sábado, 4 de maio de 2024

COM ATITUDE SUV DE SÉRIE, NOVO CITROËN C3 ENTREGA ROBUSTEZ EM TODAS AS VERSÕES

Não é preciso versão especial para que o Novo Citroën C3 tenha Atitude SUV: ela é de série em todos os modelos, para atender a todos os consumidores que buscam conforto e versatilidade em diferentes tipos de pisos e ambientes. Seus balanços curtos e para-choque especialmente projetados para somar robustez e estilo eliminam a necessidade de se levantar a suspensão para melhorar suas virtudes. Todo Novo C3 sai da fábrica com 23º de ângulo de entrada, 39º de ângulo de saída e 18 cm de distância mínima para o solo.

Com o Novo C3 o consumidor não precisa abrir mão de rádio e volante multifuncional para poder trafegar por fazendas e estradas de terra batida com muita robustez. O Novo C3 oferece diferentes pacotes de acabamento e motorização em cinco versões, com opção de motor 1.0 ou 1.6 e câmbio manual ou automático.

O exclusivo sistema multimídia Citroën Connect Touchscreen com tela de 10,25 polegadas dispõe de Android Auto e Apple Carplay sem fio para que o cliente possa acompanhar todas as últimas notícias do agronegócio ou utilizar diferentes aplicativos sem a necessidade de cabos. E quem quiser incrementar seu Novo C3 tem uma gama com mais de 50 acessórios originais Mopar que incluem sensor de estacionamento frontal, carregador de celular por indução, protetor de cárter e tapetes PVC para cabine e porta-malas.

Durante seu desenvolvimento, o time de desenvolvimento da Stellantis rodou mais de um milhão de quilômetros por toda a região, assegurando uma robustez que poderia estar até no nome do Novo C3. E o melhor de tudo é que a acessibilidade única da Citroën faz com que todo tipo de cliente possa adquiri-lo com os preços mais competitivos do segmento.

CitroënDesde 1919, a Citroën cria automóveis, tecnologias e soluções de mobilidade para responder às mudanças da sociedade. Marca de ousadia e inovação, a Citroën coloca a tranquilidade e o bem-estar no centro da experiência do cliente e oferece uma ampla gama de modelos, desde o diferenciado Ami, um objeto de mobilidade elétrica projetado para a cidade, até sedãs, SUVs e veículos comerciais, a maioria disponível em versões elétricas ou híbridas recarregáveis. Marca pioneira no atendimento e atenção aos seus clientes particulares e profissionais, a Citroën está presente em 101 países e conta com uma rede de 6.200 pontos de venda e atendimento em todo o mundo.

Citroën
Stellantis

BORGWARNER FORNECE SISTEMA ELÉTRICO DE VETORIZAÇÃO E DESCONEXÃO DE TORQUE PARA OS SUVS BEV DA POLESTAR

A BorgWarner é a pioneira com seu sistema elétrico de vetorização e desconexão de torque - eTVD - para veículos elétricos a bateria (BEVs), com lançamentos para a Polestar e uma importante montadora europeia. 

O eTVD faz parte do portfólio de soluções do sistema elétrico de gerenciamento de torque (eTMS) da BorgWarner, que é projetado para controlar de forma inteligente o torque das rodas para aumentar a estabilidade, fornecer desempenho dinâmico superior e melhorar a tração durante a partida e a aceleração. O eTVD está atualmente em produção para SUV Polestar 3, e a produção para uma grande montadora europeia ocorrerá ainda este ano.

“Nossos novos sistemas de gerenciamento de torque para veículos elétricos demonstram nossa experiência multidisciplinar, capacidades de integração de sistemas e o trabalho excepcional de nossa equipe BorgWarner”, disse Volker Weng, vice-presidente da BorgWarner Inc. e presidente e gerente geral da BorgWarner Drivetrain and Battery Systems. “Com a transição do mercado para mais módulos e veículos definidos por software, é fundamental ter sistemas sofisticados em funcionamento, como o nosso eTVD, que possam calcular, prever e controlar com precisão e rapidez o comportamento do veículo numa vasta gama de situações. Recebemos excepcional feedback positivo dos clientes em relação às suas experiências de test drive e esperamos atender às novas necessidades do mercado com nosso software, controles e experiência em calibração.

O eTVD de alto desempenho oferece um sistema 3 em 1, substituindo o diferencial e apresentando vetorização de torque e função de desconexão sob demanda. Em contraste com os sistemas baseados em freios, a vetorização de torque evita intervenções desnecessárias nos freios, reduzindo assim a aspereza e a vibração. Isto também leva a menos desgaste dos freios e pneus, com o benefício adicional de menores emissões de partículas.

Os sistemas eTVD da BorgWarner oferecem software e controles de alto nível que podem ser personalizados pelas montadoras para se alinharem às necessidades de sua própria plataforma e às características específicas da marca.

O peso maior dos BEVs pode reduzir a agilidade, mas os sistemas eTVD da BorgWarner permitem uma sensação muito mais leve do veículo, ao mesmo tempo que aumentam a segurança geral. O design inteligente e o software intuitivo minimizam o risco de características de condução indesejadas e permitem uma tração superior, independentemente da estrada e das condições meteorológicas. A resposta do torque é instantânea em cenários desafiadores e exigentes, garantindo viagens suaves e seguras.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

FORD FUND PASSA A SE CHAMAR FORD PHILANTROPY

O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, anunciou a mudança do nome da instituição para “Ford Philanthropy”. Essa evolução reflete o legado de 75 anos da Ford atuando nas comunidades onde a empresa está presente em todo o mundo. 

Desde 1949, a Ford Philanthropy já doou US$ 2,3 bilhões em contribuições filantrópicas, juntamente com a Ford, e permanece inabalável no seu compromisso de investir em soluções para atender as necessidades específicas das comunidades.

A reformulação estratégica da marca traz não só uma perspectiva nova e moderna, mas também sublinha a missão duradoura da Ford de tornar o mundo um lugar melhor. Apesar da mudança de identidade, os parceiros comunitários da Ford Philanthropy, o modelo de financiamento, a rede de centros comunitários e o foco nas prioridades – usar a experiência da Ford em mobilidade para expandir o acesso a serviços essenciais e à educação para o futuro do trabalho e o empreendedorismo – continuam os mesmos.

