sexta-feira, 10 de maio de 2024

RANDONCORP DIVULGA RESULTADOS DO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO

A Randoncorp encerrou o primeiro trimestre de 2024 com receita líquida consolidada de R$ 2,5 bilhões. No período, o EBITDA somou R$ 346,9 milhões, com margem EBITDA de 13,7%. Já as receitas no mercado externo, que contabilizam as exportações a partir do Brasil com as operações em outros países, totalizaram US$ 92,5 milhões.

Entre os destaques dos negócios da companhia, a retomada na produção de caminhões reverteu cenário negativo do ano passado e impulsionou as operações da vertical Autopeças. Para este ano, as principais associações do setor apontam crescimento importante nos volumes no comparativo com 2023. A vertical Controle de Movimentos, que reúne as operações da Frasle Mobility, registrou resultados estáveis na comparação anual, e acompanha o bom momento do mercado de reposição automotiva.

"Nestes três primeiros meses do ano, observamos um ambiente de negócios positivo, com a retomada no segmento de caminhões e continuidade do bom nível de demanda de peças de reposição e de semirreboques. No entanto, nesse período realizamos movimentos importantes em governança e reorganização fabril, que reduziram os dias trabalhados, afetando nossa performance no trimestre, mas que são fundamentais para o futuro da companhia", avalia o CFO da Randoncorp, Paulo Prignolato.

"Os resultados demonstram a importância da nossa estratégia de diversificação nos negócios, em que o desempenho positivo da maior parte das operações atenua o impacto de um trimestre desafiador e com aspectos particulares", reforça o CEO da Randoncorp, Sérgio L. Carvalho.

Principais números do trimestre

* Clique aqui e acesse o portal de Relações com Investidores da Randoncorp

Solidariedade

Neste momento, a companhia dedica esforços nos cenários associados à situação de calamidade vivida no Rio Grande do Sul, estado-sede da Randoncorp, e que concentra a maioria das operações industriais e administrativas do grupo. Após um período de suspensão temporária em parte dessas operações, a empresa está mobilizada no apoio necessário aos funcionários vítimas das chuvas e às comunidades impactadas por esta tragédia. Em uma rede de solidariedade promovida junto ao Instituto Elisabetha Randon, que envolve também comunidade, funcionários, parceiros, fornecedores e clientes, a Randoncorp está contribuindo com doações para as vítimas.

Informações para participação nesta corrente solidária
Chave PIX: ier@randon.com.br
Destinatário: Instituto Elisabetha Randon
CNPJ: 05.768.706/0001-11
Agência: 0606 / Conta corrente: 06.110990.0-6
Banco: Banrisul (041)

Randoncorp
ANK Reputation

FUNDAÇÃO MARCOPOLO DESTINARÁ R$ 5 MILHÕES PARA O RECOMEÇO DO RIO GRANDE DO SUL

Atenta à grave situação pela qual passa a sociedade gaúcha devido às chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, a Fundação Marcopolo destinará R$ 5 milhões de recursos próprios para atendimentos das famílias atingidas pelas enchentes. Para amplificar o impacto da ação, a Fundação convida outras instituições, empresas e a comunidade em geral a se unirem ao movimento. Doações podem ser feitas via PIX (contato@fundacaomarcopolo.com.br) e serão acrescidas ao valor original.

Apostando na esperança como inspiração para a vida dos gaúchos neste momento tão difícil, os recursos desta ação serão direcionados para o atendimento das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul, com base nas necessidades apontadas pela Defesa Civil e outras instituições, com o objetivo de viabilizar o recomeço das famílias mediante projetos estruturantes e emergenciais. A Fundação Marcopolo também instituiu um programa chamado "O Futuro que Queremos" para propor, debater e inspirar soluções inovadoras para problemas crônicos por meio de simpósios e consultorias focadas em questões de sustentabilidade, meio ambiente, mobilidade urbana e social.

"É preciso pensar no agora, no emergencial, mas também, definir o futuro que desejamos. Um futuro que coloque o planeta em primeiro lugar e que pense em cidades, estradas e ruas que nos levem a esse futuro sustentável. Precisaremos tornar possível o que deve ser feito", diz Luciano Balen, coordenador da Fundação Marcopolo.

A aplicação dos recursos da Fundação Marcopolo poderá ser acompanhada de forma transparente pelo site da Fundação Marcopolo, onde a instituição demonstra os seus 35 anos de compromisso com o Rio Grande do Sul. Atenta à importância da transparência, a Fundação Marcopolo implementará diversas medidas para garantir o uso responsável dos recursos doados, incluindo Comitê de Compliance, Política de Governança, auditorias internas e externas, além da supervisão do Ministério Público.

"Atuar como uma aglutinadora de esforços e recursos para atender os anseios e necessidades dos cidadãos sempre foi um dos norteadores das ações da Fundação Marcopolo. Assim, nesse momento de calamidade em nosso Rio Grande, com essa doação e os nossos esforços, pretendemos trazer um pouco de alento e esperança aos afetados e também inspirar e conclamar outras instituições para que façam o mesmo", afirma Maurício Castilhos, diretor da Fundação Marcopolo.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

CARLOS FRAGA ASSUME O CARGO DE DIRETOR DE MARKETING E DESENVOLVIMENTO DE REDE DA IVECO PARA A AMÉRICA LATINA

As áreas de Marketing e Desenvolvimento de Rede da IVECO para a América Latina têm novo comandante: Carlos Fraga, que atuava no pós-venda da montadora desde 2021. O executivo reportará diretamente para Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

“Me sinto lisonjeado de estar a frente de uma equipe altamente talentosa que trabalha para manter a IVECO em um crescimento sustentável nos últimos anos. Atualmente, vivemos um momento único no segmento de transportes com pilares como sustentabilidade, conectividade, servitização e inovação fazendo parte do presente e fomentando o futuro. Estou confiante de que manteremos a montadora entre os grandes players do mercado e alinhada com os cenários que se desenham para o setor”, afirma Fraga.

