sábado, 27 de abril de 2024

MERCEDES-BENZ APRESENTA SOLUÇÕES DA MARCA PARA O AGRONEGÓCIO NA AGRISHOW

Arocs 3353 6x4
Com base no compromisso "As estradas falam, a Mercedes-Benz ouve e traz a solução", a Empresa e concessionários da marca vão divulgar sua linha de caminhões e de serviços voltados para o campo durante a Agrishow 2024. O maior evento do agronegócio no Brasil e na América Latina será realizado, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, no interior paulista, chegando à sua 29ª edição.

"Nós sempre ouvimos o agronegócio e trazemos as soluções que o setor precisa, com foco para todas as etapas do ecossistema da principal locomotiva da economia do nosso País", afirma Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

"Nossa Empresa tem forte ligação com o agronegócio", ressalta Jefferson Ferrarez. "Os caminhões da marca estão presentes nas etapas de plantio e colheita, transportam os grãos, a cana-de-açúcar e vários outros produtos, seja para os portos ou para as centrais de abastecimento até chegar ao consumidor. E nossos caminhões atuam com versatilidade nos serviços de apoio no campo. Ou seja, para cada trecho, nós temos a solução ideal, desde o Accelo, que realiza o transporte de insumos e leva os alimentos até o consumidor final, passando pelo Atego, que atua nos serviços de apoio ao campo e transporte de média distância, indo até os extrapesados Actros e Arocs, que trabalham no transporte da safra em longas distâncias ou no próprio processo da colheita. Certamente, em toda etapa do agro há um Mercedes-Benz atuando".

O executivo comenta sobre expectativas para o agronegócio neste ano: "O País não chegará a um novo recorde de produção de grãos na safra 2023/2024, mas ainda assim deverá superar a marca de 300 milhões de toneladas, o que é um volume muito expressivo e de impacto positivo para a economia e, consequentemente, para as vendas de caminhões", diz Jefferson Ferrarez. "Para o segmento de extrapesados, o agronegócio tem uma importância crescente. Para se ter uma ideia, entre 20% e 30% do mercado de caminhões estão ligados ao agro. Há 15 anos, o mercado de extrapesados representava 1/3 do total de caminhões. Hoje, chega a quase 60%".

Caminhões Arocs, Actros Estrela Delas e Atego são atrações no evento

Para representar as soluções de caminhões Mercedes-Benz para o agro, a Mercedes-Benz leva para a Agrishow deste ano o extrapesado cavalo-mecânico Arocs 3353 S 6x4, com CMT de 91 ton e indicado para os setores canavieiro e madeireiro; bem como o Atego 2730/48 off road, destinado para aplicações de apoio no campo; e o Actros 2651 Estrela Delas, que reforça o movimento de inclusão e valorização das mulheres no transporte, inclusive no agronegócio.

Juntamente com a exposição desses modelos de caminhões, a Mercedes-Benz e seus concessionários disponibilizarão alguns modelos para test-drive, que serão realizados nos dias 30 de abril, 1 e 2 de maio. Os motoristas participantes terão à disposição um Actros 2653 com pacote robustez e um Arocs 3353 S. Todos estes cavalos mecânicos estarão atrelados a semirreboques carregados.

"É também no agronegócio que costumamos buscar muitos feedbacks de transportadores e motoristas para o nosso portfólio de caminhões e serviços", conta Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. "Isso sempre nos ajuda a desenvolver produtos e serviços para todas as demandas dos clientes e do mercado. O Actros, por exemplo, tem muito do que captamos no agronegócio".

Expoentes da linha de caminhões Mercedes-Benz para o agronegócio

Actros 2653 6x4 

Arocs 3353 6x4 – Este cavalo mecânico extrapesado traz para o campo a força, robustez e produtividade do off-road Mercedes-Benz que é amplamente aprovado na mineração. O grande destaque do Arocs 3353 6x4 é seu motor de 530 cavalos. Ele se junta ao Arocs 3351 6x4 de 510 cavalos no portfólio para os setores canavieiro e madeireiro.

"Com 150 toneladas de CMT, o Arocs é reconhecido no mercado por entregar uma operação altamente eficiente, produtiva e rentável", ressalta Marcos Andrade. "Aliás, o cavalo mecânico Arocs 3353 6x4 está apto para tracionar rodotrens de 11 eixos e 91 toneladas de CMT no segmento canavieiro. Assim, atende a todas as demandas dos clientes do setor. Nós também ampliamos a gama de opcionais e o modelo pode ser oferecido agora com a cabine leito, além de possuir maior capacidade de tanque".

Actros 2653 6x4 com Pacote Robustez – O cavalo mecânico Actros 2653 6x4 também chama a atenção pelo motor de 530 cv, com torque de 2.600 Nm. São duas opções de cabine para escolha do cliente, conforme a necessidade da sua aplicação. O Actros é o caminhão Mercedes-Benz mix-road, para aplicação de longas distâncias e também em vias não pavimentadas nas áreas de plantio, ou que demandem muita robustez. Ou seja, está totalmente preparado para os desafios das estradas brasileiras e também fora de estrada, tudo na mesma operação do transporte de grãos.

O Actros 2653 com Pacote Robustez ganha uma customização de fábrica para operações no campo, com itens como para-choque, conjunto ótico, protetor de cárter e estribo móvel, o que assegura mais robustez e resistência nas operações off-road.

Atego 2730 6x4 – Esse Atego é amplamente reconhecido por sua eficiência e baixo custo operacional em serviços de apoio no campo. Por exemplo, como caminhão tanque, borracheiro, oficina e várias outras aplicações. Sua força vem do motor OM 926 LA de 286 cavalos.

Outro grande destaque do Atego 2730 é o câmbio automatizado Mercedes PowerShift de 12 marchas como item de série. Esse câmbio é sucesso no segmento off-road para aplicações severas.

Accelo 1017 com Pacote Robustez – Confirmando sua versatilidade, o leve Accelo 1017 é um caminhão flexível para múltiplas aplicações de suporte ao agronegócio. A versão com Pacote Robustez e bloqueio de diferencial, por exemplo, está preparada para operar em ambiente severo.

Parceria com a Grunner e outros eventos do agronegócio

Chegando ao sexto ano de uma parceria muito bem-sucedida, a Mercedes-Benz e a Grunner, referência em tecnologia para o campo, celebram o sucesso das inovadoras máquinas inteligentes autônomas nas operações de transbordo da colheita da cana-de-açúcar, além de outras aplicações agrícolas.

Na Agrishow, a parceria da Mercedes-Benz com a Grunner estará em evidência por meio das smart machines já consolidadas na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e ADS (distribuição de sólidos). Após o êxito no segmento canavieiro, a Grunner está expandindo sua atuação para o setor de grãos, desenvolvendo uma nova solução a partir do Mercedes-Benz Arocs 4851 10x4, com 510 cavalos e 30 toneladas de capacidade de carga líquida.