“Retribuir faz parte da história e dos valores da Ford desde o início”, diz Mary Culler, presidente da Ford Philanthropy. “A reformulação da marca honra a nossa rica história e reflete melhor a nossa missão principal, de atuar em parceria com as comunidades para ajudar as pessoas a evoluir e crescer. Seja fornecendo alimentos para famílias, ajudando os vizinhos na reconstrução depois de um desastre ou ampliando o acesso a carreiras em mobilidade, na Ford Philanthropy temos paixão de trabalhar com nossos parceiros locais e empregados voluntários para ajudar a construir o progresso e a equidade nas comunidades da Ford ao redor do mundo.”

Junto com a reformulação da marca, a Ford Philanthropy também divulgou o seu Relatório de Impacto anual de 2023, que entre outros destaques inclui as seguintes ações:
• US$ 73,7 milhões doados em contribuições filantrópicas pela Ford e a Ford Philanthropy;
• O apoio direto a 3,5 milhões de pessoas através de parcerias e programas;
• A realização de trabalhos em parceria com 470 organizações sem fins lucrativos e comunitárias;
• 55.000 horas de trabalho voluntário prestadas por empregados da Ford em 31 países.

A Ford Philanthropy, anteriormente conhecida como Ford Fund, defende o acesso equitativo a serviços essenciais, à educação para o futuro do trabalho e empreendedorismo, utilizando o transporte e a tecnologia para conectar as pessoas às oportunidades de que necessitam para crescer e avançar. Com um legado de 75 anos e US$2,3 bilhões em contribuições desde 1949, a Ford Philanthropy e a Ford Motor Company estabelecem parcerias com organizações sem fins lucrativos e organizações comunitárias para investir e co-criar soluções que satisfaçam às necessidades únicas da comunidade. Aproveitando a escala, os recursos e a experiência em mobilidade da Ford, a Ford Philanthropy gera mudanças impactantes através de doações, Centros Comunitários da Ford e voluntariado dos empregados. Clique aqui para mais informações sobre o trabalho da Ford Philanthropy ou junte-se à entidade em @FordPhilanthropy no Facebook e Instagram.

Ford Motor Company

INSTITUTO RENAULT PROMOVE AÇÕES DIGITAIS DE EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

Em comemoração ao movimento Maio Amarelo, o Instituto Renault desenvolve o programa “O trânsito e eu” para o formato digital. As cidades paranaenses de São José dos Pinhais e Maringá serão as primeiras do país a receber esta novidade.

O novo formato digital consiste em um jogo de realidade virtual 100% desenvolvido no Brasil, que simula as condições de trânsito. Dentro do ambiente virtual imersivo de 360 ​​graus, personagens aparecem em situações cotidianas que são avaliadas como corretas ou não pelo jogador.

A estreia do novo formato aconteceu no dia 2 de maio em uma ação organizada pela Secretaria de Trânsito e Transportes de São José dos Pinhais (PR) no Centro da Juventude, espaço público localizado no Bairro da Borda do Campo, entorno do Complexo Ayrton Senna. 

Esta é a primeira ação de parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais, que beneficiará alunos de escolas públicas do município. Na sequência, o projeto será apresentado em Maringá, durante a Expoingá, uma das feiras agropecuárias mais importantes do país, em parceria com a Prefeitura de Maringá e a Secretaria Municipal de Trânsito.

Criado em 2000 pelo Grupo Renault e implantado com sucesso em 35 países, o programa “O trânsito e eu” ajuda a educar futuros cidadãos mais conscientes no trânsito. No Brasil desde 2012, o programa liderado pelo Instituto Renault já educou mais de 270 mil crianças, levando como noções essenciais de segurança e mobilidade.

“Acreditamos no poder de transformação da educação. Com a evolução do programa “O trânsito e eu” vamos ampliar nosso impacto positivo na sociedade, formando cidadãos cada vez mais conscientes no trânsito”, destaca Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault. 

O programa é adaptado à realidade local à legislação brasileira, abordando leis de trânsito e condutas responsáveis, a convivência segura e harmônica entre os diversos usuários através do respeito ao outro, à diversidade e ao meio ambiente.

Durante o mês de maio, também estão previstas a realização de ações de conscientização para colaboradores e familiares da Renault do Brasil, para jovens da comunidade da Borda do Campo, bairro onde estão localizadas as fábricas da Renault e para a rede de entregas.

Instituto Renault

A estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Grupo Renault está incorporada ao propósito de desempenho e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social. Nos últimos 13 anos, já são 887.358 pessoas impactadas.

Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.

O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 100 mil pessoas desde 2002.

 A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na AMARB (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações para promover a geração de renda, a AMARB formou 496 pessoas em 2023 contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.

Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em 2022, o Geração Futuro foi ampliado com o lançamento da versão Profissionalizante, um curso de mecânica automotiva em parceria com o SENAI Paraná e a Prefeitura de São José dos Pinhais, dedicado aos moradores do bairro Borda do Campo. Juntos, os programas já formaram 496 pessoas desde 2019.

Na Segurança no Trânsito, a Renault promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo que mais de 270 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.

Renault do Brasil

sexta-feira, 3 de maio de 2024

GENERAL MOTORS DIVULGA RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE 2023 RUMO A UM FUTURO ZERO EMISSÃO

No Brasil, a GM se uniu com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), um projeto focado na conservação de onças, que são classificados como “Quase Ameaçados” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A ação faz parte do compromisso para preservar o bioma e a cultura local.

A General Motors divulgou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, destacando o compromisso da empresa com a construção de um futuro equitativo de zero emissão e trabalhando rumo a seu objetivo de neutralidade de carbono. O documento destaca as iniciativas da GM para acelerar a adoção de veículos elétricos, fomentar parcerias estratégicas para aprimorar a sustentabilidade da cadeia de suprimentos e apoiar o desenvolvimento de uma rede elétrica alimentada por energia renovável para abastecer suas instalações.

