luz conecta as luzes diurnas dos faróis, enquanto um novo para-choque enfatiza a amplitude frontal dos modelos. Os designers também atualizaram o interior das lanternas traseiras.

As inovações no interior incluem um volante multifuncional em couro com teclas de controle sensíveis ao toque, bem como o acabamento interno com o padrão de estrelas da marca no console e portas.

DNA Esportivo AMG

Ambos os automóveis elétricos estão equipados com o Pacote Esportivo AMG que traz os genes esportivos da AMG para a eletromobilidade. O parachoque dianteiro AMG com entradas de ar e o parachoque traseiro da AMG com design de difusor enfatizam o potencial de condução dinâmica. As rodas de liga leve AMG de 19 polegadas com dez raios e os revestimentos dos arcos das rodas na cor da carroceria completam o design.

Versões para o Brasil

Lançados no final de 2022, os modelos recebem agora medidas que buscam uma melhor aerodinâmica e pneus altamente otimizados para resistência ao rolamento. A nova função de maximização de autonomia é útil no uso diário: consumidores de energia, como o display ou o ar-condicionado, podem ser desligados ou sua funcionalidade limitada em favor de mais autonomia.

O EQA 250 segue com o atual conjunto motriz, com um motor frontal (PSM) que gera 190 cv e autonomia de até 321 km (método INMETRO).

Enquanto o novo EQB 350 4MATIC é oferecido agora em versão 4x4, com dois motores (frontal ASM e traseiro PSM) que geram 292 cv e com uma autonomia de até 272 km (método INMETRO).

A bateria de íons de lítio de ambos as versões, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). A Mercedes-Benz emite um certificado para suas baterias de alta tensão, garantindo assim maior segurança aos clientes: 8 anos ou 160.000 km com uma capacidade residual definida.

Alto nível de equipamentos

O display central de 10,25” e alta definição agora apresenta uma geração atualizada do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os usuários podem personalizar a aparência dos displays com três estilos de exibição (sutil, esportivo, clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço). O MBUX também apresenta novos recursos quando o modelo está em carregamento.

Os sistemas de assistência à condução com tecnologia de sensor aprimorada incluem uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma nova câmera de ré. O Pacote de Assistência à Condução contém funções aprimoradas como por exemplo, o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa que funciona de forma mais confortável com intervenção via direção em vez de ESP.

Pacote de Energia e Manutenção de 3 anos

Assim como os demais modelos 100% elétricos Mercedes-Benz, os novos EQA e EQB incluem um carregador wallbox e pré-instalação como itens de série. Além desse pacote, os automóveis trazem três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.

Produção neutra em carbono desde 2022

Todas as fábricas próprias de automóveis e vans da Mercedes-Benz em todo o mundo. Isso inclui as fábricas em Rastatt (Alemanha) e Kecskemét (Hungria) responsáveis pela produção do EQA e EQB, bem como as fábricas de baterias em Kamenz (Saxônia) (subsidiária da Mercedes-Benz, Accumotive) e em Jawor (Polônia).

A Mercedes-Benz também tornou a produção neutra em emissões de carbono das células de bateria um requisito-chave para seus parceiros nesse processo. Isso permite reduzir as emissões de produção de uma célula em cerca de 30%. Uma redução adicional na pegada de carbono é almejada através da redução das emissões no material do cátodo e do uso de energias renováveis na produção e refinamento de matérias-primas.

Principais equipamentos de série

Mercedes-Benz EQA 250
Sistema KEYLESS-GO 
Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
Pacote de iluminação interior
Assentos dianteiros revestidos em ARTICO/ DINAMICA microfibra, esportivos, elétricos e memória
Sistema MBUX 
- Ativação por voz “Hey Mercedes” 
- Duas telas de 10,25”
- Sistema de Navegação
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Teto solar panorâmico
Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante no retrovisor interno
Ar-condicionado THERMOTRONIC 2 zonas 
Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
Pacote Driving Assistance
- Assistente de distância ativa DISTRONIC 
- Assistente ativo de direção
- Assistente ativo de manutenção de faixa
- Assistente ativo de ponto cego
- PRE-SAFE®

Mercedes-Benz EQB 350 4MATIC (equipamentos adicionais)
Terceira fila de assentos

Dados técnicos

EQA 250

EQB 350 4MATIC

Sistema de propulsão

Potência máxima (cv)

Torque (Nm)

Bateria

Capacidade energética

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Autonomia (km)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Dimensões (mm)

- Comprimento / Largura / Altura

- Entre eixos

1 motor elétrico (PSM)

190

385

Íons de lítio

66,5 kWh

8,6

160 (Limitada Eletronicamente)

Até 321 km (INMETRO)

235/50 R19

340 – 1.320

 

4.463 / 2.020 / 1.612

2.729

2 motores elétrico (ASM/PSM)

292

520

Íons de lítio

66,5 kWh

6,2

160 (Limitada Eletronicamente)

Até 272 km (INMETRO)

235/50 R19

495 – 1.710

 

4.684 / 2.020 / 1.689

2.829

Os novos EQA e EQB já estão disponíveis em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos para o EQA 250 de R$ 399.900,00 e para o EQB 350 4MATIC de R$ 449.900,00.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

INVESTIMENTOS EM TRANSIÇÃO ENERGÉTICA COM A FONTE SOLAR CHEGAM A R$ 200 BILHÕES NO BRASIL, SEGUNDO ABSOLAR.

Os investimentos em transição energética brasileira a partir da fonte solar no Brasil acabam de atingir R$ 200 bilhões no País, somando as grandes usinas fotovoltaicas e os sistemas de geração própria de em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o que amplia de forma expressiva o protagonismo brasileiro na descarbonização da economia e no combate ao aquecimento global.