Com formação em Engenharia Elétrica e Telemática, Carlos acumula 18 anos de experiência no setor automotivo e utilizará seu conhecimento a favor de desafios como a descarbonização no segmento e a ampliação da capilaridade da marca na região.

Para Marcio Querichelli, a chegada de Fraga no comando do Marketing e do Desenvolvimento de Rede impulsiona os setores que são chave para a estratégia da marca a longo prazo. “Não tenho dúvidas que o Carlos irá implementar uma gestão arrojada que trará muitos resultados positivos para a IVECO”. 

IVECO
Rede Comunicação de Resultado

CHOVE LÁ FORA, E AQUI. Por Marli Gonçalves*

Chove lá fora, e chove de um tudo, muito além da água que inunda um Estado inteiro. Nossos olhos chovem incontroláveis vendo as cenas da tragédia no Sul. Mas chove também preconceito, tirania, violência, mentiras e incompreensão.

Uma chuva para a qual não adianta abrir guarda-chuvas, porque não existe nenhum tão grande e forte que nos resguarde de tantos acontecimentos que, pasmos, assistimos nos últimos tempos molhados e escaldados pós-pandemia, aquela que acreditamos severamente que mudaria o mundo para melhor. Piorou. E parece que muito.

Guerras se multiplicam e permanecem, e os que as promovem mantêm seus ouvidos moucos a qualquer apelo de cessar fogo, acordos, tentativas de mediação de nações e organismos internacionais cada vez mais fracos. Vencem os senhores da guerra, os donos das armas.

Não são os alquimistas que estão voltando. São os moralistas e hipócritas haja visto a impressionante avalanche deles que, por exemplo, sucedeu o show de Madonna, inundando, sim, todas as redes sociais, e com comentários inacreditáveis em pleno 2024. Pior, os chatos foram quem botaram galochas para fazê-los, alguns muitos anônimos; outros, infelizmente, entre nossos próprios grupos e amigos, o que foi mais terrível constatar, apareceram mostrando a verdadeira cara. Há muito não lia tanta hipocrisia, moralismo barato, desconhecimento, maldade, absurdos e bobagens como nessa semana, ultrapassando qualquer limite. Nunca tinham visto, talvez, um espetáculo livre de amarras, curtido um rock, ido a um teatro, lido um texto forte de tantos autores que temos, e não é de hoje, odeiam a arte. Ah, também não fazem sexo; Oh! – mas o que é isto? Não têm prazer, nem admitem que exista, que há quem goste, que a diversidade abriu as portas, escancarou as janelas.

Até parece. Santos do pau muito oco. São os mesmos que alimentam a audiência absurda de sites e perfis pornô, e nem se fala mais no escurinho do cinema. Ficaram mais incomodados ainda porque o espetáculo passou também na tevê, além daquele um milhão e meio de pessoas registrado nas areias de Copacabana, e que tudo correu em paz, ao contrário do que eles previam e até apostavam contra. Aliás, eles também assistiram, alguns até pessoalmente, como a turma da extrema direita captada mexendo os pezinhos com a música e que depois correram para se explicar para seu grupo maldito. Um deles ousou dizer que foi ao show de Madonna porque ela é "amiga de Israel".

Chove ignorância. Chove preconceito, e no caso também mais uma mostra do etarismo que condena as mulheres – Madonna, 65 anos, quase 66! Nem viram nada quando ela chegar aos 80 rebolando mais que Mick Jagger quase com 81, ambos leoninos da gema.

Chove, acima de tudo, negacionistas, uma enchente. Negacionistas, não só de mudanças climáticas, embora já claramente as estejamos vivendo. Negam tudo que não seja para eles. Gostariam que o mundo regredisse ao estágio que sonham ainda poderiam controlar, e que nos tiraria os direitos tão duramente conquistados. Se aproveitam inclusive da liberdade, que conquistamos, pela qual tantos morreram, para espalhar sem limites as mentiras, o ódio e a tirania, as malditas divisões que promovem.

Essa chuva de horror tem de parar, para evitar novas tragédias que nos enlameiem ainda mais enquanto sociedade civilizada.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


O CAMPO DE PROVAS QUE VENCEU O TESTE DO TORNADO. Por chicolelis*

Corria o ano de 2005. Era o dia 24 de maio. No Campo de Provas tudo corria bem. Às 17 horas os funcionários do turno do dia deixaram suas ferramentas, recolheram os veículos em teste e dirigiram-se aos ônibus que os levaria para suas casas. Sorte deles, pois o tornado passou pelo Campo de Provas cinco minutos depois, deixando um rastro de tragédia, destruindo veículos, laboratórios, quebrando máquinas e instrumentos de seus trabalhos.

Sorte também dos que chegaram para o turno da noite, que já estavam fora da rota do tornado e não foram pegos no caminho para suas áreas de trabalho.

O vendaval, com a velocidade de 251 km/h e 200 metros de diâmetro, segundo informou a Concessionária Rodovia das Colinas, não fez vítimas humanas, salvo pequenos ferimentos em um ou outro funcionário, mas, os laboratórios de Testes Estruturais, Segurança de Veículos, e Ruídos e Vibrações foram destruídos, perdendo talhados e parte das estruturas. Todos eles empenhados no trabalho de homologação da última geração do Vectra para as entidades federais.

Imagem da Câmera de Segurança da Concessionária Rodovia das Colinas

Luciano Santos, então diretor do Campo de Provas, estava em reunião com engenheiros da fábrica no Escritório Central. Começaram a ouvir um barulho muito forte. Todos pensaram tratar-se de um avião que se aproximava, talvez porque o piloto, ao avistar uma das pistas de testes, confundiu-a com a do Aeroporto de Viracopos, a menos de 10 km de distância do Campo de Provas.

Quando o teto do escritório começou a tremer, foram até a porta e avistaram tetos dos laboratórios voando, carros virados e muitos destroços, sentiram temor por suas vidas.

- Nossa preocupação – conta Luciano – era que a caixa de água caísse, (o que não aconteceu) pois ela balançava fortemente. Olhando para a Portaria, ela já não existia e no dia seguinte recebemos a visita de um vizinho, distante cerca de 500 metros, contando que a estrutura de ferro da Portaria estava lá no seu terreno.