"Por meio da parceria de seis anos que mantemos com a Grunner, empresa especializada que é referência em tecnologia para o campo, já são mais de 1.100 unidades das smarts machines – como chamamos os nossos caminhões com solução autônoma Grunner - em operação no País, em especial no setor sucroenergético, o que representa uma conquista expressiva para a nossa parceria", diz Jefferson Ferrarez. "No portfólio da Grunner, além do Axor, que é a base dessas mais de 1.100 máquinas inteligentes autônomas, junta-se agora o Arocs 10x4, que amplia a oferta de soluções com mais potência e mais capacidade de carga, proporcionando mais produtividade e mais rentabilidade para os clientes".

Recentemente, a Grunner anunciou o investimento de R$ 13 milhões em uma nova fábrica, em Macatuba, interior de São Paulo. A cidade escolhida é vizinha de Lençóis Paulista, onde a empresa foi criada. Com a nova unidade, a capacidade de produção da empresa dobrará de 500 para 1 mil equipamentos ao ano.

Juntamente com seus concessionários, a Mercedes-Benz já esteve presente em outros importantes eventos do agro em 2024, como na Coopershow, Expodireto Cotrijal, Femec, Tecnoshow COMIGO e Norte Show. E além da Agrishow, irá participar de diversas outras feiras agros no ano, como Agrobalsas, AgroBrasília, Agropec e Bahia Farm Show.

Serviços focados em pequenos, médios e grandes produtores

As soluções que a Mercedes-Benz oferece ao agro são amplas, não se limitando apenas a produto, mas também a serviços. Destaque para telemetria e conectividade, reafirmando o compromisso da empresa em oferecer ao cliente tudo o que ele precisa dentro da própria marca.

O portfólio Mercedes-Benz é disponibilizado ao mercado pela sua Rede de Concessionários de veículos. São mais de 320 pontos de atendimento em todos os estados do território nacional. São 180 concessionários, Truck Centers e mais de 140 operações de Serviços Dedicados que levam a estrutura de peças e serviços dos concessionários para dentro das operações dos clientes.

"Por falar em Serviços Dedicados, eles são ideais para quem trabalha no campo e demanda atendimento in loco nas áreas de produção agrícola e nas fazendas", afirma Silvio Renan Souza, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil. "Além disso, o sistema de telemetria Fleetboard para gestão de frota e o MB Uptime, nosso serviço de manutenção preditiva, são oferecidos aos clientes especialmente em épocas de safra e safrinha. Já os períodos de entressafra são mais indicados, por exemplo, para aquisição de planos do Consórcio de Peças e Serviços e de Garantia Estendida".

Para os clientes do agro, a Mercedes-Benz oferece ainda os Planos de Manutenção. Além de várias opções de manutenções preventiva e corretiva, o plano Complete Plus agrega também uma consultoria gerencial, que visa reduzir ainda mais os custos operacionais da frota, a fim de potencializar a rentabilidade no campo.

O portfólio da marca inclui também três linhas de peças – Genuínas, remanufaturadas Renov e Alliance – e o Óleo Genuíno Mercedes-Benz, com soluções para todos os clientes do agro, do pequeno ao grande produtor, com rápido atendimento via concessionários em todo o País.

A Mercedes-Benz oferece mais produtos para esse setor. O FleetGreen é uma solução da marca para a redução e compensação de carbono, umas das responsabilidades cada vez mais assumidas pelos empresários deste setor. Além disso, com o Sem Parar, o caminhão Mercedes-Benz já sai de fábrica com a tag de pedágio instalada, com um plano exclusivo, que também ajuda na redução de consumo de combustível dos veículos e contribui para o meio ambiente.

Os clientes podem contar ainda com o Mercedes-Benz Service 24 horas, um completo e abrangente programa assistencial 24 horas por dia, todos os dias e em todo o território nacional. Todo o portfólio de peças e serviços reverte em benefícios no Mercedes Club, o programa de Fidelidade e Recompensas por meio do qual o cliente acumula pontos e troca por descontos em peças e serviços.

Em termos de serviços financeiros, os Concessionários disponibilizam aos clientes o portfólio do Banco Mercedes-Benz e sua recentemente lançada unidade de negócios Mercedes-Benz Locações de Caminhões. Também oferece atrativos planos do Consórcio Mercedes-Benz e negócios com seminovos da SelecTrucks.

"Ao desenvolver e ampliar constantemente o nosso abrangente portfólio de peças e serviços, nosso objetivo é que os clientes encontrem tudo o que precisam com a Mercedes-Benz", reforça Silvio Renan Souza. "Queremos, afinal, que nossos clientes alcancem cada vez mais eficiência, produtividade e disponibilidade com seus veículos, além de baixo custo operacional, contribuindo para que obtenham a rentabilidade desejada".

Ações promocionais para a Agrishow

"Ainda com foco em soluções para o agronegócio, preparamos algumas ações promocionais exclusivas para a Agrishow deste ano", informa Silvio Renan Souza. "São 15% de desconto para Plano de Manutenção Complete. No caso de volumes superiores a 10 caminhões, podemos conceder até 18% de desconto. E também 3% de desconto para o Plano de Manutenção BestBasic".

Durante a Agrishow, o Consórcio Mercedes-Benz irá destacar planos em andamento que são indicados para caminhões do agronegócio, com premiação de incentivo. O Plano Vozes da Estrada, por exemplo, voltado a caminhões médios e semipesados Accelo e Atego, oferece prazos em até 120 meses. No caso de aquisição de uma cota de R$ 551.585,81 o cliente ganha uma viagem a São Paulo com direito à visita para a Fenatran 2024. Além disso, participa do sorteio de quatro caminhões (um Accelo, dois Atego e 1 Actros). 

O Plano Vozes da Estrada – Pesados e Extrapesados envolve créditos para caminhões Actros e Arocs, com prazo em até 120 meses. Com a aquisição de uma cota a partir de R$ 1.064.629,84 o cliente ganha uma viagem para Orlando, nos Estados Unidos, com acompanhante.

O Plano Pontual se caracteriza por uma programação e previsibilidade de entrega a partir do 6º mês para todo o portfólio de veículos comerciais. Já o Consórcio de Peças e Serviços é um produto exclusivo e inovador. O "plano de saúde" do caminhão.

O Consórcio Mercedes-Benz também oferece condições especiais para fechamento. A primeira delas refere-se à redução de 30% nas 5 primeiras parcelas ou 50% nas 3 primeiras parcelas. A diferença será rateada nas parcelas a vencer. Válido para todo o portfólio, incluindo o Consórcio de Peças e Serviços. Não acumulativo com a campanha de desconto na 1ª parcela.

