quinta-feira, 2 de maio de 2024

VOLVO FORTALECE SUA ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO COM O EXTREME SERVICE

A Volvo mostra na Agrishow 2024 toda a sua ampliada estrutura de serviços ao segmento vocacional. Na liderança brasileira do mercado de caminhões dirigidos ao setor sucroalcooleiro, a marca vem fortalecendo as ações criadas para o agronegócio. O Volvo Extreme Services foi desenvolvido também para atender as operações mais severas de transporte da indústria da cana, que inclui as tarefas na lavoura, usinas de açúcar e destilarias de álcool.

"É um atendimento especializado para aqueles transportadores que precisam de altíssima produtividade e têm necessidades específicas, muitas vezes com atendimento no local", declara Felipe Battistella, gerente comercial de serviços da Volvo do Brasil. O Volvo Extreme Services reúne uma completa estrutura profissional e técnica para reforçar o suporte às frotas que trabalham na zona rural e em situações mais rigorosas.

Disponibilidade total

Para amparar os clientes que carecem de serviços especializados, a Volvo tem uma área na fábrica e em sua rede de concessionárias espalhadas por todo o País para customizar o atendimento nas operações de cana, onde quer que elas estejam. São mecânicos, mecatrônicos, consultores e estruturas dedicadas.

"Estas operações demandam um suporte especializado para garantir mais desempenho e disponibilidade dos caminhões. São atividades que funcionam muitas vezes 24 horas por dia, sete dias por semana. Durante a safra, os veículos precisam rodar o maior tempo possível", explica o gerente, lembrando que os veículos do setor sucroalcooleiro rodam muito tempo, parando praticamente só para abastecer, trocar de motorista e fazer manutenção.

A Volvo customiza esse atendimento com profissionais, ferramental e estoque de peças dentro das operações. A empresa reformulou o serviço e criou um time nacional de representantes provenientes das áreas de serviço e comercial para atender todas as regiões canavieiras em todo o território. São profissionais de diferentes áreas e habilidades que trabalham juntos para proporcionar um atendimento mais eficiente e que aumente a produtividade do transporte do setor.

"O Brasil é uma superpotência no Agro e os produtores e transportadores precisam maximizar suas operações nos períodos de colheita e processamento da cana para a produção de álcool e açúcar", observa o executivo. Mais próximas dos clientes e com muita experiência acumulada no segmento vocacional, as equipes da marca conseguem mais agilidade no suporte aos veículos para manter uma alta disponibilidade mecânica.

"As exigências dessas operações são muito grandes. A manutenção tem de ser feita preventiva e regularmente, para que o caminhão pare o mínimo possível. O atendimento no local muitas vezes é imprescindível", diz Felipe Battistella.
Personalizado

O Volvo Extreme Service pode ser personalizado, dependendo das necessidades do transportador: pode ser apenas uma visita diária de um mecânico; um mecânico residente na operação; mais de um mecânico e um contêiner no lugar; até uma mini concessionária em instalações do cliente, com tudo o que seja necessário. Além disso, é possível customizar para outros segmentos vocacionais como florestal, mineração e construção.

Grupo Volvo América Latina

CRAFT CRIA SERVIÇO EXCLUSIVO PARA ATENDER NOVAS DEMANDAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

A migração de empresas automotivas da Alemanha para países do leste europeu tem sido uma tendência nos últimos anos devido a diversos fatores, como custos de mão de obra mais baixos, incentivos fiscais e subsídios oferecidos pelos governos locais, além da busca por novos mercados e uma maior proximidade com os clientes da região. Para atender à demanda do transporte de insumos, como peças, materiais e equipamentos, a multinacional brasileira Craft lançou, em abril, um novo serviço exclusivo de LCL (Less Container Load) para importação do Leste Europeu ao Porto de Santos.