A GM está se esforçando para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em busca de um futuro com zero emissão. O relatório fornece insights abrangentes sobre as iniciativas da GM em áreas-chave, incluindo gestão ambiental, inovação, responsabilidade social e governança.

“A sustentabilidade não é apenas uma boa prática. É um bom negócio para a empresa, para os colaboradores e para recrutar e reter as melhores pessoas, que nos ajudarão a alcançar nossa visão”, disse a presidente e CEO da GM, Mary Barra. “Fizemos enormes avanços por meio de nossos investimentos e inovações em tecnologia elétrica e autônoma, e vamos expandir nosso alcance, especialmente com lançamentos importantes de EVs em ampla gama de faixas de preço e segmentos”.

Destaques importantes do novo relatório incluem:

- Juntar-se à Iniciativa ZEROgrid ao lado de outros líderes do setor e do Rocky Mountain Institute para impulsionar o progresso em direção a uma rede menos intensiva em carbono, mais confiável e acessível

- Planejar a integração do North American Charging Standard (NACS) em futuros EVs da GM, ao mesmo tempo que permite acesso a mais de 15.000 supercarregadores em 2024

- Expandir o compromisso da GM com a First Movers Coalition para ser inclusivo de aço, alumínio, concreto e cimento

- Fornecer US$ 64 milhões em subsídios para quase 400 organizações sem fins lucrativos com sede nos EUA para ajudar a criar soluções inclusivas para questões sociais

"Na GM, estamos dando passos importantes apoiando a transição para um futuro mais sustentável e zero emissão", disse Kristen Siemen, vice-presidente de Sustentabilidade da GM. "Continuamos progredindo integrando a sustentabilidade em nosso negócio desde o design inicial e seleção de materiais, passando pelo desenvolvimento de produtos e fabricação, até soluções inovadoras para o final da vida útil. Embora haja mais trabalho a ser feito, estamos orgulhosos de nosso progresso e estamos avançando com propósito"

O relatório mostra destaques das iniciativas no Brasil:

- A GM fez uma contribuição US$ 10 milhões para a manutenção da Reserva Natural Guaricica, no Paraná. O local tem mais de 20.000 hectares anteriormente utilizados para pastagens, mas que agora foi transformado numa floresta. A reserva é um ativo valioso em preservação da biodiversidade e de mitigação das alterações climáticas.

Reserva Natural Guaricica

- A GM se uniu com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), um projeto focado na conservação de onças, que são classificados como “Quase Ameaçados” na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A ação faz parte do compromisso para preservar o bioma e a cultura local.

- Programa de restauração na Amazônia, que mantém florestas nativas por meio de colaboração da comunidade local.

Programa de restauração na Amazônia

- Redução do consumo de água potável em unidades do Brasil, por meio de utilização de água de reuso como fonte para os sistemas de resfriamento e de proteção contra incêndio.

O relatório foi preparado em referência ao Global Reporting Initiative (GRI) 2021 Standards e inclui respostas ao framework da Sustainability Accounting Standards Board (SASB). O Relatório de Sustentabilidade de 2023, disponível para visualização e download em GMsustainability, fornece aos stakeholders e ao público insights abrangentes sobre a jornada de sustentabilidade da GM e seu compromisso com um futuro equitativo, totalmente elétrico.

A General Motors é uma empresa global focada em promover um futuro totalmente elétrico que seja inclusivo e acessível a todos. No centro dessa estratégia está a plataforma de bateria Ultium, que eletrifica tudo, desde carros de entrada até veículos de alto desempenho. A General Motors, suas subsidiárias e joint ventures vendem veículos sob as marcas Chevrolet, Buick, GMC, Cadillac, Baojun e Wuling. Mais informações sobre a empresa e suas subsidiárias, incluindo o OnStar, líder global em serviços de segurança e proteção para veículos, podem ser encontradas no site GM.

General Motors América do Sul

NOVOS MERCEDES-BENZ EQA E EQB 100% ELÉTRICOS CHEGAM AO PAÍS COM MAIS EFICIÊNCIA E ESPORTIVIDADE

Mercedes-Benz EQA

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil confirma a chegada dos novos EQA e EQB em sua linha de automóveis durante o mês de maio. Os modelos receberam atualizações em design, tecnologia, eficiência e segurança tornando-se ainda mais atrativos para os consumidores que estão entrando no segmento dos modelos 100% elétricos de luxo.

O Mercedes-Benz EQA é um SUV compacto, caracterizado pela nova grade dianteira com estrela cromada e faixa de luz frontal e traseira. Uma amostra de suas aspirações esportivas também é percebida pelos domos no capô.

Marcado por sua versatilidade, o Mercedes-Benz EQB combina a condução livre de emissões com um conceito de espaço altamente variável. Com espaço para até sete ocupantes, o EQB representa um estilo de vida social - ecologicamente correto, flexível e adequado para uso diário sem restrições.

Mercedes-Benz EQB

Atualmente, a marca possui o maior portfólio de automóveis 100% elétricos do segmento de luxo no Brasil. São sete diferentes modelos no total. Além dos novos EQA e EQB, a marca oferece o EQE 300 nas versões sedan e SUV, o AMG EQE 53 4MATIC+ SUV, o AMG EQS 53 4MATIC+ e o EQS 450+ SUV.

Novo design exterior e interior

A principal atualização no design é percebida facilmente com a nova grade frontal com o padrão de estrelas em fundo na cor preta – presentes em outros modelos elétricos da marca. Uma faixa de luz conecta as luzes diurnas dos faróis, enquanto um novo para-choque enfatiza a amplitude frontal dos modelos. Os designers também atualizaram o interior das lanternas traseiras.

As inovações no interior incluem um volante multifuncional em couro com teclas de controle sensíveis ao toque, bem como o acabamento interno com o padrão de estrelas da marca no console e portas.