Abel Santiago conta que muitos carros, estacionados na área externa do Campo foram deslocados e outros encontrados com rodas para o ar. Um clima de destruição, comentou ele.

A mesma reação teve Gerson Borini, à época engenheiro no Campo de Provas, que viu carros arrastados por mais de 100 metros ou capotados. Conforme salientou “felizmente ninguém se feriu”.

José Carlos Lindor, escapou por pouco de ser levado pelo tornado. Ele se dirigia à Portaria para pegar um carro. Ia aproveitar para colocar sua Meriva, que acabara de comprar, sob a cobertura de motos que havia no estacionamento.

- Dei sorte – conta ele – porque antes de chegar à Portaria, o vento movimentava meu carro. Me prendi no cinto de segurança sai quando o vento havia passado e levado o teto da Portaria.

Sidney Nascimento, foi outro que a providência salvou. Trabalhando na Engenharia e Validação de Projetos, deixou o laboratório junto com alguns colegas. Ouviram o enorme barulho e viram o tornado se aproximando. Começaram a correr, mas o vento era mais rápido que eles e mais ainda que ele, que foi ficando para trás. Vendo que não conseguiria chegar a um lugar seguro como seus colegas, deitou-se ao lado de uma parede e dali viu tudo acontecer: carros sendo carregados, pedaços de tetos, peças, equipamentos.

- Depois – conta ele – andei pelo Campo vendo a destruição. E não podíamos voltar para casa porque a estrada estava tomada pelas árvores e postes derrubados.

Enquanto isso, Júlio Stellute, engenheiro de Segurança de Veículos (que está completando 38 anos de trabalho na empresa), atuava no Laboratório, preparando o Vectra para testes a serem enviados ao Denatran. E viu tudo ir pelos ares, literalmente nos três laboratórios, Segurança Veicular, Ruídos e Vibrações.

Levantar a cabeça

Desolação foi o que deixou para trás o tornado. Laboratórios destruídos, chegou a hora da verdade. Havia um tempo para apresentar os testes às entidades governamentais mas os meios para realizar esses testes estavam destruídos.

O que fazer? “Levantar a cabeça e começar a trabalhar” foi a fala de Luciano Santos. Em duas semanas foi possível retornar aos testes, inclusive o crash test, feito a céu aberto, já que o teto fora levado pelo tornado.

Enfim, o Campo de Provas da Cruz Alta, da GM em Indaiatuba (SP), passou pelo teste do tornado.

*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com. A caricatura é um presente do Bird Clemente para o chicolelis, que tem no ex-piloto, seu maior ídolo no automobilismo.

FERRARI ROMA SPIDER DESEMBARCA NO BRASIL

A Ferrari Roma Spider, o mais recente modelo de Maranello, foi revelado nesta sexta-feira (10) no Brasil, em evento exclusivo realizado no showroom Ferrari São Paulo. Com seu alto desempenho e elegância atemporal, o carro é a interpretação contemporânea do elegante estilo italiano dos anos 1950 e 1960.

Com as mesmas proporções, dimensões e especificações do bem-sucedido conceito V8 2+2 da Ferrari Roma, o modelo Spider se torna marcante, único e icônico por trazer uma capota flexível, solução que marca 54 anos após o 365 GTS4 de 1969, o glorioso retorno da capota flexível a um carro Ferrari com motor central dianteiro.

A interpretação moderna da capota dá ao carro um caráter forte graças às numerosas possibilidades de personalização oferecidas pelos tecidos refinados e a possibilidade de selecionar costuras contrastantes. 

Em termos de desempenho, destacam-se o curto tempo de abertura e fechamento do teto (13,5 segundos) em velocidade máxima de 60 km/h. Para redesenhar o teto, que é bastante íngreme na traseira, foi necessário repensar no desenho da janela traseira acomodada por baixo da capota traseira, quando o teto está recolhido.

A Ferrari Roma Spider mantém as excelentes características dinâmicas da Ferrari Roma, com a melhor relação peso-potência de sua categoria, graças não apenas ao teto, mas também ao chassi de alumínio e ao motor V8 de 620 hp da família de motores premiada como “Motor Internacional do Ano” em quatro edições consecutivas. O motor é acoplado a caixa de câmbio DCT de 8 velocidades da Ferrari, conhecida por suas trocas de marcha extremamente rápidas, conforto excepcional e eficiência mecânica.

Incrivelmente fácil de dirigir, a Ferrari Roma Spider conta com uma excelente capacidade de resposta ao volante, o que a torna a companhia perfeita tanto para viagens de fim de semana quanto para viagens mais longas. Sempre com a emocionante paisagem sonora do V8 da Ferrari ao fundo, é claro.

Uma série de novidades foi desenvolvida para tornar esse carro versátil, incluindo um compartimento de bagagem topo de linha que inclui uma escotilha no encosto do banco traseiro para transportar itens maiores, além dos assentos aquecidos ergonômicos ajustáveis em 18 opções, que também estão disponíveis com um aquecedor de pescoço opcional para os dias mais frios.

Grupo Via Italia - Importador oficial das marcas Ferrari, Maserati, Lamborghini e Rolls-Royce no Brasil. Sediada em São Paulo, a Via Italia atende com exclusividade a todo o país, entregando uma experiência única dentro do showroom e em seu pós-venda com um centro técnico completo, capacitado e homologado pela própria montadora. Além disso, é responsável pelos lançamentos oficiais das marcas no Brasil, bem como eventos, passeios e atividades internacionais.

Grupo Via Italia
Textofinal de Comunicação Integrada

AUDI DO BRASIL ANUNCIA NOVOS A4 QUATTRO® E A5 QUATTRO® NO PAÍS

A Audi do Brasil anuncia a chegada dos novos A4 e A5 ao país equipados com a consagrada tração quattro® com tecnologia ultra, que proporciona mais eficiência aos veículos 

A5 quattro®

Os modelos receberam novos equipamentos, retoques visuais e estão com um desempenho ainda mais vibrante. No caso do A5, haverá a introdução da versão advanced do modelo. Os veículos já estão disponíveis na rede com mais de 40 concessionárias da marca no país.