Especializada em transporte internacional de carga consolidada, a Craft já contava com um serviço exclusivo de Praga (República Tcheca) a Santos, atendendo às importações com origem nos países da Europa Central, que englobam ainda Áustria, Eslováquia, Hungria e Sul da Polônia. Agora, a nova rota focada no Leste Europeu coloca à disposição o transporte de cargas oriundas da Croácia, Bósnia, Montenegro, Albânia, Macedônia do Norte, Grécia, Sérvia, Bulgária, Kosovo e, principalmente, Romênia. Com tempo de trânsito de 21 dias e frequência quinzenal, a carga será consolidada no Porto de Koper, na Eslovênia, e o navio partirá do Porto de Trieste, no nordeste da Itália.

A tendência da transição de empresas anteriormente alocadas na Alemanha para o Leste da Europa tem sido observada com mais intensidade desde a década de 2000, aproveitando os benefícios oferecidos por esses países em termos de custos de produção, localização estratégica e acesso a mercados emergentes. Na Romênia, em particular, a indústria automotiva tem crescido significativamente, com várias montadoras e fornecedores estabelecendo operações no país, como a Daimler, a Volkswagen, a Ford e a Renault.

"A indústria e o transporte de carga estão conectados por uma rede de relações comerciais e logísticas, que são influenciadas por fatores como demanda do mercado, custos de transporte, infraestrutura e políticas comerciais", afirma Vitor Moreira, Gerente LCL Imports & Exports Europa e Latam. "Observamos esse crescimento significativo na migração das empresas automotivas, e esse movimento impulsionou a necessidade de uma nova rota exclusiva para o Porto de Santos, a fim de oferecer serviços específicos aos nossos clientes e acompanhar as mudanças no cenário global."

A eficiência e a confiabilidade da infraestrutura de transporte, incluindo rodovias, ferrovias e portos, podem influenciar na escolha das rotas de transporte e dos modais utilizados pelas empresas, e o Brasil tem demonstrado avanço em melhorias para o setor. No início de março deste ano, o Ministério de Portos e Aeroportos destacou investimentos no setor portuário e em novos projetos previstos para os próximos três anos, com leilões de empreendimentos por todo o país. Essas concessões e arrendamentos vão impulsionar a infraestrutura de transporte logístico nacional, com previsão de aporte de R$ 14,5 bilhões no setor portuário, entre 2024 e 2026.

Especificamente para o Porto de Santos, o Governo Federal, através do Ministério de Portos e Aeroportos e Autoridade Portuária de Santos (APS), anunciou também um plano de investimento de R$ 10,64 bilhões para o período de 2024 a 2028, valor composto por recursos federal, do governo paulista e capital privado. De acordo com Silvio Costa Filho, ministro de Portos, esse é o maior volume de investimentos planejado para o terminal marítimo.

Com a economia brasileira registrando crescimento, o país garantiu o retorno à lista das dez maiores economias do mundo, se tornando um dos mais procurados por investidores. "A Craft reforça seu posicionamento como uma parceira confiável para continuar sua trajetória de sucesso e inovação no setor logístico, com sua equipe de especialistas em constante evolução e uma rede global especializada por modal", ressalta Vitor Moreira. Atualmente, a empresa conta com 100 rotas marítimas diretas para LCL de importação para o Brasil - sendo 26 serviços exclusivos - entre operações de embarque e desembarque. Além dos serviços de carga consolidada, a Craft também oferece operações com contêineres completos (FCL) e frete aéreo, atendendo a uma ampla gama de necessidades logísticas de todos os seus clientes ativos.

A Craft é uma multinacional brasileira especializada em transporte internacional de carga, focada na consolidação de embarques e negociação de contratos marítimos, aéreos e terrestres para todos os intervenientes da cadeia logística. Fundada em 1997, tem operação própria em 10 países por meio de 35 escritórios espalhados na América do Sul e do Norte. Suas soluções em escala otimizam, garantem a qualidade, frequência e controle de cada embarque, conectando seus 1100 especialistas às redes globais especializadas por modal. A Craft é fundadora de centros de procurement marítimo e terrestre na Ásia, Europa e Estados Unidos (LP Global e WSL) e reconhecida pelo relacionamento próximo a seus clientes e parceiros. A empresa oferece rotas e serviços exclusivos que somente um intermediador neutro com amplo volume e flexibilidade é capaz de entregar. Para mais informações, clique aqui e acesse o site.