DNA Esportivo AMG

Ambos os automóveis elétricos estão equipados com o Pacote Esportivo AMG que traz os genes esportivos da AMG para a eletromobilidade. O parachoque dianteiro AMG com entradas de ar e o parachoque traseiro da AMG com design de difusor enfatizam o potencial de condução dinâmica. As rodas de liga leve AMG de 19 polegadas com dez raios e os revestimentos dos arcos das rodas na cor da carroceria completam o design.

Versões para o Brasil

Lançados no final de 2022, os modelos recebem agora medidas que buscam uma melhor aerodinâmica e pneus altamente otimizados para resistência ao rolamento. A nova função de maximização de autonomia é útil no uso diário: consumidores de energia, como o display ou o ar-condicionado, podem ser desligados ou sua funcionalidade limitada em favor de mais autonomia.

O EQA 250 segue com o atual conjunto motriz, com um motor frontal (PSM) que gera 190 cv e autonomia de até 321 km (método INMETRO).

Enquanto o novo EQB 350 4MATIC é oferecido agora em versão 4x4, com dois motores (frontal ASM e traseiro PSM) que geram 292 cv e com uma autonomia de até 272 km (método INMETRO).

A bateria de íons de lítio de ambos as versões, que fica na parte inferior do veículo, tem uma capacidade de 66,5 kWh. O sistema tem capacidade de carga de 11 KWh em um carregador de corrente alternada (AC) e até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua (DC). A Mercedes-Benz emite um certificado para suas baterias de alta tensão, garantindo assim maior segurança aos clientes: 8 anos ou 160.000 km com uma capacidade residual definida.

Alto nível de equipamentos

O display central de 10,25” e alta definição agora apresenta uma geração atualizada do MBUX (Mercedes-Benz User Experience). Os usuários podem personalizar a aparência dos displays com três estilos de exibição (sutil, esportivo, clássico) e três modos (navegação, assistência, serviço). O MBUX também apresenta novos recursos quando o modelo está em carregamento.

Os sistemas de assistência à condução com tecnologia de sensor aprimorada incluem uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma nova câmera de ré. O Pacote de Assistência à Condução contém funções aprimoradas como por exemplo, o Assistente Ativo de Manutenção de Faixa que funciona de forma mais confortável com intervenção via direção em vez de ESP.

Pacote de Energia e Manutenção de 3 anos

Assim como os demais modelos 100% elétricos Mercedes-Benz, os novos EQA e EQB incluem um carregador wallbox e pré-instalação como itens de série. Além desse pacote, os automóveis trazem três anos de manutenção preventiva já inclusa e três anos de garantia de fábrica.

Produção neutra em carbono desde 2022

Todas as fábricas próprias de automóveis e vans da Mercedes-Benz em todo o mundo. Isso inclui as fábricas em Rastatt (Alemanha) e Kecskemét (Hungria) responsáveis pela produção do EQA e EQB, bem como as fábricas de baterias em Kamenz (Saxônia) (subsidiária da Mercedes-Benz, Accumotive) e em Jawor (Polônia).

A Mercedes-Benz também tornou a produção neutra em emissões de carbono das células de bateria um requisito-chave para seus parceiros nesse processo. Isso permite reduzir as emissões de produção de uma célula em cerca de 30%. Uma redução adicional na pegada de carbono é almejada através da redução das emissões no material do cátodo e do uso de energias renováveis na produção e refinamento de matérias-primas.

Principais equipamentos de série

Mercedes-Benz EQA 250
Sistema KEYLESS-GO 
Pacote Estacionamento com câmera de ré e assistente de estacionamento PARKTRONIC
Alarme Antifurto e Proteção URBAN GUARD
Pacote de iluminação interior
Assentos dianteiros revestidos em ARTICO/ DINAMICA microfibra, esportivos, elétricos e memória
Sistema MBUX 
- Ativação por voz “Hey Mercedes” 
- Duas telas de 10,25”
- Sistema de Navegação
- Carregamento sem fio para aparelhos celulares
- Integração para Smartphones sem fio (Apple CarPlay/Android Auto)
Teto solar panorâmico
Retrovisores externos rebatível eletricamente e função antiofuscante no retrovisor interno
Ar-condicionado THERMOTRONIC 2 zonas 
Faróis FULL LED com faróis altos adaptativos
Pacote Driving Assistance
- Assistente de distância ativa DISTRONIC 
- Assistente ativo de direção
- Assistente ativo de manutenção de faixa
- Assistente ativo de ponto cego
- PRE-SAFE®

Mercedes-Benz EQB 350 4MATIC (equipamentos adicionais)
Terceira fila de assentos

Dados técnicos

EQA 250

EQB 350 4MATIC

Sistema de propulsão

Potência máxima (cv)

Torque (Nm)

Bateria

Capacidade energética

Aceleração 0 - 100 km/h (s)

Velocidade máxima (km/h)

Autonomia (km)

Pneus

Capacidade do porta-malas (L)

Dimensões (mm)

- Comprimento / Largura / Altura

- Entre eixos

1 motor elétrico (PSM)

190

385

Íons de lítio

66,5 kWh

8,6

160 (Limitada Eletronicamente)

Até 321 km (INMETRO)

235/50 R19

340 – 1.320

 

4.463 / 2.020 / 1.612

2.729

2 motores elétrico (ASM/PSM)

292

520

Íons de lítio

66,5 kWh

6,2

160 (Limitada Eletronicamente)

Até 272 km (INMETRO)

235/50 R19

495 – 1.710

 

4.684 / 2.020 / 1.689

2.829

Os novos EQA e EQB já estão disponíveis em toda a rede de concessionários da marca com preços sugeridos para o EQA 250 de R$ 399.900,00 e para o EQB 350 4MATIC de R$ 449.900,00.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil

INVESTIMENTOS EM TRANSIÇÃO ENERGÉTICA COM A FONTE SOLAR CHEGAM A R$ 200 BILHÕES NO BRASIL, SEGUNDO ABSOLAR.

Os investimentos em transição energética brasileira a partir da fonte solar no Brasil acabam de atingir R$ 200 bilhões no País, somando as grandes usinas fotovoltaicas e os sistemas de geração própria de em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o que amplia de forma expressiva o protagonismo brasileiro na descarbonização da economia e no combate ao aquecimento global.