Outra opção aos clientes é o desconto de 20% na 1ª parcela para prazos iguais ou maiores de 84 meses. Válido apenas para Consórcio Convencional, não sendo aplicado para o Plano Pontual. Não acumulativo com a campanha de redução de parcela.

O Banco Mercedes-Benz do Brasil (BMB), líder em financiamentos em todos os segmentos de atuação, por sua vez, também preparou condições especiais para a Agrishow. Trata-se de uma campanha com taxas a partir de 0,95% ao mês para os clientes Pessoa Jurídica que querem adquirir caminhões zero-quilômetro da marca, em todo o território nacional.

Essa condição é válida para os clientes que optarem pela contratação dos seguros prestamista e do veículo pela Mercedes-Benz Corretora de Seguros. Além da taxa de juros atraente, o financiamento feito por meio de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) pode ser realizado em 12 ou 24 parcelas, com entrada mínima de 50% e até três meses de carência para o primeiro pagamento.

A contratação desses seguros é facultativa, não obrigatória, e, no caso de operações somente com o seguro prestamista, a taxa será a partir de 0,97% ao mês. Já, se não houver nenhum seguro contratado, a taxa fica a partir de 0,99% ao mês.

Mercedes-Benz Caminhões & Ônibus

MITSUBISHI MOTORS APRESENTARÁ SÉRIES ESPECIAIS DA L200 TRITON SPORT, PRE-PACK PARA STARLINK® E PREÇOS EXCLUSIVOS DURANTE AGRISHOW 2024

A Mitsubishi Motors marcará presença na edição 2024 da Agrishow, mais renomada feira do agronegócio brasileiro, que começa na próxima segunda-feira (29) e vai até 03 de maio, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Para o evento, a marca dos três diamantes preparou grandes novidades, entre elas, o lançamento de duas séries especiais e limitadas de sua picape L200 Triton Sport, além de condições comerciais exclusivas na linha Eclipse Cross MY 2025 com descontos de até R$ 15 mil e de até R$ 40 mil na linha L200 Triton MY 2025, válidas somente durante os dias de feira.

Para o CEO da marca, Mauro Luis Correia, "o agronegócio é considerado a força motriz da economia brasileira há vários anos e nós da Mitsubishi Motors estamos totalmente empenhados em fazermos da nossa marca sempre a melhor opção de produto e serviços para o produtor rural. Nosso DNA é 4x4, nossos veículos, também produzidos no Brasil, são perfeitos para o trabalho no campo. Por tudo isso, é uma honra marcarmos nossa presença mais um ano em um evento como a Agrishow".

Com uma área de mais de 550 metros quadrados, o espaço da Mitsubishi Motors também contará com a exposição de veículos totalmente customizados em sua fábrica em Catalão (GO).

A começar por uma L200 Triton Sport Savana com preparação original de fábrica para receber a tecnologia Starlink®, que será disponibilizada em breve como opcional para toda linha de picapes L200 Triton Sport fabricadas no Brasil.

Com a preparação original de fábrica, o proprietário da picape não precisará se preocupar com possíveis problemas e adaptações durante a instalação de seu equipamento Starlink®, mantendo assim a garantia de fábrica.

Além dele, a Mitsubishi Motors também exibirá pela primeira vez o protótipo de sua picape para Oficina Remota de Atendimento Rápido, modelo totalmente customizado para prestar atendimentos de pequenos e médios reparos de máquinas agrícolas, que permitirá os trabalhos nesses equipamentos dentro das fazendas.

Outra unidade da L200 Triton Sport customizada para trabalhos de bombeiro civil também estará em exposição. O modelo poderá ser usado em pequenos e médios incêndios nas margens das rodovias ou em lugares de difícil acesso, onde só um legítimo 4x4 consegue acessar.

Mais do que a exposição de veículos, o espaço da marca na Agrishow também oferecerá experiências 4x4 em seus modelos Eclipse Cross, L200 Triton Sport e Pajero Sport.

Também será lá que a dupla Mateus e Cristiano fará uma apresentação exclusiva para convidados e clientes durante o evento.

Foco no produtor rural

A Mitsubishi Motors segue trabalhando para se aproximar cada vez mais do profissional do agronegócio brasileiro. O objetivo da marca é se tornar a melhor opção não apenas em relação aos produtos, mas também em serviços para o produtor rural de todas as regiões do país.

Para tal, a marca dos três diamantes vem trabalhando constantemente na implementação de uma série de ações que visam torná-la uma opção cada vez mais atraente para esse perfil de público.

O primeiro passo foi estabelecer um cronograma de visitas às fazendas de todas as cinco regiões do país. Estar em contato direto com o produtor, compreender as suas necessidades, o seu dia a dia no campo e o uso de seu veículo como um verdadeiro instrumento de trabalho dá aos profissionais da Mitsubishi no Brasil informações valiosas sobre como tornar a marca a preferida para este público.

Ao longo de 2023 e neste início de 2024, mais de 70 fazendas estão recebendo a visita de uma comitiva de executivos da Mitsubishi Motors e os resultados dessa coleta de informações já estão sendo usados pela marca.

Série de vantagens comerciais para o profissional do agronegócio

A Mitsubishi Motors também trabalha para se tornar a melhor opção em serviços de pós-vendas para o segmento do agronegócio brasileiro.

Para tal, uma série de vantagens comerciais estão sendo adotadas pela marca. A começar pelos cinco anos de garantia total que a marca oferece para toda a sua linha de veículos. O período maior em relação às suas concorrentes é um conforto para o produtor que utiliza seu veículo como um instrumento de trabalho.

Mais que isso, a Mitsubishi Motors também oferece uma série de planos de financiamento e descontos exclusivos para o profissional do agronegócio. Todas as mais de 130 concessionárias da marca no Brasil trabalham com prazos de financiamento bastante atrativos, onde os produtores pagam parcelas extremamente baixas ao longo dos meses e uma parcela balão com valor mais alto durante o período de safra, em que ele está mais capitalizado.

Em alguns Estados onde o agronegócio é dominante, caso de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará e Tocantins, a marca oferece o Mit Barter, onde o pagamento pelos veículos novos pode ser feito em grãos de soja, sorgo e milho, por meio de uma parceria com a Agrex do Brasil.

Com o programa, o produtor consegue fixar os custos de sua produção e, por isso, não se preocupa com a oscilação cambial. Além disso, ele tem a comodidade de comprar insumos, equipamentos e veículos de forma antecipada e de uma única vez, usando o próprio grão como moeda.

Para aqueles que possuem frotas de veículos em suas fazendas, a Mitsubishi Motors oferece o plano de locação Mit Assinatura. Por meio dele, os clientes terão a oportunidade de usufruir de toda a robustez, tecnologia e conforto de um Mitsubishi pagando parcelas mensais atrativas, sem se preocupar com custos de seguro, documentação, IPVA, revisões ou depreciação.