Craft
Tamer Comunicação

ÍDOLO, CAMPEÃO E SÍMBOLO DE UMA NAÇÃO, AYRTON SENNA. Por Luiz Carlos Secco*

Foto: Instituto Ayrton Senna.

O primeiro de maio no Brasil, que sempre foi de comemoração como Dia do Trabalho, passou a ser um dia triste pelo País ter perdido um ídolo, líder que proporcionou alegria ao povo e contribuiu para o seu progresso.

Há exatos 30 anos, perdemos Ayrton Senna da Silva, para a maioria de nós brasileiros, o melhor piloto de automóveis do mundo em toda a história do automobilismo.

Ayrton foi o herói brasileiro, três vezes campeão mundial, com vitórias memoráveis e virtudes reconhecidas até por seus adversários. Alguns deles prestigiaram a homenagem-póstuma, entre os quais Alain Prost, o mais tradicional rival das pistas; Gerhard Berger, tido como seu melhor amigo, e Frank Williams, proprietário da equipe que Senna defendia.

Quem não se lembra da comoção que hoje em todo o País, mas em especial em São Paulo, onde foi realizado o traslado de Ayrton Senna do Aeroporto de Guarulhos ao Palácio do Governo, com aproximadamente 30 quilômetros, pela Via Dutra.

As ruas da cidade ficaram lotadas de fãs e muitos portavam faixas com frases de lamento pela sua morte e de agradecimentos pelas alegrias proporcionadas na maioria dos domingos. Com Ayrton Senna os brasileiros tinham alegria, inspiração, motivação e esperança a cada final de semana em que havia corrida da Fórmula 1.

Lembro que, mais de uma década antes desse fatídico 1º de maio, a Ford possuía um ativo Departamento de Competições que foi estratégico para a fabricante que tinha a tradição de usar as corridas como forte instrumento de marketing e de vendas.

Em 1983, a Ford firmou contrato com Emerson Fittipaldi como imagem pessoal e para contar com a sua participação em diversos eventos. E algum tempo depois, também com Ayrton Senna, que havia acabado de conquistar os títulos de campeão britânico de Fórmula Ford 1600 e britânico e europeu de Fórmula Ford 2000.

Um dos primeiros eventos da Ford que contou com a presença de Senna foi o lançamento, naquele mesmo ano, do Escort, realizado no Autódromo de Jacarepaguá, onde o piloto deu um show de pilotagem, levando jornalistas especializados de todo o País e convidados em voltas no circuito.

Foi surpreendentemente agradável ouvir dos jornalistas as emoções que sentiram, a grande maioria ficou eletrizada e até algumas esposas que também compareceram expressaram suas emoções.

Vocês podem imaginar as efusivas emoções sentidas por todos em uma oportunidade de acompanhar dois campeões mundiais em velocidade próxima de 200 quilômetros por hora nas retas e as sensações que provocam o domínio do carro nas curvas?

No caso de Senna, a emoção foi tanta que os carros tiveram que ser recolhidos para troca dos pneus cinturatos que, de tanto esforço no subir e descer das zebras, estavam com as cintas de aço expostas nos ombros.

Em 1983, a Ford promoveu outro lançamento e eu, como gerente de comunicação da empresa; Júlio Carvalho, gerente de Relações Públicas, e Reynaldo Mesanelli, gerente de Marketing e programas, apresentamos à diretoria um plano de apresentação, em São Paulo, no Autódromo de Interlagos.

O programa constou de uma corrida para pilotos do passado que sentiram a alegria de novamente conduzir um carro na pista e relembrar as emoções das competições vividas. E foram prestigiados por Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Francisco Landi, que foi o primeiro astro do automobilismo brasileiro, com vitória no Grande Prêmio de Bari, na Itália.

Emerson Fittipaldi, Francisco Landi e Ayrton Senna. Foto: Oswaldo Luiz Palermo.

Ayrton Senna participou de vários outros eventos e, mesmo depois de encerrar o contrato com a Ford, mantinha a postura exemplar de atenção, cordialidade e cuidado com os outros.