Os dados são da Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR). Segundo a entidade, a fonte solar ultrapassou os 42,4 gigawatts (GW) de potência instalada, o que equivale a capacidade de mais de três usinas de Itaipu, a segunda maior do mundo. Segundo o balanço da entidade, o setor fotovoltaico gerou mais de 1,2 milhão de empregos verdes no País na última década.

“A energia solar é uma das fontes mais competitivas. E, por isso, é a que cresce mais rápido. Quem investe consegue economizar até 90% na conta de energia. E o retorno é rápido, pois o preço das placas caiu mais de 50% no ano passado”, comenta Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR.

Já Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR, ressalta que o protagonismo da tecnologia fotovoltaica na transição energética brasileira contribui fortemente para o desenvolvimento social, econômico e ambiental, em todas as esferas da sociedade. “Além de acelerar a descarbonização das atividades econômicas e ajudar no combate ao aquecimento global, a fonte solar tem papel cada vez mais estratégico para a competitividade dos setores produtivos, alívio no orçamento familiar, independência energética e prosperidade das nações”, explica.

Somente de janeiro a abril deste ano, a fonte solar adicionou 5,4 GW na matriz elétrica nacional, somando as grandes usinas solares e os sistemas de geração própria de energia em telhados, fachadas e pequenos terrenos, o que amplia de forma expressiva o protagonismo brasileiro na transição energética global.

Atualmente, a participação da fonte solar equivale a 18% da matriz elétrica brasileira. Adicionalmente, pelos cálculos da ABSOLAR, o setor fotovoltaico já evitou a emissão de 51,9 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade. De acordo com a entidade, desde 2012, os negócios no setor fotovoltaico garantiram mais de R$ 61,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Na geração distribuída, são 28,9 GW de potência instalada da fonte solar. Isso equivale a cerca de R$ 142 bilhões em investimentos, R$ 42,2 bilhões em arrecadação e mais de 867 mil empregos verdes acumulados desde 2012, espalhados pelas cinco regiões do Brasil. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração distribuída no País, liderando com folga o segmento.

Já no segmento de geração centralizada, as grandes usinas solares possuem mais de 13,5 GW de potência no País, com cerca de R$ 58,4 bilhões em investimentos acumulados e mais de 407,4 mil empregos verdes gerados desde 2012.

ABSOLAR
TOTUM Comunicação

SIMPÓSIO SAE BRASIL POWERTRAIN ENFOCA SUSTENTABILIDADE E REDUÇÃO DE CO2

Com foco em motores e transmissões, novas tecnologias relacionadas à transição energética, descarbonização e sustentabilidade no powertrain, o 22º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, reúne nos próximos dias 08 e 09 de maio representantes da indústria, professores e pesquisadores, que debaterão perspectivas, estratégias e tecnologias para a mobilidade brasileira.

Organizado pela SAE BRASIL Seção São Paulo Interior, o simpósio será realizado no Parque de Inovação Tecnológica em São José dos Campos (Av. Doutor Altino Bondesan 500, Distrito de Eugênio de Melo).

Roger Guilherme, gerente do departamento Way to Zero Center da Volkswagen do Brasil, e Ieda Maria Oliveira, diretora executiva da Eletra, são chairpersons da programação de Motores e de Transmissões, respectivamente.

Em dois dias de apresentações, cinco painéis e mesa-redonda, o simpósio trará desafios e potencialidades da transição energética brasileira, projetos e pesquisas em novas tecnologias, combustíveis alternativos, e debaterá temas como transformação digital, IA no processo de desenvolvimento de produtos, soluções sustentáveis para a propulsão, eletrificação, reciclagem de materiais e economia circular.

Destaques da programação

No dia 8 no Painel de Motores a Combustão Interna Sustentáveis o Painel 1 apresentará novas tecnologias para a descarbonização, o uso de biocombustíveis como uma das soluções para a longevidade do motor de combustão interna e possibilidades de aplicação de diferentes combustíveis renováveis, como hidrogênio verde, biometano e etanol.

O Rota 2030 - Otimização de motores a ignição por centelha será o foco da mesa-redonda, com apresentação de projetos de P&D em tecnologias relacionadas a etanol em parceria empresa/universidade e ênfase na importância do biocombustível para a descarbonização no país, sua disponibilidade e abrangência na distribuição, além de possibilidades em otimizações de motores para melhorar sua perenidade no mercado.

No Painel de Transmissões o Painel 2 falará de soluções para a propulsão elétrica, lubrificação e eficiência para melhoria do desempenho de fluidos de transmissão para veículos elétricos, aços para powertrain elétricos e formação de engenheiros de powertrain para o futuro.

O Painel 3 trará os desafios da mobilidade do futuro, uma visão para veículos comerciais e mobilidade aérea, que Inclui sistemas de propulsão elétrica de aeronaves, desenvolvimento brasileiro do transporte de passageiros sustentável e sistemas de propulsão de ônibus elétrico.

No dia 9 o Painel Conjunto de Motores e Transmissões debaterá no Painel 4 Sustentabilidade e Economia Circular, com destaque para a cadeia de CO2 desde a concepção do produto, avaliação da pegada de carbono de materiais, origem da matéria-prima, processos produtivos, local de produção e possibilidade de reuso, recuperação ou reciclagem de componentes até o fim de sua vida útil.

No Painel 5 o assunto será Transformação Digital, como a IA e a digitalização podem auxiliar no processo de desenvolvimento de produtos, na redução de protótipos e quantidade de testes por meio de simulação e obtendo assim, metodologias mais precisas para realização de testes físicos / funcionais somente com versões de protótipos / produtos já otimizados.

22º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos - Av. Doutor Altino Bondesan, 500 Distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos-SP. Patrocínio 3M, BASF, BOSCH, Schaeffler, Siemens, Petrobras, Chevrolet, Eaton, Eletra, FEV, Gerdau, Idemitsu. Apoio Abimaq, Abrafiltros, Afeevas, Anfir, FEI, Mauá, IQA, Sindipeças, UnB, Unicamp. Clique aqui para inscrições e informações sobre a programação completa do evento. 