“Queremos oferecer aos nossos clientes a melhor experiência ao volante em termos de performance, conforto e segurança. Nesse sentido, a consagrada tração quattro® vem mostrando nos últimos 40 anos que é possível oferecer uma dinâmica de condução única em todos os tipos de terrenos. Estamos muito felizes em trazer essa tecnologia aos modelos Audi A4 e Audi A5”, destaca Renato Celiberti, Head de Vendas da Audi do Brasil.

A5 quattro®

As novidades integram a série de lançamentos da marca da quatro argolas em celebração aos seus 30 anos de atuação no mercado brasileiro, celebrados em 2024. Além dos novíssimos Audi A4 e A5 com tração integral quattro® com tecnologia ultra, que serão lançados em breve, a fabricante já lançou no primeiro trimestre deste ano os modelos Audi SQ8 e-tron, Audi RS 6 Avant Performance e Audi RS 6 Avant Legacy. No segundo semestre, está prevista a chegada do Audi Q6 e-tron, que inaugura a nova geração de elétricos da marca.

A tração integral quattro® surgiu oficialmente em 1980, no Salão de Genebra (Suíça). O primeiro Audi quattro estreou naquele ano com sua tração permanente nas quatro rodas que oferecia um conjunto leve, compacto e eficiente. Assim, o sistema de tração foi o primeiro nas quatro rodas permanente construído em volume adequado para carros rápidos e esportivos.

A5 quattro®

Desde então, ela vem contribuindo para a marca das quatro argolas conquistar inúmeras vitórias nas pistas de competição, além de ser continuamente aprimorada e incorporada à linha de veículos da fabricante. Atualmente, já são mais de 10 milhões de veículos comercializados em mais de quatro décadas da tração quattro® em todo o mundo. No Brasil, a tecnologia é oferecida em praticamente toda a linha de veículos da fabricante, sendo adotada nos veículos SUV, Sportback e elétricos.

Audi do Brasil

A Audi celebra 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import. Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes.

A Audi do Brasil é também uma das pioneiras a incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões na infraestrutura de carregadores elétricos em todo o país, além de oferecer infraestrutura de recarga em mais de 40 concessionárias no território nacional. Atualmente, a Audi se consolidou como uma das marcas mais desejadas do Brasil, estando presente com a sua sede administrativa em São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e a fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.

Audi do Brasil

FESTIVAL INTERLAGOS JÁ TEM 13 MONTADORAS CONFIRMADAS

Maior evento de experiência motor do mundo, consolida-se também como formato de exposição, lançamentos e negócios no setor automotivo. 

Confirmado para 8 a 11 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, o evento já conta com participação de 13 montadoras.

Concebido para ser uma experiência única para apaixonados pelo mundo do automóvel, o Festival Interlagos 2024 celebra a assinatura do 13º contrato de participação de montadoras, além de outros 40 expositores que integram a fauna automotiva do país, como empresas de acessórios, autopeças, lubrificantes, blindagens, seguros e diversos outros tópicos. O evento reúne test-drives, carros expostos, entretenimento, negócios (venda de veículos, produtos e serviços), lazer, esporte e diversão em um novo formato que ocupa integralmente a lacuna deixada pelos antigos salões, onde só havia a exposição de novos veículos.

Já estão confirmadas as seguintes marcas para o evento deste ano: Mitsubishi, Suzuki, Toyota, Lexus, Volvo, RAM, Jeep, Ford, BYD, GWM, Abarth, Honda e Fiat. Outras 14 marcas continuam em negociação. Todas elas de olho na expectativa de público para a edição 2024: 120 mil visitantes.

De acordo com Marcio Saldanha, idealizador do evento e CEO do Festival Interlagos, as edições se tornaram únicas no mundo por oferecerem verdadeiramente uma experiência para o visitante. "Mais do que a experimentação de produtos, o Festival realiza sonhos de apaixonados por automóveis ao colocá-los na pista. O engajamento e o recall do público com o evento são altíssimos", explica. "Batemos 96 mil km rodados na edição de 2023, mas estimamos que, neste ano, salte para mais de 150 mil km".

Sócio de Saldanha, Edu Bernasconi, que é jornalista e influenciador do setor automotivo há 30 anos, celebra a forte adesão das marcas. "Não foi só no Brasil que os eventos tradicionais de exposição de carros desapareceram. Isso ocorreu no mundo todo. Criamos o Festival Interlagos pegando esse vácuo. E já podemos afirmar que ele entra para a história global do setor, tanto no número de expositores como na presença de público. Ele mostra as tendências aspiracionais desta indústria e é um evento que impulsiona negócios, além de despertar a paixão por carros nas novas gerações", comenta.

O reconhecimento oficial do Festival Interlagos também foi confirmado pela Prefeitura de São Paulo, que posicionou o evento como estratégico para a cidade e formalizou um contrato de 5 anos entre o Autódromo de Interlagos e o Festival, até 2028. Saldanha ainda ressalta: "Não era a volta de um salão que o Presidente da República chegou a mencionar em uma coletiva de imprensa? Pois o Festival Interlagos 2024 será muito mais do que isso", diz.

Festival Interlagos
Assessoria de Imprensa
> Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com
> Patrícia Larsen
imprensa@festivalinterlagos.com.br
> Rodrigo Samy
rodrigosamy@gmail.com
> Sara Puerta
sarapuerta@gmail.com

quinta-feira, 9 de maio de 2024

FENATRAN 2024 SERÁ MAIOR QUE A EDIÇÃO ANTERIOR

A FENATRAN, principal feira para o setor de transporte rodoviário de cargas e logística da América Latina, será ainda maior em sua 24ª edição. O evento, que ocorre entre 04 e 08 de novembro, vai ocupar todos os pavilhões do São Paulo Expo. Serão mais 100 mil m² dedicados a reunir 600 marcas com as principais inovações dos segmentos, o que representa um avanço de 20% em relação a edição anterior, realizada em 2022.