Lembro que, na sua vitória no GP de Detroit de 1987, já de Lotus-Honda, Senna deu especial atenção aos jornalistas brasileiros que a Ford levou para acompanhar a prova.

Isso me faz lembrar de outro amigo falecido e profundo conhecedor das pistas e dos pilotos, Chico Rosa.

Foi ele que, ainda na década de 1970, me confidenciou que estava chegando um novo piloto brasileiro, que seria melhor do que os todos os outros: Ayrton Senna.

>> Esta e outras histórias vividas e narradas pelo jornalista Luiz Carlos Secco você pode ouvir no podcast Muito Além de Rodas e Motores
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*Luiz Carlos Secco trabalhou, a partir de 1961 até 1974, na empresa S.A. O Estado de São Paulo e Jornal da Tarde, além da revista AutoEsporte. Posteriormente, transferiu-se para a Ford, onde foi responsável pela comunicação da empresa. Com a criação da Autolatina, passou a gerir o novo departamento de Comunicação da Ford e da Volkswagen. Em 1993, assumiu a direção da Secco Consultoria de Comunicação.

MARCOPOLO TEM LUCRO DE LÍQUIDO DE R$ 316,9 MILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2024

A Marcopolo teve lucro líquido de R$ 316,9 milhões no 1T24, crescimento de 34,1% na comparação com o mesmo período do primeiro trimestre de 2023. As vendas de produtos de maior valor agregado suportaram resultados mesmo um cenário de queda de volumes na comparação com o 1T23.

No primeiro trimestre de 2024, a receita líquida da Marcopolo somou R$ 1,6 bilhão. Do total, R$ 1,2 bilhão corresponde ao mercado interno brasileiro, R$ 94 milhões de exportações a partir do Brasil e R$ 339,2 milhões representam as operações internacionais da companhia. Com o desempenho, a empresa encerra o primeiro trimestre de 2024, com 51,9% de participação na produção brasileira de ônibus.

"Entre os mercados que atuamos, o segmento rodoviário segue como destaque. Temos uma boa carteira de pedidos programados para 2024 e esse movimento é justificado pelo crescimento da procura por viagens rodoviárias e pela continuidade do processo de renovação de frotas, que passou por um período de baixa atualização, em 2020 e 2021", destaca José Antonio Valiati, diretor de Relações com Investidores.

No 1T24, o lucro bruto foi de R$ 385,3 milhões, com margem de 23,3%, contra R$ 390,9 milhões com margem de 23,6% no 1T23. O EBITDA foi de R$ 315,4 milhões nos três primeiros meses de 2024, com margem de 19%, ante R$ 292,8 milhões e margem de 17,7% no mesmo período do ano passado.

A produção total da Marcopolo atingiu 3.261 unidades no trimestre analisado, 5,9% inferior ao 1T23. O número foi impactado pelo menor volume de unidades exportadas, bem como pelo baixo volume de entregas direcionadas ao programa federal Caminho da Escola, nos segmentos de urbanos e de micros, além da queda de volumes produzidos na Argentina.

Para o segundo trimestre deste ano, a expectativa da Marcopolo é que as entregas para o programa Caminho da Escola ganhem tração. Outro mercado que a companhia aposta é o de elétricos urbanos, com estudos aprofundados sobre a implantação dos veículos em diversos municípios e homologações do veículo em andamento. No 2T24, serão entregues 8 unidades do Attivi integral à cidade de Porto Alegre.

Mercado externo

No mercado internacional, o México manteve o crescimento no segmento de rodoviários, com a consolidação da linha G8 a partir de sua fabricação no país. Austrália segue com uma boa carteira de pedidos, com 108 unidades faturadas no 1T24, crescimento de 52% em relação ao 1T23.

Na África do Sul, a expectativa é de crescimento de vendas nos próximos meses. No primeiro trimestre deste ano, a operação no continente africano faturou 87 unidades, aumento de 22,5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Na Argentina, a operação foi ajustada para um cenário de menor demanda.

MarcopoloFundada há 75 anos em Caxias do Sul (RS), a Marcopolo é líder na fabricação de carrocerias de ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. A companhia está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros. Com fábricas nos cinco continentes, os veículos produzidos pela empresa rodam nas estradas de mais de cem países.