O programa está disponível para toda a linha de veículos da marca.

Melhor produto para o segmento

A linha de picapes L200 Triton é a única no mercado com tecnologia japonesa a ser produzida no Brasil, na região de Catalão, interior de Goiás, justamente um centro agrícola importante para o estado.

Por ser fabricada em território nacional, a picape é submetida a uma série de adaptações em nossas estradas e em fazendas da região. Tudo para oferecer a configuração mais adequada às especificidades do nosso país, que conta com mais de 70% de suas vias sem nenhum tipo de pavimento.

Assim, seu sistema de suspensão foi totalmente desenvolvido para as condições das estradas asfaltadas e de terra presentes no Brasil. A capacidade de carga na caçamba, atualmente com 1,05 tonelada, é ideal para as necessidades do produtor, assim como seu revestimento em X-liner, material impermeável e resistente a riscos que reveste esta parte da picape.

A calibração do motor 2.4 turbo também é totalmente adequada às condições do diesel comercializado no país.

Além dessas, a linha de picapes L200 Triton também passa por uma série de desenvolvimentos realizados em Catalão com foco em melhor atender as exigências e desafios constantes do profissional do campo.

"Produzir a linha de picapes no Brasil há 25 anos nos dá uma grande vantagem porque conseguimos oferecer, por meio de toda essa experiência de mais de duas décadas, um produto totalmente adequado ao nosso país", afirma Edenilson Ducatti, diretor geral da fábrica da HPE em Catalão.

HPE Corretora de Seguros

Além da marca Mitsubishi Motors no Brasil, uma das empresas pertencentes ao grupo HPE é a HPE Corretora. Por meio dela, os clientes Mitsubishi têm acesso às cotações de seguro dos seus veículos com preços especiais, certamente mais baixos do que os valores oferecidos pelas demais corretoras no país.

Além disso, um seguro feito pela HPE Corretora garante ao cliente Mitsubishi que seu veículo será, em caso de sinistro, consertado em uma concessionária da marca, com profissionais treinados internamente e não em uma oficina parceria de alguma seguradora.

Todas as ações adotadas pela Mitsubishi Motors no Brasil devem consolidar a marca como um excelente negócio, em todos os aspectos de produto e serviços de vendas e pós-vendas junto ao produtor rural presente em todas as regiões do Brasil.

HPE Automotores No mercado desde 1991, a HPE Automotores do Brasil é a representante oficial das marcas Mitsubishi Motors e Suzuki no País. Para a HPE, ser 4x4 é um estilo de vida.

HPE Automotores

BEM AGRO APRESENTA NOVA SOLUÇÃO FIELDXPLORER NOS STANDS DA CNH NA AGRISHOW

A BemAgro, agtech que combina inteligência artificial (IA) e visão computacional para transformar dados de tratores e imagens de drones em relatórios agronômicos, apresenta a nova solução de planejamento, gestão e monitoramento FIELDXPLORER powered by BemAgro em parceria com a CNH na Agrishow 2024. A Plataforma SAAS, apresenta quatro soluções; Field Processing Field Planning, Field Control e Field Monitoring.

"Entre as capacidades da nova tecnologia, está ofertar aos produtores informações precisas, que permitem decisões estratégicas baseadas em dados permitindo a otimização da área agricultável e a redução na aplicação de insumos na ordem de 80%", comenta Johann Coelho, Fundador e CEO da BemAgro.

A solução FIELDXPLORER powered by BemAgro aprimora a assertividade em três estágios fundamentais da lavoura, por meio das seguintes funcionalidades:

1. Field Planning: assertividade no planejamento da lavoura com geração automática de todas as opções de projetos de linhas de terraços, plantio e pulverização;

2. Field Control: com a cultura já implantada, avalia o status da lavoura e levanta indicadores de eficiência das operações em campo, de forma automática e centralizada;

3. Field Monitoring: monitora e gera análises quantitativas da lavoura e resultados acionáveis para condução da cultura ao longo do ciclo, de forma automática e centralizada.

A adoção da plataforma BemAgro registra cases de sucesso como, por exemplo, redução de 25% de manobras com maquinários em campo e aumento de 5% a 10% de quantidade de metros lineares plantados dentro da mesma área, alinhado com redução média de 80% na aplicação de herbicidas, com economia que chega a R$500 mil por safra.

BemAgro e CNH reforçam parceria

A presença da BemAgro em parceria com a CNH na Agrishow 2024 será nos stands CASEIH A14a e New Holland D17a, e reforça o êxito alcançado por esta sólida parceria firmada há mais de cinco anos, com foco na oferta de uma plataforma de precisão e praticidade que possibilita aos agricultores produzirem mais com responsabilidade ambiental.

Nesta linha, em fevereiro de 2024, a BemAgro anunciou a conclusão da rodada de equity privada pré-série A, com captação de R$10,2milhões, liderada pela CNH, com participação da Rural Ventures, MMAgro e Agroven, e estruturação da AraraSeed e Action.

Além da presença nos stands da CNH, a BemAgro também participa da Agrishow LABS 2024 na Arena de Tecnologia e Inovação da Agrishow 2024, no stand S07.

BemAgro

Fundada em 2018, com sede em Ribeirão Preto, SP, a BemAgro fornece uma plataforma de IA que acompanha o produtor ao longo de todo o ciclo da safra, do preparo do solo à colheita, com amplo conjunto de Relatórios Agronômicos e Projetos de Sistematização focados em planejamento, gestão e monitoramento em diversas culturas (cana-de-açúcar, grãos, algodão, perenes).

Atualmente a BemAgro conta com 400 clientes e cinco milhões de hectares cobertos no Brasil (63% em grãos, 35% em cana e o restante em cultivos perenes), sendo 800 mil hectares processados em parceria com a CNH ao longo destes cinco anos.

Na linha da internacionalização, o objetivo é alcançar 250 mil hectares até 2026 no Paraguai, Argentina, Colômbia e Guatemala. Na Ásia já são 60 mil hectares atendidos com previsão de atingir uma área de 150 mil hectares em 2025. EUA e Europa também estão nos planos de expansão da BemAgro, com testes iniciais já em andamento. A meta é que 30% do faturamento total da empresa venha do mercado internacional nos próximos cinco anos.

"Esta revolução na agricultura representa um salto significativo na eficiência operacional, sustentabilidade e na capacidade de enfrentar os desafios globais da produção de alimentos", destaca Johann Coelho.