Além de preencher todo o ambiente interno do maior centro de exposições do país, uma das atividades interativas, FENATRAN Experience, será realizada mais uma vez na área externa. O projeto vai promover 2.500 tests drives em caminhões das marcas Ford, Iveco, Mercedes-Benz, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, além de  conhecer de perto os produtos e tecnologias da Addiante e da Eaton, que são as empresas patrocinadoras da ação.

Para Thiago Braga Ferreira, gerente executivo da feira, esse avanço comprova a importância do evento para todo ecossistema do transporte rodoviário. "A FENATRAN atrai cada vez mais expositores por ter como vocação principal a geração de negócios. Esse aumento de espaços apenas comprova que a feira está consolidada e qual a sua importância para o mercado", explica.

Realizada a cada dois anos pela RX Brasil, a FENATRAN espera receber 66 mil pessoas entre os cinco dias de duração. Para proporcionar uma melhor experiência a seus visitantes, o Pavilhão 8 vai sediar o Espaço de Conteúdo: um ponto de encontro para quem busca o desenvolvimento profissional e networking com muitas horas de palestras e painéis sobre temas relevantes para os setores de transporte e logística.

Com acesso gratuito, a programação especial começa no dia 05 com a Rota Fenatran. O Fórum Transporte Sustentável: Carga e Logística, será no dia 06 e debate temas de ESG no segmento e mobilidade. Já o 3º Fórum Mulheres no Transporte e Logística, que ocorre no dia 07 de novembro, traz exemplos práticos da redução da desigualdade de gênero que proporcionam mais diversidade para as empresas.

A FENATRAN tem parceria institucional e apoio das principais associações do setor, centre elas a ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) e ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).

FENATRAN

A FENATRAN, Feira Internacional do Transporte de Carga, é o principal encontro do setor da América Latina e reúne montadoras de caminhões e fabricantes de implementos rodoviários com empresas de toda a cadeia do transporte, como intralogística, tecnologia para armazéns e até soluções para o last mile em centros urbanos. Realizado a cada dois anos, o evento apresenta mais de 600 marcas, oferece experiências inovadoras e oportunidades de negócios para os participantes, além de conteúdo qualificado tanto em sua plataforma digital como durante o evento presencial. Em 2024, a 24ª FENATRAN ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo. Clique aqui para mais informações.

FENATRAN 2024
SD&Press

COM MERCEDES-BENZ ACTROS, EQUIPE ASG MOTORSPORT VOLTA ÀS PISTAS DA COPA TRUCK EM LONDRINA

Com o Mercedes-Benz Actros de corrida, que se destaca pela alta potência do motor de 1.250 cavalos, a equipe ASG Motorsport volta ao Autódromo Internacional Ayrton Senna de Londrina, no Norte do Paraná, em busca de mais uma vitória na Copa Truck 2024. No domingo 12 de maio, o tradicional circuito do Norte do Paraná recebe as duas corridas da 3ª etapa.

Roberval Andrade ganhou duas das quatro corridas realizadas em Londrina em 2023. Além disso, sempre ocupou posição no pódium em outros anos da competição neste circuito, em 2019, 2022 e 2023. Também vem embalado pela vitória em uma das corridas da etapa anterior deste ano em Goiânia (GO), no dia 14 de abril.

Roberval Andrade

Durante o próximo fim de semana em Londrina, que envolve treinos livres e classificatórios e as duas corridas, serão realizadas ações de ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, como o incentivo ao público para doação de produtos de higiene e limpeza.

“Com mais de 3.000 metros de extensão, o Autódromo de Londrina se caracteriza por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta”, afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Isso exige ainda mais competitividade dos pilotos e confiabilidade dos caminhões, o que sempre é entregue pela equipe ASG e pelos caminhões Actros”.

Segundo o executivo, a Mercedes-Benz tem longa tradição e uma trajetória vitoriosa nas corridas de caminhão no Brasil. “Por isso, participamos e apoiamos a Copa Truck, que reúne a paixão pelos brutos com a adrenalina e a emoção das disputas entre pilotos e marcas”, diz Jefferson Ferrarez. “Nesse ambiente esportivo, que reúne muitos fãs, o Actros atinge até 240 km/h nos circuitos e os pilotos podem perceber toda força, performance, robustez, resistência e confiabilidade que são amplamente reconhecidos pelos motoristas no dia a dia do transporte de cargas. Portanto, esta competição é uma vitrine muito especial para nós”.

Mercedes-Benz e ASG formam parceria vencedora

Parceira da Mercedes-Benz, com quem conquistou o título de 2022, a ASG Motorsport tem uma nova formação este ano. A equipe segue com sete pilotos. Os mais novos integrantes do time são o paranaense Pedro Perdoncini (#117) e o paulista Marcio Giordano (#126), que possuem experiência em categorias monomarcas e vitórias em algumas das pistas que serão utilizadas pela categoria dos caminhões em 2024. Juntamente com Bia Figueiredo (#111), já integrante da equipe, eles disputarão a nova categoria Super Truck Elite.

Bia Figueiredo

A campanha de 2023, que rendeu 14 vitórias, 41 pódios e o vice-campeonato de pilotos e montadora, mostrou que o time ASG Motorsports estava forte, com Roberval Andrade (#15), Jaidson Zini (#25), Raphael Abbate (#26) e Luiz Lopes (#99). Por isso, esses pilotos foram mantidos para a temporada 2024 na categoria Super Truck Pró.

Entre as marcas ligadas à Mercedes-Benz que patrocinam Roberval Andrade e Bia Figueiredo estão: FleetBoard, Peças Genuínas, RENOV, Alliance, Mercedes Club e Movimento “A Voz Delas”, além do Consórcio Mercedes-Benz.

A parceria da Mercedes-Benz com a ASG envolve o fornecimento de peças ao longo do ano e apoio da Engenharia da Empresa na parametrização dos motores de acordo com cada etapa e pista.

Em seu terceiro ano de história, a ASG Motorsport reforça o compromisso da Copa Truck e se compromete em levar para as pistas e para a organização das corridas os conceitos ESG.