Marcopolo
Secco Consultoria de Comunicação

ALTAIR ADQUIRE A RESEARCH IN FLIGHT E ABRE UM NOVO CAMINHO PARA A ANÁLISE AERODINÂMICA

A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou a aquisição da Research in Flight, fabricante do FlightStream®, que fornece software de dinâmica de fluidos computacional (CFD) com grande participação no setor aeroespacial e de defesa e presença crescente em aplicações marítimas, de energia, turbo máquinas e automotivas.

O FlightStream® é um solucionador de fluxo fácil de usar, porém poderoso, que preenche a lacuna entre as simulações de CFD de alta fidelidade e as necessidades de engenheiros e projetistas. Suas velocidades computacionais excepcionalmente rápidas e o baixo consumo de hardware, aliados a uma interface de usuário simplificada e a um solucionador aerodinâmico robusto, fazem dele uma ferramenta valiosa para iterações rápidas de projeto em estágio inicial e estudos aerodinâmicos aprofundados para aplicações aeroespaciais e de defesa, entre outras. O FlightStream® pode capturar fluxos subsônicos a supersônicos, incluindo efeitos compressíveis e um recurso exclusivo de vorticidade* de superfície. Ele aproveita os pontos fortes dos solucionadores de fluxo pelodo método de painel e os aprimora com técnicas computacionais modernas para fornecer um solucionador rápido capaz de lidar com fenômenos aerodinâmicos complexos.

“Nosso crescimento nos setores aeroespacial, de defesa e adjacentes se acelerou nos últimos anos por meio de nossas melhores soluções de inteligência computacional”, disse James R. Scapa, fundador e diretor executivo da Altair. “A integração do FlightStream® em nosso portfólio aprimorará nossa oferta com sua abordagem especializada, moderna e eficiente para atender às demandas cada vez mais complexas dos clientes nesses setores, incluindo os setores de mobilidade aérea urbana e eVTOL”.

O FlightStream® permite a análise rápida de aeronaves não convencionais usando um recurso exclusivo de vorticidade de superfície, separação de fluxo e análise viscosa para configurações com e sem motor. Ele é ampliado com a modelagem integral da camada limite, permitindo que os usuários capturem os efeitos viscosos com um nível de detalhe incomum nas aplicações do método tradicionais l do método de painepainéisl. Essa integração facilita uma análise mais abrangente do desempenho aerodinâmico, fornecendo percepções que são cruciais para a otimização do projeto.

“Temos orgulho de ser uma ferramenta padrão na caixa de ferramentas dos projetistas de aeronaves”, disse Vivek Ahuja, fundador da Research in Flight ao lado de Roy Hartfield, que dedicou mais de 30 anos ao estudo da aerodinâmica, propulsão, análise estatística de veículos aéreos e pesquisa de aeronaves e hoje é professor de engenharia aeroespacial na Faculdade de Engenharia Samuel Ginn da Universidade de Auburn.

“A união com a Altair nos permitirá escalar e alcançar inúmeros engenheiros que buscam as melhores ferramentas da categoria, poderosas e especializadas para iterações de projeto mais rápidas.”, enfatizou Vivek Ahuja.

O FlightStream® é um software aprovado pela rede da Força Aérea dos Estados Unidos e também é usado nos Centros de Pesquisa Ames e Langley da NASA, bem como pelo Exército dos EUA. Ele será integrado à plataforma de design e simulação Altair® HyperWorks® e estará disponível via Altair Units.

Vorticidade - grandeza física empregada em mecânica de fluidos e no mundo meteorológico para quantificar a rotação das partículas de um fluido em movimento.

Altair
Secco Consultoria de Comunicação

MOTOR CONCEITO CURSOR 13 ETANOL REVELADO NA AGRISHOW 2024 É ALTERNATIVA DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL DA FPT INDUSTRIAL

Na vanguarda do desenvolvimento de combustíveis alternativos, rumo a um futuro sustentável, a FPT Industrial, marca do Iveco Group, revela na Agrishow 2024 o motor conceito Cursor 13 Etanol. A solução 100% desenvolvida no Brasil, com foco nas características da operação local, reúne as vantagens de uma fonte de energia renovável, de baixo custo operacional, considerável redução de emissões e compatível à infraestrutura já existente, com o alto desempenho da Família Cursor, cuja robustez e confiabilidade já são comprovadas pelo mercado.