BemAgro
Assessoria de Imprensa
Cristina Magalhães
cristina@retaarte.com.br

VENTURA LEVA INOVAÇÕES AO RIO BOAT SHOW

Referência em design, navegação e fabricação de embarcações de alto padrão no Brasil, a Ventura está repleta de novidades para o evento que acontece entre os dias 28 de abril e 5 de maio, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

Como um dos principais expositores do Rio Boat Show 2024, que será inaugurado neste domingo 28, e se estende até o dia 5 de maio, na Marina da Glória, na capital fluminense, a Ventura Marine vai unir novidades, charme, design e uma larga dose de inovação nos produtos que destacou para serem expostos. A empresa possui 40 anos de tradição e é reconhecida pela alta qualidade e pela introdução de novas tecnologias no segmento náutico, virtude que quer repetir no principal evento do setor no país: as embarcações expostas revelarão exclusividades que prometem redefinir o mercado de yachts.

Com esse evento, a Ventura Marine revela o propósito de moldar o futuro da navegação e descobrir oportunidades únicas em um mercado em expansão, por intermédio de produtos que ofereçam experiências inesquecíveis aos usuários, seja na terra ou na água, com motores a combustão ou elétricos.

Para Carlos Motta, um dos proprietários da Ventura, o card de produtos expostos une características tradicionais da marca, como estilo, dinamismo, qualidade e requinte com uma experiência sensorial de powersports. "Estamos orgulhosos com os produtos presentes no Rio Boat Show. Eles compõem apenas uma fração do nosso line-up. Espelham bem essa pegada de assegurar as virtudes desejáveis no segmento Náutico, mas vão além. Temos produtos inovadores e sustentáveis, o que revela os novos targets conceituais que estabelecemos para os próximos anos", explica.

Um desses produtos, por certo, é o Orca Performance, primeira moto aquática 100% elétrica do mundo, recém-chegada ao mercado brasileiro, e que representa um marco para o segmento de embarcações. A Ventura firmou um acordo de distribuição exclusiva com a canadense Taiga Motors Corporation, líder mundial na fabricação de veículos elétricos off-road e fabricante da Orca. 

"Estamos entusiasmados por oferecer aos nossos clientes uma maneira mais sustentável de recreação aquática, com um produto que não emite poluentes, mas que não traz só isso como atração: a Orca é extremamente rápida e dinamicamente privilegiada na dirigibilidade. Aposto que vai rapidamente conquistar muitos fãs", acrescenta André Motta, coproprietário da Ventura.

Orca Performance

Equipada com a Unidade de Tração integrada com motor-inversor de sexta geração da Taiga, o Orca Performance oferece até 120 kW de potência de pico e 170 Nm de torque, o que equivale à força máxima de modelos a combustão de 230 hp. Essa receita resulta em uma velocidade máxima de 100 km/h, além de arrancadas vigorosas que são favorecidas pelo torque máximo já disponível a partir do momento em que a moto é ligada. O casco moldado com precisão proporciona uma condução divertida e um cruzeiro eficiente em condições variadas. Juntamente com um baixo centro de gravidade da bateria, que é posicionada abaixo da linha d'água, garante estabilidade inigualável durante manobras em alta velocidade. Tem autonomia para cerca de 2 horas.

Outra atração que tem tudo para entusiasmar os visitantes é o lançamento do Yacht V550. Com 55 pés de luxo e elegância, esse modelo destaca-se pelo design Italiano, tecnologia de ponta e a tradição e qualidade do acabamento da Ventura. Tem sido o barco mais procurado em seu segmento desde que foi anunciado. Este será o primeiro evento que o V550 aparecerá para o público.

Yacht V550

O Yacht é versátil em todos os quesitos, inclusive na motorização. Pode ser equipado com três unidades Volvo D6 440 HP (centro-rabeta) ou dois Volvo D6 650 HP IPS. Tem larga autonomia: o tanque acondiciona até 1.640 litros. O modelo é recheado de características que o tornam referência no segmento, como a agilidade na condução e ótima nevegabilidade, convés e interior de última geração, suíte-máster com boca completa a meia-nau, suíte VIP espaçosa na proa, opção de sala de estar ou 3ª cabine, WC completo e amplo para hóspedes, além de um amplo salão com cozinha. E é equipado com plataforma hidráulica com garagem auxiliar.

E mais novidades...

A Ventura Marine também vai mostrar o novo V400 Crossover: a legítima proa aberta com cabine. Ele exibe versatilidade e não sacrifica o estilo ou a performance. É um produto que entrega uma cabine muito espaçosa com dois camarotes fechados e um espaço externo de uso fantástico!

V400 Crossover

Para o uso recreativo na terra, a Ventura leva ao Rio Boat Show 2024 a expansão do portfólio de motos e bikes elétricas, além de novos modelos de quadriciclos. São várias novidades idealizadas para atender às mais específicas e recentes de demandas dos clientes da marca em todo o país.

A Ventura é a fabricante de barcos líder e mais respeitada do Brasil desde 1983, protagonista do setor há mais de 40 anos. A empresa tem um histórico notável de entrega de mais de 20.000 barcos, de 19 a 55 pés, e estabeleceu novos padrões de qualidade e inovação. Atualmente, a Ventura conta com uma forte rede de distribuição de 90 concessionárias em toda a América do Sul. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Ventura
Assessoria de Imprensa
Edu Pincigher
eduardopincigher@hotmail.com

COMITIVA BRASILEIRA SONDA NOVIDADES PARA O BRASIL NO SALÃO DE PEQUIM.

Um grupo de empresários brasileiros está visitando o Auto China – O Salão de Pequim, para acompanhar e sondar as novidades que estão sendo desenvolvidas em um dos principais mercados do mundo e que podem fazer parte do cenário brasileiro, especialmente no segmento de produtos elétricos.

O foco da viagem é a troca de experiências em temas ligados à segurança, inovação, energia e mobilidade desenvolvida no segmento. A comitiva regressa ao Brasil em 29 de abril. 

O grupo aproveitou a viagem para se encontrar com as principais autoridades do setor automotivo chinês e com executivos de empresas e fábricas de destaque no país, como a BAIC Automóveis, ARCFOX, VOYAH Car Corporation, GAIC e AION, além de visitar as fábricas da GWM e BYD.

Integram a comitiva brasileira: Paulo Miguel Jr, vice-presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla); André Vieira, CEO da Solution4Fleet Santander; Rodrigo Contin, CEO da Hi-tech Blindagens; Enrico Barci, Co CEO da Credit Carbon; Elpídio Neto, CEO da DNS; Adriano Rufino, CEO da Ideia5 e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE); Marcelo Bauer, CEO do Banco Alfa; Rodnei Souza e Ana Renata, representantes da Cox Automotive; e Marta Miguel, da PLM.

"A missão de nossa comitiva é buscar novidades em tecnologia e inovação em mobilidade e peças que podem ser muito interessantes para o mercado brasileiro", comentou Adriano Rufino, CEO da Ideia5 e diretor da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), coordenador da programação dos empresários.

Expert & Cia Comunicação Integrada
Gilberto dos Santos
gilberto.santos@expertecia.com.br

sexta-feira, 26 de abril de 2024

COM NOVOS SERVIÇOS, VOLVO CE AVANÇA AINDA MAIS EM CONECTIVIDADE E DIGITALIZAÇÃO.