Actros despeja potência de 1.250 cavalos nas pistas da Copa Truck

A elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm do motor Mercedes-Benz do Actros nas pistas da Copa Truck é quase três vezes maior em relação a um caminhão de série utilizado no transporte de carga. O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro frente aos modelos dos clientes. Dessa forma, o Actros despeja muita potência para obter altas velocidades nas pistas dos autódromos, que chegam a mais de 200 km/h, e utiliza o alto torque para ultrapassagens e retomadas, o que é essencial para os pilotos da Copa Truck.

Telemetria dos caminhões de transporte para os caminhões de corrida

Entre as soluções digitais da Mercedes-Benz disponíveis para caminhões destaca-se o sistema de telemetria Fleetboard, ferramenta que traz benefícios aos clientes na gestão da frota e de seus motoristas. Esse serviço também oferece mais segurança para o veículo e a carga, monitoramento em tempo real, apoio à recuperação no caso de roubo e bloqueio com as modalidades Fleetboard Security e Security Sat.

Os recursos da telemetria são aplicados também nos caminhões de corrida, ajudando a equipe de box a monitorar dados essenciais do Actros durante os treinos classificatórios e as corridas. Suas informações são vitais para o melhor desempenho dos caminhões e dos pilotos no comando de seus veículos.

MirrorCam é inovação pioneira da Mercedes-Benz na Copa Truck

Apresentado nos caminhões Actros da ASG no ano passado, a Mercedes-Benz novamente leva para a Copa Truck deste ano o MirrorCam, inovadora solução da marca que utiliza duas câmeras no alto da cabina, uma de cada lado, que captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os retrovisores convencionais.

Disponível como opcional para o Actros de transporte, o MirrorCam recebe adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho é executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, diz Jefferson Ferrarez.

Jefferson Ferrarez

 “Outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência, muito comuns nos espelhos retrovisores. E mais, o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns”.

Transmissão pela Band, SporTV e nas redes sociais

Com previsão de início às 12h30 do domingo, 12 de maio, as duas provas seguidas da 3ª etapa de 2024, em Londrina, serão transmitidas pela Band na TV aberta e pelo SporTV nos canais por assinatura. Os fãs das corridas de caminhões também poderão acessar as redes sociais oficiais da Copa Truck no YouTube e no Facebook.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

YAMAHA INAUGURA CENTRO TECNOLÓGICO EM JANDIRA (SP)

O espaço garante, por meio de avaliações, que todas as motos da Yamaha estejam de acordo com os padrões de excelência da companhia

O Grupo Yamaha, pioneiro na fabricação de motocicletas no Brasil, inaugura, o seu moderno Centro Tecnológico, em Jandira (SP), substituindo a antiga sede, localizada em Guarulhos (SP). Este é o único centro tecnológico da companhia em toda a América Latina. A unidade tem como objetivo aprimorar, desenvolver e certificar todos os modelos de motos que a empresa oferta no país, sejam eles fabricados em Manaus (AM) ou importados, e os que estão destinados para o mercado de exportação. Dessa forma, é possível garantir que os produtos atendam todas as normas e regulamentações vigentes de emissões e segurança veicular, além dos níveis de excelência pelos quais a Yamaha tanto se orgulha e que são reconhecidos pelos consumidores.

“O local está totalmente preparado para verificar as motocicletas da Yamaha, por meio da avaliação de engenheiros e técnicos altamente qualificados, que realizarão inúmeros testes nos laboratórios da instalação com equipamentos adequados para assegurar o nosso compromisso de qualidade e de segurança em favor de nossos clientes”, conta Eduardo Missao Sambuichi, diretor de Desenvolvimento de Produto do Grupo Yamaha. “Os testes também permitem maior autonomia tecnológica das nossas atividades no país, que é extensiva e minuciosa”. 

Para realizar essas verificações, a unidade conta com dinamômetros, robô de simulação de pilotagem, sistema de coleta e análise de gases poluentes, câmara SHED para medição de evaporativos, sistemas de medição de esforços, vibração e análise estrutural. Outro ponto de destaque do Centro Tecnológico Yamaha são os laboratórios de qualidade, de materiais metalográficos e poliméricos e químico para análise de combustíveis e lubrificantes.

De acordo com o executivo, inicialmente, Jandira foi a cidade escolhida para abrigar o centro de distribuição das peças de reposição da Yamaha, por possuir uma localização privilegiada, próxima às rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e Rodoanel. Ou seja, o lugar ideal para destinar os componentes das motos para as concessionárias de todo o território nacional.

 “Como o estado de São Paulo é um importante polo de tecnologia automotivo para o Brasil, otimizamos o espaço disponível no local para construir o novo centro tecnológico”, explica o diretor. “A construção dessa instalação teve início em maio de 2023 e foi finalizada no primeiro semestre de 2024”.

Yamaha do Brasil
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ABVE APONTA MUDANÇAS ESSENCIAIS PARA O PROGRAMA MOVER EM BRASÍLIA

O presidente da ABVE - Associação Brasileira do Veículo Elétrico -, Ricardo Bastos, participou na terça-feira (07) da Audiência Pública da Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, que discute o Mover - Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação. O objetivo do encontro foi discutir a Medida Provisória1205/23, que instituiu o Programa.

“O Mover é um avanço nos programas nacionais de apoio ao transporte sustentável e representa uma continuidade em relação às políticas automotivas que o antecederam, como Inovar Auto e Rota 2030. Essa regulamentação mostra que existe uma preocupação com a previsibilidade das regras do governo para o setor automotivo, condição fundamental para assegurar um fluxo contínuo e seguro de novos investimentos no País”, explicou Bastos.

Ricardo Bastos. Foto: Divulgação ABVE

“Os próximos cinco anos estão conectados com o Mover”, afirmou. De acordo com ele, o programa abre a possibilidade de o País produzir componentes de veículos elétricos que atualmente são importados. Um bom exemplo são as baterias que, na sua avaliação, poderão ser produzidos em território nacional em um prazo de até cinco anos.