Link Comunicação Empresarial & Editora

NÃO TÔ BEGE E MADONNA PARA DAR E VENDER. Por Marli Gonçalves*

Tudo bege, tudo nude, tudo nada. Tudo neutro. Mais uma vez uma onda para todo mundo parecer nada, e o "nada" tentando parecer como chique. Uma irritante tendência de neutralidade quando o que mais precisamos é de cores, significados, criatividade, personalidade, opinião, protestos, fazer alguma diferença.

No meio de tantas tragédias, como a das destruidoras enchentes que assistimos no Sul do país e as outras tantas de nosso cotidiano nacional, imaginem o quão difícil é escrever sobre outros temas mais, digamos, diferentes. Mas de longe, individualmente - a não ser expressar total solidariedade e preocupação – pouco se pode fazer a não ser lamentar como tragédias anunciadas vão e vem, também em ondas, e pouco se age sobre elas, para evitá-las, no meio tempo. As grandes mudanças climáticas berram na porta do planeta.

É preciso agir, opinião. Mas o mundo, do meu ponto de vista, está tentando ficar bege, seguindo a moda que invade as vitrines e ruas e que transformará, se sucesso tiver, todo mundo em robôs amorfos, sem cor, sem luz, neutros, quase transparentes, sem graça. Tudo vendido como moderno, natural, sofisticado, sereno, como se esse momento do século fosse tudo isso. Pudesse ser assim. Bom se o nude fossem corpos nus, realmente livres.

Tô bege. A expressão, usada para exprimir surpresa ou ficar admirado por algo, sempre me pareceu estranha. Melhor seria outra cor. Um rubor, mais para o vermelho. Imposta pela indústria como "o novo branco", ou "novo preto", o bege é o novo nada, em suas variações de nada. Nesses dias de absoluta apoteose pela apresentação de Madonna nas areias de Copacabana, de bege por lá – espera-se - o mais próximo vai ser a areia. Lembrando que o dourado não é bege, claro, porque brilhos ali não faltarão, e o pop de sua rainha é todo bem colorido em figurinos, shows e luzes. Em propostas.

O Brasil, de um lado penalizado pela destruição especialmente no Rio Grande do Sul, de outro está mesmo alucinado com a apresentação espetacular de Madonna no Rio de Janeiro, praticamente dividindo o noticiário em todos os setores, além do musical, o econômico, social, turístico. Madonna para dar e vender, grátis para a população que acredita mesmo nisso, patrocinada por apoio de governo (e pinceladas eleitorais) e por um grande banco, e bem aproveitada para seus grandes negócios, inclusive no Hotel Copacabana Palace onde a trupe está hospedada, com estrangeiros fechando ali seus gordos negócios.

O bom é que nosso criativo povo também está fazendo a festa, e essa é bem colorida, com o turismo, ganhando algum com a venda de todo o tipo de objetos, com destaque para o uso das cores do arco-íris, nas bandeiras, nos "flaps" dos enormes leques, e mostrando a nossa verdadeira face e diversidade racial e de gênero em apresentações performáticas de todas as idades, afinal a musa comemora aqui o final de sua turnê de 40 anos de uma carreira gloriosa onde sempre esteve adiante do tempo e dos principais temas polêmicos dos quais nunca se esquivou. Ao contrário, os apresentou e garantiu inclusive que ela, hoje aos 65 anos, seja também um ícone contra o etarismo árduo e especialmente enfrentado por todas as mulheres. Nascida em 1958, assim como eu, sobrevivendo como camaleoa, e como diz a propaganda, ainda, pelos próximos 100 anos.

Saracoteando na cabeça dos beges. Dos neutros.




Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br. 


BORGWARNER GARANTE NEGÓCIOS ADICIONAIS DE eMOTOR COM XPENG

A BorgWarner anunciou duas conquistas nos negócios de eMotor de alta tensão (HVH) com a XPeng,  fabricante chinês de veículos elétricos inteligentes, para uso em dois próximos modelos de SUV. Os contratos recentemente garantidos incluem os avançados sistemas eMotor de 800V refrigerados a óleo da BorgWarner, compreendendo componentes de estator e rotor personalizados para os veículos. O início da produção está planejado para 2025. O eMotor HVH220 da BorgWarner oferece alta potência e densidade de torque, maior eficiência e durabilidade superior.

“Estamos entusiasmados em expandir nossos negócios de eMotor com a XPeng e desenvolver nossa parceria de anos com eles”, disse Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente geral da BorgWarner PowerDrive Systems. “À medida que evoluímos continuamente a nossa tecnologia HVH, estamos empenhados em fornecer a máxima eficiência para os dois futuros modelos de SUV do nosso cliente.”

O motor elétrico eMotor HVH220, com tecnologia patenteada de enrolamento em grampos de alta tensão da BorgWarner, opera dentro de um sistema de propulsão de 800V. Com um diâmetro externo do estator de 220 mm, esta solução de motor integra um rotor de ímã permanente e melhorias exclusivas no isolamento do estator, garantindo durabilidade e confiabilidade incomparáveis. Capaz de gerar até 300 kW de potência e atingir uma velocidade máxima de 18.000 rpm, o HVH220 da BorgWarner atinge eficiências máximas superiores a 97%.

Atendendo à necessidade de melhor desempenho em motores de alta potência, a BorgWarner desenvolveu soluções refrigeradas a óleo. Ao utilizar óleo de caixa de engrenagens para arrefecer o motor, esta tecnologia otimiza a transferência de calor e a eficiência geral da gestão térmica. Além disso, o resfriamento direto do óleo do rotor extrai eficientemente o calor do núcleo do motor elétrico, facilitando maior torque e densidade de potência, melhorando ainda mais as capacidades de desempenho.

BorgWarnerPor mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder transformadora de produtos globais trazendo inovações de mobilidade bem-sucedidas para o mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, mais saudável e mais seguro para todos.