Além do lançamento de máquinas, a Volvo CE anuncia na M&T Expo 2024 avanços na contínua jornada de digitalização da marca. São novidades em e-commerce de peças, serviços conectados e planos de serviço.

“O rápido avanço da tecnologia, em conjunto com os desafios de reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade, faz com que os clientes demandem novas soluções. As novidades que estamos apresentando são evoluções de uma jornada de conectividade e digitalização que a Volvo vem trilhando há anos”, assegura Alexandre Flatschart, head da área de Uptime & Customer Solutions da Volvo Construction Equipment Latin America.

E-commerce de peças

Uma das evoluções foi no e-commerce de peças. Desenvolvido em parceria com os distribuidores da marca, a nova plataforma oferece ampla variedade de componentes genuínos, desde filtros, componentes hidráulicos até peças elétricas, de motores e de transmissão. O portal é intuitivo e conta com descrições detalhadas dos itens, com a possibilidade de realizar buscas específicas por modelo de máquina.

Há opções flexíveis de pagamento, como boleto, Pix e parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito. A entrega das peças é realizada em todo o Brasil, no endereço indicado pelos clientes. É possível ainda optar pela retirada diretamente nos distribuidores Volvo CE. 

“Com o e-commerce, nossos clientes têm a conveniência de contar com peças genuínas Volvo onde e quando precisarem, independente da distância dos nossos distribuidores, para manter sempre a alta disponibilidade de suas máquinas”, destaca Alexandre Flatschart.

Connected Map

Outra inovação da Volvo CE é o Connected Map, uma poderosa ferramenta de localização e controle operacional das máquinas em um determinado local de trabalho. Disponível por meio de assinatura mensal, o serviço utiliza a conectividade avançada para transmitir informações dos equipamentos diretamente para o gestor de frota, via smartphone ou computador.

Além da localização precisa, está disponível uma grande variedade de indicadores de produção e produtividade das máquinas. Incorpora, por exemplo, recursos como o gerenciamento de pedidos pendentes na fila para carregamento e o monitoramento da fila de caminhões aguardando para receber carga. Permite ainda a visualização em tempo real de visitantes e carros de serviço no canteiro e oferece um painel Kanban para gestão visual da operação.

O serviço pode ser utilizado inclusive em máquinas de outras marcas, bastando adquirir um hardware específico para conectá-las à plataforma. A ferramenta também permite integração através de API - Application Programming Interface, possibilitando troca de dados com sistemas já utilizados pelos clientes.

Em reforço à visão Zero Acidentes, ideal de futuro da marca com seus produtos, as máquinas Volvo monitoradas pelo Connected Map podem contar com a função de cerca eletrônica para limitar velocidade em áreas determinadas, o que garante maior segurança.

Planos de Serviço

Outro destaque da Volvo CE durante a M&T Expo 2024 são os novos Planos de Serviço. Com três opções - Azul, Prata e Ouro - oferecem uma combinação de inspeções, manutenção preventiva, reparos e serviços conectados.

O Plano Azul inclui inspeções periódicas, manutenção preventiva e acesso aos serviços conectados da Volvo CE. O Plano Prata adiciona a cobertura de reparo para componentes específicos, garantindo maior tranquilidade. Já o Plano Ouro oferece a cobertura mais abrangente, incluindo inspeções, manutenção preventiva, reparo completo da máquina e serviços conectados.

Utilizando peças genuínas com garantia de fábrica e o suporte do time Volvo para os serviços conectados, os clientes podem contar com um monitoramento proativo dos componentes críticos da máquina em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana.

"Nossos novos Planos de Serviço vão além de peças genuínas e técnicos capacitados. Ao incluir serviços de conectividade e monitoramento, atuamos de forma proativa para manter as máquinas em seu melhor desempenho. Nossos planos aumentam a disponibilidade e produtividade dos equipamentos, transformando gastos imprevisíveis em custos planejados, evitando paradas não planejadas e reduzindo despesas com manutenção corretiva”, finaliza Alexandre Flatschart.

Grupo Volvo América Latina

NEW HOLLAND AMPLIA PORTFÓLIO DE SOLUÇÕES COM DRONE DE PULVERIZAÇÃO E PULVERIZADOR DE BARRA FRONTAL

Como uma solução complementar ao seu portfólio de pulverização, a New Holland fará durante a Agrishow 2024, que vai de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto (SP), o pré-lançamento do Drone de Pulverização New Holland. A feira também vai marcar o lançamento do novo pulverizador Guardian SP310F, de alto desempenho e destinado a cobrir grandes áreas de cultivo.

Com importação e distribuição no Brasil pela marca, o Drone de Pulverização da New Holland será oferecido em dois modelos, de 30 litros e 70 litros – esse último o de maior capacidade disponível atualmente do mercado. O pré-lançamento na feira marca a parceria da New Holland/CNH com uma das maiores empresas do segmento de drones de pulverização, a chinesa XAG.

O Drone de Pulverização da New Holland se junta a outros produtos da marca, como o novo pulverizador Guardian SP310F, o único do país com barra frontal, que está sendo lançado na Agrishow. Com isso, vamos oferecer soluções completas em pulverização, de 30 litros a 4.500 litros, voltadas para todos os perfis de produtores”, afirma Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland para a América Latina.

Destinado principalmente a pequenos e médios produtores, mas não limitado a grandes áreas, o drone pode ser complementar ou até substituir pulverizadores de três pontos (montados) ou de arrasto, assim como para operações com pulverizadores autopropelidos. Ele se destaca por sua versatilidade para pulverização e aplicação de sólidos, além da qualidade de aplicação fornecida por uma ótima uniformidade de gotas (espectro) pela geração centrífuga, assim como maior penetração no dossel da planta, proporcionado pelo transporte das gotas para o alvo gerado pelo movimento de suas próprias hélices.

Entre as vantagens do Drone de Pulverização New Holland está a possibilidade de uso em áreas de topografia irregular, onde um pulverizador mais pesado teria dificuldades para entrar. Em terrenos com talhões menores, que normalmente são mais recortados, o drone também leva vantagem em relação às longas barras de um pulverizador autopropelido.

Outro uso bastante indicado para esse equipamento é após a ocorrência de chuvas, evitando, por exemplo, o atolamento do pulverizador/trator, o amassamento da cultura e a compactação do solo. Mais uma vantagem do drone é que ele possui um plano de voo autônomo e, portanto, necessita de apenas uma pessoa para monitorar e fazer a troca das baterias e reabastecimento. O Drone de Pulverização New Holland tem previsão de estar disponível comercialmente no Brasil a partir do segundo semestre, diretamente na rede de concessionários da marca em todo o país. Há planos para a expansão da distribuição do produto pela CNH na Austrália e região do Pacífico. O restante do mercado latino-americano também está no radar.