Ricardo Bastos reforçou três pontos que a ABVE considera essenciais para o programa: calibrar melhor ou eliminar o "pedágio" para acesso aos benefícios de P&D; mudar o conceito de "potência" do veículo para um conceito de descarbonização e eficiência energética; e reintroduzir os veículos levíssimos entre os segmentos que podem se beneficiar dos incentivos do Mover. “Os veículos levíssimos, como patinetes, motos e bicicletas, também precisam se beneficiar dos incentivos tributários do programa’’.

O executivo também aproveitou para lembrar a importância de o Brasil continuar produzindo veículos elétricos. Nos próximos cincos anos, com o Mover, Ricardo Bastos acredita na nacionalização de outros itens, além das baterias. “Se há demanda de veículos elétricos na América Latina ou em outros países, o Brasil tem que fabricá-los localmente. A nossa cadeia de produção é muito importante”, declarou o presidente.

“O Mover segue as diretrizes do atual governo de compromisso com o desenvolvimento sustentável, visando a neoindustrialização do parque industrial do País e, ao mesmo tempo, fomenta a economia verde, por meio do investimento e incentivo à mobilidade e à logística de baixo carbono”, afirmou o deputado Alex Santana (Republicanos-BA), autor do requerimento para a realização da audiência.

Também participaram da audiência: Marlon Arraes Jardim, diretor do SNPGB (Departamento de Biocombustíveis da Secretaria Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia); Adalberto Maluf, secretário nacional de meio ambiente urbano e qualidade ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e ex-presidente da ABVE; Margarete Maria Gandini, diretora do departamento de desenvolvimento da indústria de alta-média complexidade, representando o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Henry Joseph Junior, diretor técnico da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); Marcello von Schneider, diretor institucional, representando o presidente da BYD Brasil; Luciano Rodrigues, diretor de inteligência setorial da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia); e Edison da Matta, diretor tributário e fiscal da Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

ABVEA Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) é uma entidade criada para apoiar o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e todo o ecossistema da eletromobilidade no Brasil, além de incentivar o desenvolvimento de tecnologias brasileiras de transporte sustentável e a descarbonização da economia. Os 124 associados da ABVE são empresas grandes, médias, pequenas, multinacionais e startups, que abrangem toda a cadeia produtiva da eletromobilidade no Brasil. A ABVE divide-se em seis áreas de atuação: Veículos Leves, Pesados, Levíssimos, Componentes, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Clique aqui para mais informações.

ABVE
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FISHING RAPTOR ANUNCIA A CHEGADA DO NOVO "SUPER SPORT", UM DOS BARCOS MAIS VELOZES JÁ FABRICADOS NO BRASIL.

Capaz de alcançar o equivalente a 120 quilômetros por hora, as primeiras unidades do novo modelo Fishing 41 Super Sport do estaleiro brasileiro Fishing Raptor estão previstas para o 2º semestre de 2024. Com preços em torno de R$ 2,8 milhões na pré-venda, pode ter 4 motores de 400hp e potência total de 1.600hp sobre as águas.

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com as primeiras unidades para águas brasileiras e internacionais, incluindo os Estados Unidos e, além do design robusto da marca, trará muita esportividade e desempenho já que será um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil, segundo a marca, com uma potência de até 1.600hp em 4 motores de 400hp com capacidade de alcançar mais de 70 milhas, o equivalente a cerca de 120 km por hora. A lancha já está em construção e já teve unidades comercializadas na pré-venda e alta procura para clientes nacionais e internacionais. O valor da embarcação nesta fase gira em torno de R$ 2,8 milhões, dependendo das configurações.

"Para quem ama velocidade, a Fishing 41 Super Sport vem para surpreender. Fizemos investimentos em equipamentos e motorização top de linha para entregar uma verdadeira experiência sobre as águas. Neste modelo, praticamente será imperceptível o atrito do barco com o mar e as ondas, dando a real sensação de 'voar'. Além disso, velocidade é uma característica dos barcos da Fishing que são conhecidos por terem seus cascos altamente resistentes e por conta do V profundo que possibilita 'cortar' a água de forma ágil e segura", afirma Fernando Assinato, CEO da Fishing Raptor.

A Fishing 41 Super Sport tem quase 12,50 metros de comprimento e capacidade para receber até 16 passageiros. As novidades desta embarcação incluem a motorização quadra de motores de 300 a 400hp. Para aproveitar toda a potência da embarcação, o posto de comando com telas touch e sistemas de pilotagem por joystick trazem as mais recentes tecnologias internacionais.

Ao estilo Center Console, o barco é uma versão 'super upgrade' do modelo de sucesso Fishing 410 Solarium, com nova configuração de permite até 6 pessoas no posto de comando, coberto por um hard top, novidade da marca para uma embarcação desse porte. Também foram incluídos 5 assentos na área da popa.

Os passageiros podem andar livremente ao redor da embarcação que traz novo layout externo e amplo espaço para confraternização com espaço gourmet. O modelo também pode ter duas portas hidráulicas laterais na popa, com 2,10 metros de largura, que privilegiam o contato com o mar e aumentam ainda mais o espaço da embarcação. Já na proa, o costado do barco é protegido com encostos acolchoados, além de possuir assentos e ainda um solário para até duas pessoas.

O interior tem banheiro fechado, pé direito de 1,95 metros e o layout favorece para a instalação de uma generosa cama ao centro do barco.

Fishing RaptorCom fábrica localizada em Santa Catarina, a Fishing Raptor é a principal fabricante de lanchas de lazer e esportes náuticos do país, com modelos de 26 a 50 pés. Todas as embarcações atendem aos rigorosos controles de qualidade e seguem as normas marítimas e de segurança internacionais. A tecnologia implantada pelo estaleiro, há mais de 25 anos no mercado, consiste em lacrar com lâminas de poliuretano expandido nas camadas do casco e isso impede o naufrágio, mesmo que o barco seja 'cortado' ao meio. Além da segurança, chama atenção também a velocidade das embarcações, principalmente pela motorização de alta potência como também pelo desenho do casco em 'V' profundo que possibilita 'cortar' as ondas mesmo em mares agitados. Ao todo, são mais de 15 modelos de embarcações fabricadas pelo estaleiro, com sede em São José (SC), com tamanhos de 26 a 50 pés. Clique aqui e visite o site.