BorgWarner
Grupo Printer Comunicação

quinta-feira, 2 de maio de 2024

VOLVO FORTALECE SUA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO COM O EXTREME SERVICE

A Volvo mostra na Agrishow 2024 toda a sua ampliada estrutura de serviços ao segmento vocacional. Na liderança brasileira do mercado de caminhões dirigidos ao setor sucroalcooleiro, a marca vem fortalecendo as ações criadas para o agronegócio. O Volvo Extreme Services foi desenvolvido também para atender as operações mais severas de transporte da indústria da cana, que inclui as tarefas na lavoura, usinas de açúcar e destilarias de álcool.

"É um atendimento especializado para aqueles transportadores que precisam de altíssima produtividade e têm necessidades específicas, muitas vezes com atendimento no local", declara Felipe Battistella, gerente comercial de serviços da Volvo do Brasil. O Volvo Extreme Services reúne uma completa estrutura profissional e técnica para reforçar o suporte às frotas que trabalham na zona rural e em situações mais rigorosas.

Disponibilidade total

Para amparar os clientes que carecem de serviços especializados, a Volvo tem uma área na fábrica e em sua rede de concessionárias espalhadas por todo o País para customizar o atendimento nas operações de cana, onde quer que elas estejam. São mecânicos, mecatrônicos, consultores e estruturas dedicadas.

"Estas operações demandam um suporte especializado para garantir mais desempenho e disponibilidade dos caminhões. São atividades que funcionam muitas vezes 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante a safra, os veículos precisam rodar o maior tempo possível", explica o gerente, lembrando que os veículos do setor sucroalcooleiro rodam muito tempo, parando praticamente só para abastecer, trocar de motorista e fazer manutenção.

A Volvo customiza esse atendimento com profissionais, ferramental e estoque de peças dentro das operações. A empresa reformulou o serviço e criou um time nacional de representantes provenientes das áreas de serviço e comercial para atender todas as regiões canavieiras em todo o território. São profissionais de diferentes áreas e habilidades que trabalham juntos para proporcionar um atendimento mais eficiente e que aumente a produtividade do transporte do setor.

"O Brasil é uma superpotência no Agro e os produtores e transportadores precisam maximizar suas operações nos períodos de colheita e processamento da cana para a produção de álcool e açúcar", observa o executivo. Mais próximas dos clientes e com muita experiência acumulada no segmento vocacional, as equipes da marca conseguem mais agilidade no suporte aos veículos para manter uma alta disponibilidade mecânica.

"As exigências dessas operações são muito grandes. A manutenção tem de ser feita preventiva e regularmente, para que o caminhão pare o mínimo possível. O atendimento no local muitas vezes é imprescindível", diz Felipe Battistella.
Personalizado

O Volvo Extreme Service pode ser personalizado, dependendo das necessidades do transportador: pode ser apenas uma visita diária de um mecânico; um mecânico residente na operação; mais de um mecânico e um contêiner no lugar; até uma mini concessionária em instalações do cliente, com tudo o que seja necessário. Além disso, é possível customizar para outros segmentos vocacionais como florestal, mineração e construção.

Grupo Volvo América Latina

CRAFT CRIA SERVIÇO EXCLUSIVO PARA ATENDER NOVAS DEMANDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

A migração de empresas automotivas da Alemanha para países do leste europeu tem sido uma tendência nos últimos anos devido a diversos fatores, como custos de mão de obra mais baixos, incentivos fiscais e subsídios oferecidos pelos governos locais, além da busca por novos mercados e uma maior proximidade com os clientes da região. Para atender à demanda do transporte de insumos, como peças, materiais e equipamentos, a multinacional brasileira Craft lançou, em abril, um novo serviço exclusivo de LCL (Less Container Load) para importação do Leste Europeu ao Porto de Santos.

Especializada em transporte internacional de carga consolidada, a Craft já contava com um serviço exclusivo de Praga (República Tcheca) a Santos, atendendo às importações com origem nos países da Europa Central, que englobam ainda Áustria, Eslováquia, Hungria e Sul da Polônia. Agora, a nova rota focada no Leste Europeu coloca à disposição o transporte de cargas oriundas da Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Grécia, Sérvia, Bulgária, Kosovo e, principalmente, Romênia. Com tempo de trânsito de 21 dias e frequência quinzenal, a carga será consolidada no Porto de Koper, na Eslovênia, e o navio partirá do Porto de Trieste, no nordeste da Itália.

A tendência da transição de empresas anteriormente alocadas na Alemanha para o Leste da Europa tem sido observada com mais intensidade desde a década de 2000, aproveitando os benefícios oferecidos por esses países em termos de custos de produção, localização estratégica e acesso a mercados emergentes. Na Romênia, em particular, a indústria automotiva tem crescido significativamente, com várias montadoras e fornecedores estabelecendo operações no país, como a Daimler, a Volkswagen, a Ford e a Renault.

"A indústria e o transporte de carga estão conectados por uma rede de relações comerciais e logísticas, que são influenciadas por fatores como demanda do mercado, custos de transporte, infraestrutura e políticas comerciais", afirma Vitor Moreira, Gerente LCL Imports & Exports Europa e Latam. "Observamos esse crescimento significativo na migração das empresas automotivas, e esse movimento impulsionou a necessidade de uma nova rota exclusiva para o Porto de Santos, a fim de oferecer serviços específicos aos nossos clientes e acompanhar as mudanças no cenário global."

A eficiência e a confiabilidade da infraestrutura de transporte, incluindo rodovias, ferrovias e portos, podem influenciar na escolha das rotas de transporte e dos modais utilizados pelas empresas, e o Brasil tem demonstrado avanço em melhorias para o setor. No início de março deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos destacou investimentos no setor portuário e em novos projetos previstos para os próximos três anos, com leilões de empreendimentos por todo o país. Essas concessões e arrendamentos vão impulsionar a infraestrutura de transporte logístico nacional, com previsão de aporte de R$ 14,5 bilhões no setor portuário, entre 2024 e 2026.

Especificamente para o Porto de Santos, o Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos e Autoridade Portuária de Santos (APS), anunciou também um plano de investimento de R$ 10,64 bilhões para o período de 2024 a 2028, valor composto por recursos federal, do governo paulista e capital privado. De acordo com Silvio Costa Filho, ministro de Portos, esse é o maior volume de investimentos planejado para o terminal marítimo.