Uma das grandes vantagens desta solução é que o cliente New Holland poderá contar com todo o suporte do pós-venda da marca, que conta uma rede de concessionários espalhada por todo o país e que é reconhecida pela sua qualidade e confiabilidade”, pontua Kerbauy.

Novo pulverizador Guardian

O novo pulverizador Guardian SP310F, de alto desempenho, é o único do Brasil que possui barra de pulverização frontal – de 36,6 ou 40,2 metros. Ele também possui muita tecnologia embarcada, permitindo maior controle dos alvos na lavoura, garantindo qualidade e segurança nas operações.

O Guardian SP310F faz com que o produto aplicado atinja imediatamente o alvo, otimizando o controle do talhão. A suspensão exclusiva, com barra frontal e toda a tecnologia embarcada, permitem aplicações em velocidades superiores com qualidade e segurança. Considerando essas características, o Guardian pode atingir, em média, até 50% a mais de rendimento operacional.

O Guardian SP310F apresenta um conjunto de alta tecnologia e capacidade para atender a demanda por agricultura de precisão, pois além de ser conectado, possui o monitor IntelliView™ 12, o que possibilita o acesso remoto. A conectividade nas máquinas possibilita uma melhor gestão da frota, além de controle e suporte nas operações agrícolas, já que estão totalmente conectadas com o portal do cliente, o FieldOps. Além disso, o pulverizador pode ser monitorado pela Central de Inteligência, uma central com especialistas focados em aumentar a disponibilidade das máquinas em campo.

O design é outro ponto forte do Guardian SP310F. Ele permite uma distribuição de peso perfeita entre os eixos traseiro e dianteiro, possibilitando entrar mais cedo na lavoura, em condições de umidade elevada do solo e aplicações nos estágios mais avançados da cultura. O sistema de ar comprimido, acoplado ao sistema de pulverização, permite eliminar todo o líquido dentro da tubulação, mantendo a barra de pulverização sempre limpa. O vão livre variável de 1,83 m até 1,98 m permite, ainda, aplicações tardias no milho, sem danificar a cultura.

Com um tanque de inox – de limpeza mais fácil – com capacidade para 4.500 litros, o Guardian SP310F permite, ainda, maior autonomia nas operações. Equipado com o motor FPT NEF6 / 6.7 litros Tier 4B, com 289 cv, ele possui sistema de reversão automática da hélice do motor para limpeza do radiador.

Pensando no meio ambiente

O sistema de recirculação permite homogeneizar e carregar o produto na barra antes de iniciar a operação, sem desperdício de produto. Ao fim da operação, recolhe-se todo o resíduo ao tanque para que se possa fazer o descarte adequado. As válvulas elétricas, aliadas ao sistema de recirculação, permitem operações automáticas de abastecimento e preenchimento da tubulação para pulverização. Após a operação, este conjunto possibilita o enxágue, recolhimento e limpeza de todo o sistema de pulverização de forma automática.

Somando-se a isso, o controle de altura IntelliHeight™ XRT, com 7 sensores para máxima estabilidade e capacidade de copiar a superfície do terreno, aliado ao controle bico a bico IntelliSpray™ II, oferecem o máximo de precisão para entregar a gota ideal, na dose certa e no alvo escolhido, extraindo o máximo potencial produtivo da lavoura.

O Guardian SP310F também possui uma cabine premium, pressurizada e extremamente segura para o operador, com filtro de carvão ativo, visão total da barra e operação totalmente assistida. Já a suspensão independente, com a barra frontal, aliada à cabine exclusiva do Guardian, permitem uma operação extremamente confortável e ergonômica. Além disso, a tecnologia embarcada possibilita ao operador monitorar todos os parâmetros da máquina, com o mínimo de intervenção possível.


Serviço
29ª edição da Agrishow
29 de abril a 3 de maio de 2024 - das 8h às 18h
Rod. Prefeito Antônio Duarte Nogueira, Km 321 - 
Ribeirão Preto - São Paulo
Para mais informações clique aqui e visite o site  da Agrishow

New Holland
Rede Comunicação de Resultado

MITSUBISHI RETORNA À STOCK CAR NA ERA SUV. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: Divulgação Stock Car

A Mitsubishi Motors estará oficialmente de volta à Stock Car Pro Series a partir de 2025, ano que deve revolucionar a competição com a participação da nova geração de carros e o início da era SUV. O anúncio aconteceu no último final de semana, no Autódromo de Interlagos, e marcou o retorno da fábrica japonesa a categoria, no qual esteve entre 2005 e 2008. A partir do ano que vem, a Mitsubishi será a terceira marca da categoria, ao lado da Toyota e Chevrolet.

A Mitsubishi Motors sempre esteve muito ligada ao esporte. Além do automobilismo e das provas de rali, como a Mitsubishi Cup, maior rally cross country de velocidade da América Latina, apoiou modalidades como a vela, ciclismo e o tênis.

“Retornar à Stock Car, categoria que reúne os mais renomados pilotos em atuação, tenho certeza que faremos um excelente trabalho nessa categoria tão marcante para o automobilismo brasileiro”, declarou Mauro Correia, CEO da Mitsubishi Motors no Brasil, entusiasmado.

O CEO da Vicari, Fernando Julianelli, afirmou que com o retorno da Mitsubishi, a categoria cumpriu uma etapa importante do seu planejamento, que é trazer mais fábricas para o ecossistema da Stock Car. “A participação dessa marca comprova que estamos corretos no caminho do crescimento e atualizados com o que a indústria, patrocinadores, equipes e fãs esperam de uma competição automobilística”, afirmou.

Ele afirmou também que a decisão de utilizar os SUVs a partir de 2025 tornará mais atraente em termos de mercado, do nível de competitividade da categoria, da qualidade da proposta de entretenimento e que o pacote é perfeito para qualquer montadora ou patrocinador.

Foto: Divulgação Stock Car

A participação inicial da Mitsubishi na Stock Car se deu de 2005 a 2009, durante quatro temporadas consecutivas. A estreia da marca aconteceu justamente em Interlagos, em 1º de maio de 2005. Dois meses depois, no Autódromo Internacional de Curitiba, ocorreu a primeira vitória, conquistada por Ingo Hoffmann.

Ingo Hoffman foi um dos 37 pilotos que representaram a Mitsubishi na Stock Car e é dele também o último pódio conquistado pela empresa na categoria, em 7 de dezembro de 2008, em Interlagos. Aquele também foi o último pódio de Ingo na Stock Car.

Em quatro temporadas, a Mitsubishi participou de 48 corridas e conquistou 16 vitórias, 13 poles-positions, 15 voltas mais rápidas e 38 presenças no pódio, além de dois títulos com Cacá Bueno, em 2006 e 2007, o piloto recordista nas principais estatísticas de performance da Mitsubishi na Stock Car: maior número de vitórias, poles, voltas mais rápidas e pódios.