Fishing Raptor
Rotas Comunicação

EQUIPE NISSAN DE FÓRMULA E CHEGA À ALEMANHA PARA RODADA DUPLA DO E-PRIX DE BERLIM COM NOVO FORMATO

A Equipe Nissan de Fórmula E está pronta para enfrentar o novo traçado do Circuito Urbano do Aeroporto de Tempelhof no próximo final de semana, para as Rodadas 9 e 10 da Temporada 2023/2024 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. Berlim será a primeira de quatro rodadas duplas consecutivas que vão fechar esta Temporada 10.

Na última prova, realizada em Mônaco, a equipe garantiu uma boa pontuação com um excelente ritmo de corrida demonstrado pelos dois pilotos, permitindo que eles avançassem pelo pelotão de forma eficiente e levassem 12 pontos para a conta da escuderia nesta temporada.

Oliver Rowland conquistou seu primeiro troféu na Fórmula E em Berlim com a Nissan em 2020, quando dominou a prova e liderou cada volta desde a pole position, garantindo a vitória. O piloto britânico está atualmente em quarto no ranking do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, às vésperas da corrida na Alemanha.

Já Sacha Fenestraz está apresentando um rendimento consistente, tendo pontuado em suas três últimas provas. O piloto franco-argentino busca mais uma vez terminar no top 10, agora que a categoria dá início à segunda metade do calendário neste fim de semana.

O circuito mais visitado da história da Fórmula E, e o único que está presente no calendário da categoria desde o início, recebeu uma nova configuração para a Temporada 10 para otimizar a corrida dos carros de Geração 3 (Gen3), que são ainda mais potentes. Entre as alterações estão a mudança da reta dos boxes e da reta de largada e de chegada, permitindo um trajeto mais longo até a primeira curva. A icônica vista da aeronave Douglas DC-6 aguarda os pilotos na Curva 2 neste traçado mais recente do circuito, enquanto que a área interna alterada deve proporcionar um desafio técnico ainda maior.

A ação já começa na Sessão de Treinos Livres 1, nesta sexta-feira. As duas rodadas de E-Prix começam às 10h da manhã no sábado e domingo (horário de Brasília).

Após a rodada dupla no fim de semana em Berlim será realizado o 'Teste de Novatos' na segunda-feira, dia 13. A Equipe Nissan de Fórmula E será representada pelo brasileiro Caio Collet, de 22 anos, o atual piloto de simulador e reserva da escuderia que já venceu várias corridas na Fórmula 3. Seu companheiro de equipe será o italiano Gabriele Minì, de 19 anos, que é membro da Alpine Academy e também já venceu provas na Fórmula 3 em 2023, ocupando atualmente o terceiro lugar no Campeonato.

Em meio aos preparativos para a rodada dupla que acontece neste fim de semana, a Equipe Nissan de Fórmula E lançou mais uma edição de sua playlist 'Sounds of Season 10'. A trilha sonora foi criada especialmente para a corrida em Berlim pelo compositor alemão Matthias Rehfeldt, para ajudar a sentir a extraordinária energia e velocidade do icônico Circuito de Tempelhof.

A playlist 'Electric Legacy' reflete o espírito cultural único e diverso e a paixão pelas competições das principais cidades que sediam as provas da Fórmula E. A vibrante edição inspirada em Berlim já está disponível, junto com as versões anteriores dedicadas aos circuitos de Tóquio, Misano e Monte Carlo. Clique aqui e acesse a playlist completa.

"Estamos nos mostrando competitivos e consistentes até agora e vamos continuar trabalhando duro agora que passamos para a segunda metade da temporada. O ritmo de corrida dos dois pilotos foi excelente em Mônaco, eles lutaram para atravessar o pelotão depois de uma qualificação difícil e terminamos com nossos dois carros nos pontos. Então estamos com uma boa vibe às vésperas da prova na Alemanha, mas continuamos focados e cautelosos. Com as mudanças no circuito, o fim de semana ficou um pouco imprevisível, mas não tanto quanto um circuito totalmente novo. As modificações no traçado farão com que a gestão da energia tenha um papel crucial desta vez e a superfície extremamente abrasiva do concreto de Tempelhof continua sendo um dos maiores desafios para todas as equipes. A rodada dupla em Berlim foi difícil para nós na última temporada, provavelmente mais do que qualquer outra prova. Entretanto, a equipe ficou mais forte e experiente nos últimos doze meses, por isso estamos confiantes que este ano será diferente e poderemos ter um desempenho melhor desta vez", destacou Tommaso Volpe.

"O fim de semana em Mônaco não foi o mais fácil, mas a corrida foi bem positiva, apesar de termos algumas áreas de melhoria como equipe e individualmente. Minhas metas para a segunda parte da temporada são encarar cada corrida individualmente e maximizar nossa performance. Não estou pensando muito no Campeonato, mas sim focando em crescer com base nas conquistas deste ano. Tive sucesso aqui em anos anteriores, apesar de não ser um dos meus circuitos favoritos, mas o novo traçado vai com certeza ser interessante. É um desafio para todos, mas esperamos atingir rapidamente uma boa velocidade e ter um bom fim de semana", disse Oliver Rowland

"É incrível conseguir atingir as metas que defini para mim e terminar as últimas provas nos pontos de forma consistente, o que demonstra que estamos progredindo. Começamos com um bom resultado no sábado depois da qualificação e precisamos continuar focados agora, pois cada fim de semana até o final da temporada terá uma rodada dupla. Apesar de termos batalhado muito no ano passado em Berlim, a equipe está muito mais estruturada e competitiva para esta corrida, graças aos resultados que conquistamos até agora durante o ano. O circuito vai ser diferente do que já conhecemos anteriormente aqui, e tanto o Oli como eu vamos dar o máximo para acumular mais pontos novamente", afirmou Sacha Fenestraz.

Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Sacha Fenestraz formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 10 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira montadora a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.

Nissan do Brasil