Com a economia brasileira registrando crescimento, o país garantiu o retorno à lista das dez maiores economias do mundo, se tornando um dos mais procurados por investidores. "A Craft reforça seu posicionamento como uma parceira confiável para continuar sua trajetória de sucesso e inovação no setor logístico, com sua equipe de especialistas em constante evolução e uma rede global especializada por modal", ressalta Vitor Moreira. Atualmente, a empresa conta com 100 rotas marítimas diretas para LCL de importação para o Brasil - sendo 26 serviços exclusivos - entre operações de embarque e desembarque. Além dos serviços de carga consolidada, a Craft também oferece operações com contêineres completos (FCL) e frete aéreo, atendendo a uma ampla gama de necessidades logísticas de todos os seus clientes ativos.

A Craft é uma multinacional brasileira especializada em transporte internacional de carga, focada na consolidação de embarques e negociação de contratos marítimos, aéreos e terrestres para todos os intervenientes da cadeia logística. Fundada em 1997, tem operação própria em 10 países por meio de 35 escritórios espalhados na América do Sul e do Norte. Suas soluções em escala otimizam, garantem a qualidade, frequência e controle de cada embarque, conectando seus 1100 especialistas às redes globais especializadas por modal. A Craft é fundadora de centros de procurement marítimo e terrestre na Ásia, Europa e Estados Unidos (LP Global e WSL) e reconhecida pelo relacionamento próximo a seus clientes e parceiros. A empresa oferece rotas e serviços exclusivos que somente um intermediador neutro com amplo volume e flexibilidade é capaz de entregar. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Craft
Tamer Comunicação

ÍDOLO, CAMPEÃO E SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO, AYRTON SENNA. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: Instituto Ayrton Senna.

O primeiro de maio no Brasil, que sempre foi de comemoração como Dia do Trabalho, passou a ser um dia triste pelo País ter perdido um ídolo, líder que proporcionou alegria ao povo e contribuiu para o seu progresso.

Há exatos 30 anos, perdemos Ayrton Senna da Silva, para a maioria de nós brasileiros, o melhor piloto de automóveis do mundo em toda a história do automobilismo.

Ayrton foi o herói brasileiro, três vezes campeão mundial, com vitórias memoráveis e virtudes reconhecidas até por seus adversários. Alguns deles prestigiaram a homenagem-póstuma, entre os quais Alain Prost, o mais tradicional rival das pistas; Gerhard Berger, tido como seu melhor amigo, e Frank Williams, proprietário da equipe que Senna defendia.

Quem não se lembra da comoção que hoje em todo o País, mas em especial em São Paulo, onde foi realizado o traslado de Ayrton Senna do Aeroporto de Guarulhos ao Palácio do Governo, com aproximadamente 30 quilômetros, pela Via Dutra.

As ruas da cidade ficaram lotadas de fãs e muitos portavam faixas com frases de lamento pela sua morte e de agradecimentos pelas alegrias proporcionadas na maioria dos domingos. Com Ayrton Senna os brasileiros tinham alegria, inspiração, motivação e esperança a cada final de semana em que havia corrida da Fórmula 1.

Lembro que, mais de uma década antes desse fatídico 1º de maio, a Ford possuía um ativo Departamento de Competições que foi estratégico para a fabricante que tinha a tradição de usar as corridas como forte instrumento de marketing e de vendas.

Em 1983, a Ford firmou contrato com Emerson Fittipaldi como imagem pessoal e para contar com a sua participação em diversos eventos. E algum tempo depois, também com Ayrton Senna, que havia acabado de conquistar os títulos de campeão britânico de Fórmula Ford 1600 e britânico e europeu de Fórmula Ford 2000.

Um dos primeiros eventos da Ford que contou com a presença de Senna foi o lançamento, naquele mesmo ano, do Escort, realizado no Autódromo de Jacarepaguá, onde o piloto deu um show de pilotagem, levando jornalistas especializados de todo o País e convidados em voltas no circuito.

Foi surpreendentemente agradável ouvir dos jornalistas as emoções que sentiram, a grande maioria ficou eletrizada e até algumas esposas que também compareceram expressaram suas emoções.

Vocês podem imaginar as efusivas emoções sentidas por todos em uma oportunidade de acompanhar dois campeões mundiais em velocidade próxima de 200 quilômetros por hora nas retas e as sensações que provocam o domínio do carro nas curvas?

No caso de Senna, a emoção foi tanta que os carros tiveram que ser recolhidos para troca dos pneus cinturatos que, de tanto esforço no subir e descer das zebras, estavam com as cintas de aço expostas nos ombros.

Em 1983, a Ford promoveu outro lançamento e eu, como gerente de comunicação da empresa; Júlio Carvalho, gerente de Relações Públicas, e Reynaldo Mesanelli, gerente de Marketing e programas, apresentamos à diretoria um plano de apresentação, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos.

O programa constou de uma corrida para pilotos do passado que sentiram a alegria de novamente conduzir um carro na pista e relembrar as emoções das competições vividas. E foram prestigiados por Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Francisco Landi, que foi o primeiro astro do automobilismo brasileiro, com vitória no Grande Prêmio de Bari, na Itália.

Emerson Fittipaldi, Francisco Landi e Ayrton Senna. Foto: Oswaldo Luiz Palermo.

Ayrton Senna participou de vários outros eventos e, mesmo depois de encerrar o contrato com a Ford, mantinha a postura exemplar de atenção, cordialidade e cuidado com os outros.

Lembro que, na sua vitória no GP de Detroit de 1987, já de Lotus-Honda, Senna deu especial atenção aos jornalistas brasileiros que a Ford levou para acompanhar a prova.

Isso me faz lembrar de outro amigo falecido e profundo conhecedor das pistas e dos pilotos, Chico Rosa.

Foi ele que, ainda na década de 1970, me confidenciou que estava chegando um novo piloto brasileiro, que seria melhor do que os todos os outros: Ayrton Senna.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.