A primeira pole-position da Mitsubishi foi estabelecida por Christian Fittipaldi no Autódromo de Buenos Aires, no dia 29 de outubro de 2005 e a última, por Cacá Bueno, no dia 6 de dezembro de 2008, em Interlagos.

Foto: Luca Bassani
Wanderley Reck Jr. foi o autor da primeira volta mais rápida das 15 que a equipe conquistou, no dia 15 de maio de 2005, no Autódromo de Curitiba. E a última foi de Cacá Bueno, em 23 de novembro de 2008, em Tarumã, Rio Grande do Sul.

Dos 38 pódios conquistados, o primeiro foi de Valdeno Brito, no dia 15 de maio de 2005, em Curitiba, e o último foi de Ingo Hoffmann, no dia 7 de dezembro de 2008, Interlagos.

A Mitsubishi retorna à Stock Car justamente quando a categoria celebra 45 anos e ganha ainda mais força e importância no automobilismo brasileiro e sul-americano.

Para os que nem eram vivos ainda, tudo começou em abril de 1979, quando dez pilotos alinharam no grid do Autódromo Internacional de Viamão, próximo a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Nestas 45 temporadas, a Stock Car se consolidou como a mais importante competição do esporte a motor nacional e tem atraído cada vez mais pilotos renomados do Brasil e do exterior.

Nas 615 corridas realizadas, mais de 400 pilotos já tiveram a oportunidade de competir, com 19 diferentes como campeões. Vinte circuitos já receberam ao menos uma prova da categoria, sendo dois deles no exterior: Buenos Aires, na Argentina, e no Estoril, em Portugal.

Desde Affonso Giaffone Júnior, ganhador da primeira corrida da história da categoria, até Gaetano de Mauro, o último a ingressar na galeria dos vencedores, a Stock Car teve 78 que venceram pelo menos uma vez e 123 competidores no pódio. Nesses 45 anos foram cinco diferentes marcas, Chevrolet, Mitsubishi, Volkswagen, Peugeot e Toyota.

A nova era SUV promete agitar ainda mais a categoria e atrair novos e jovens talentos.

Para os apaixonados pelo automobilismo será um grande espetáculo.

E para os mais experientes como eu, a grata constatação de que o esporte motor brasileiro parece tão efervescente quando na sua melhor fase, entre o final dos anos de 1960 e os anos de 1990.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
 Clique aqui e ouça agora

*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

MEMÓRIA, PARA O QUE TE QUERO. Por Marli Gonçalves*

Memória, memórias, lembranças, às vezes acho que não damos a atenção devida a elas, ao valor, ao que significam de vitórias, e porque não dizer, também, de derrotas, que explicam como chegamos a hoje. Remexer o baú de fotos e coisas guardadas pode ser fascinante. Experimente.

Andei cavoucando coisas guardadas há tempos quase imemoriais. Me dei conta que essa escavação é quase igual à uma revisão da vida toda, e dependendo do tamanho desse tempo ou buraco do que procuramos não há como deixar de revisitar a própria vida.

Quem já viveu mais tempo tem mais noção do valor que pode ter uma pequena foto encontrada em papel em algum álbum, caixa, recorte, fundo de armário. Até se chateia com o vazio de um tempo ou outro sem qualquer registro. Nem todos tinham câmeras, nem tudo era fotografado como agora, essas milhares de fotos que tiramos loucamente por celular, a gente nem sabe para o quê, perdidas nas nuvens. Creio que foi por isso que a tal #tbt nas redes sociais às quintas-feiras ganhou algum sentido. Você sabe o que é, não? "Throwback Thursday", #tbt, "Quinta-feira do Retorno", é uma das siglas mais populares, marca publicações de imagens do passado, que deixaram saudades, boas lembranças. Mas há, primeiro, de achá-las. E depois que publica, sei bem que fica por perto acompanhando a reação, curtidas e comentários, em geral elogios ou até recordações de quem estava por ali também.

Tive um ataque de #tbt essa semana. Estava atrás de imagens que precisava para uma conversa numa roda de arte, sobre o movimento punk, coisa de 42 anos atrás, que tive o prazer de viver ao lado do mestre Antonio Bivar, considerado seu "pai" aqui no Brasil.

Pois bem, providenciei escada para subir em um armário e lá fui atrás de uma Revista Gallery Around, da qual fui editora ao lado do Bivar; mais precisamente de uma edição que marcava o início do movimento punk por aqui. Precisava achar.

A revista era do Gallery, na época o lugar mais chique, luxo, rico e up to date de São Paulo, alguns muitos lembrarão. Especialmente procurava a edição de agosto de 1982, que marcou uma festa histórica, a VAGUE, da qual boa parte dos registros foram apagados. Sim, salvei alguns. É que aconteceu. Imaginem uma noite daquele lugar cheio de jovens punks de verdade com alfinetes espetados no rosto e sangue nos olhos, em plena, ainda, ditadura. Inocentes, Ratos do Porão, Kyd Vinyl, tudo fervilhando. Coisa boa não saiu. Naquela noite, a "primeira dama" Dulce Figueiredo, esposa horrível do horrível João Figueiredo, apareceu sem avisar, cercada por seguranças. (Lembrou dela, você aí?) Pois bem, aí a coisa encrencou, e foi cusparada (punks cuspiam como arma, como o Bob Cuspe, do Angeli) para tudo quanto é lado. "Nossos" punks foram retirados sem muito carinho, digamos assim, do local. Um quiproquó. Literal.

Um corre, abafa, que nos valeu por um tempo o título de persona non grata no local, e risco à continuidade do trabalho na revista, mais "monitorada" a partir daí.

Contada a história do que buscava, nessa procura passei também por outras edições e publicações para as quais trabalhei naqueles tempos, antes de ir para o Jornal da Tarde. Foi uma viagem e tanto, reativada a memória. De coisas boas. De coisas más, bem más, também. Superadas, tanto que estou aqui para contar e provar essa história toda.

A memória se ativa quando nos procuramos e ao que vivemos, e creio até que nos faz querer viver mais. Rimos muito de nossas próprias aventuras, roupas, cabelos, poses, como engordamos, emagrecemos, como estamos envelhecendo. Um filme, muito particular. Como éramos felizes (ou não), quem tirou a foto em que aparecíamos na era quando não havia a fácil possibilidade das selfies, e dependíamos de alguém lembrar de dar o click.

As imagens, creio, tinham muito mais valor. A memória também.

Na festa da VAGUE, agosto de 1982



Marli Gonçalves. Jornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano – Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais. Blog Marli GonçalvesFacebookInstagram,Twitter. marli@brickmann.com.br.