Os dados são da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR). Segundo a entidade, a fonte solar ultrapassou os 42,4 gigawatts (GW) de potência instalada, o que equivale a capacidade de mais de três usinas de Itaipu, a segunda maior do mundo. Segundo o balanço da entidade, o setor fotovoltaico gerou mais de 1,2 milhão de empregos verdes no País na última década.

“A energia solar é uma das fontes mais competitivas. E, por isso, é a que cresce mais rápido. Quem investe consegue economizar até 90% na conta de energia. E o retorno é rápido, pois o preço das placas caiu mais de 50% no ano passado”, comenta Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Já Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, ressalta que o protagonismo da tecnologia fotovoltaica na transição energética brasileira contribui fortemente para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, em todas as esferas da sociedade. “Além de acelerar a descarbonização das atividades econômicas e ajudar no combate ao aquecimento global, a fonte solar tem papel cada vez mais estratégico para a competitividade dos setores produtivos, alívio no orçamento familiar, independência energética e prosperidade das nações”, explica.

Somente de janeiro a abril deste ano, a fonte solar adicionou 5,4 GW na matriz elétrica nacional, somando as grandes usinas solares e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o que amplia de forma expressiva o protagonismo brasileiro na transição energética global.

Atualmente, a participação da fonte solar equivale a 18% da matriz elétrica brasileira. Adicionalmente, pelos cálculos da ABSOLAR, o setor fotovoltaico já evitou a emissão de 51,9 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. De acordo com a entidade, desde 2012, os negócios no setor fotovoltaico garantiram mais de R$ 61,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Na geração distribuída, são 28,9 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a cerca de R$ 142 bilhões em investimentos, R$ 42,2 bilhões em arrecadação e mais de 867 mil empregos verdes acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração distribuída no País, liderando com folga o segmento.

Já no segmento de geração centralizada, as grandes usinas solares possuem mais de 13,5 GW de potência no País, com cerca de R$ 58,4 bilhões em investimentos acumulados e mais de 407,4 mil empregos verdes gerados desde 2012.

ABSOLAR
TOTUM Comunicação

SIMPÓSIO SAE BRASIL POWERTRAIN ENFOCA SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CO2

Com foco em motores e transmissões, novas tecnologias relacionadas à transição energética, descarbonização e sustentabilidade no powertrain, o 22º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, reúne nos próximos dias 08 e 09 de maio representantes da indústria, professores e pesquisadores, que debaterão perspectivas, estratégias e tecnologias para a mobilidade brasileira.

Organizado pela SAE BRASIL Seção São Paulo Interior, o simpósio será realizado no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos (Av. Doutor Altino Bondesan 500, Distrito de Eugênio de Melo).

Roger Guilherme, gerente do departamento Way to Zero Center da Volkswagen do Brasil, e Ieda Maria Oliveira, diretora executiva da Eletra, são chairpersons da programação de Motores e de Transmissões, respectivamente.

Em dois dias de apresentações, cinco painéis e mesa-redonda, o simpósio trará desafios e potencialidades da transição energética brasileira, projetos e pesquisas em novas tecnologias, combustíveis alternativos, e debaterá temas como transformação digital, IA no processo de desenvolvimento de produtos, soluções sustentáveis para a propulsão, eletrificação, reciclagem de materiais e economia circular.

Destaques da programação

No dia 8 no Painel de Motores a Combustão Interna Sustentáveis o Painel 1 apresentará novas tecnologias para a descarbonização, o uso de biocombustíveis como uma das soluções para a longevidade do motor de combustão interna e possibilidades de aplicação de diferentes combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biometano e etanol.

O Rota 2030 - Otimização de motores a ignição por centelha será o foco da mesa-redonda, com apresentação de projetos de P&D em tecnologias relacionadas a etanol em parceria empresa/universidade e ênfase na importância do biocombustível para a descarbonização no país, sua disponibilidade e abrangência na distribuição, além de possibilidades em otimizações de motores para melhorar sua perenidade no mercado.

No Painel de Transmissões o Painel 2 falará de soluções para a propulsão elétrica, lubrificação e eficiência para melhoria do desempenho de fluidos de transmissão para veículos elétricos, aços para powertrain elétricos e formação de engenheiros de powertrain para o futuro.

O Painel 3 trará os desafios da mobilidade do futuro, uma visão para veículos comerciais e mobilidade aérea, que Inclui sistemas de propulsão elétrica de aeronaves, desenvolvimento brasileiro do transporte de passageiros sustentável e sistemas de propulsão de ônibus elétrico.

No dia 9 o Painel Conjunto de Motores e Transmissões debaterá no Painel 4 Sustentabilidade e Economia Circular, com destaque para a cadeia de CO2 desde a concepção do produto, avaliação da pegada de carbono de materiais, origem da matéria-prima, processos produtivos, local de produção e possibilidade de reuso, recuperação ou reciclagem de componentes até o fim de sua vida útil.

No Painel 5 o assunto será Transformação Digital, como a IA e a digitalização podem auxiliar no processo de desenvolvimento de produtos, na redução de protótipos e quantidade de testes por meio de simulação e obtendo assim, metodologias mais precisas para realização de testes físicos / funcionais somente com versões de protótipos / produtos já otimizados.

22º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos - Av. Doutor Altino Bondesan, 500 Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos-SP. Patrocínio 3M, BASF, BOSCH, Schaeffler, Siemens, Petrobras, Chevrolet, Eaton, Eletra, FEV, Gerdau, Idemitsu. Apoio Abimaq, Abrafiltros, Afeevas, Anfir, FEI, Mauá, IQA, Sindipeças, UnB, Unicamp. Clique aqui para inscrições e informações sobre a programação completa do evento. 

Link Comunicação Empresarial & Editora