Líder em powertrain, a FPT Industrial compartilha durante a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), uma visão completa que engloba o seu portfólio de inovações em propulsão alternativa.

Depois de apresentar em 2023 o ciclo completo do biometano, promovendo a independência energética no campo, neste ano a FPT Industrial exibirá em seu estande a plataforma multicombustível do Cursor 13, permitindo ao cliente selecionar a melhor solução para seu negócio, seja pelo uso do etanol, como também pelo diesel e o gás natural, conforme a sua operação necessite.

Apresentado pela primeira vez na Agrishow 2024, o conceito Cursor 13 Etanol permitirá à marca atestar o potencial de aplicação, na agricultura, do combustível oriundo de diferentes biomassas da diversidade energética brasileira. Entre elas, cana-de-açúcar, beterraba sacarina, milho, cevada, trigo e biomassa lenhosa.

Grande alternativa para operações mecanizadas

Com 12,9 litros e seis cilindros, o conceito Cursor 13 Etanol da FPT Industrial representa uma grande alternativa de baixo impacto ambiental para operações mecanizadas no campo. Comparado ao diesel, uma das suas principais vantagens é o baixo custo de produção. O etanol é derivado de itens naturais, de fácil cultivo e manuseio. Além disso, possibilita redução das emissões de CO2, com menor ruído de funcionamento do motor.

"O motor a etanol polui menos e apresenta desempenho alinhado às missões dos produtores no campo. Graças à plataforma multicombustível modularizada, conseguimos facilmente produzir um motor de ciclo Diesel ou outro motor de ciclo Otto (gás natural/biometano/etanol) por meio da substituição dos cabeçotes intercambiáveis. Além disso, as operações em ciclo Otto também possibilitam redução de emissões e menor ruído durante o funcionamento do motor", explica João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial. "Trabalhando em ciclo Otto, o armazenamento do combustível é semelhante ao Diesel. E o etanol apresenta ainda a mesma vantagem de estoque para operação em máquinas agrícolas".

Desenvolvido para atender os requisitos de alto desempenho e baixos custos operacionais, sem comprometer a sua resistência durante a vida útil, o Cursor 13 Etanol é integrante da consagrada Família Cursor. Voltada às mais exigentes necessidades de serviços pesados, esta linha de motores pesados da FPT Industrial conta com um projeto robusto para tarefas intensas, em uma grande variedade de aplicações, de 210 kW a 570 kW de potência. 

"Lançada pela primeira vez em 1998, a Série Cursor está em constante evolução, oferecendo sempre inovações tecnológicas, como o conceito do motor a etanol", acrescenta Abreu.

Especificações técnicas do motor conceito Cursor 13 Etanol
- Cilindrada do motor: 12.9l
- Número de Cilindros: 6 em linha
- Número de Válvulas: 24
- Combustível: (E100) Etanol
- Diâmetro x Curso: 135mm x 150mm
- Tipo de Aspiração: Turbocompressor com Intercooler
- Tipo de Turbo: WG Wastegate
- Sistema de Injeção: MPI Multi Point Injection
- Emissão: MAR-I/Tier 3
- Controle de Emissões: Catalisador 3 Vias

Soluções complementares, conforme a missão

Globalmente, a FPT Industrial investe em um powertrain multienergia, com tecnologias em combustíveis alternativos que se complementarão conforme o tipo de missão. O desenvolvimento do conceito do motor a etanol impulsiona a meta do Iveco Group em reduzir as emissões, considerando o Brasil como um dos maiores produtores de etanol no mundo.

"Temos infraestrutura pronta e boa relação custo x benefício com o etanol, comparado à eletrificação. É preciso considerar que a diversidade da matriz energética impacta diretamente na capacidade do país para atender essa demanda", aponta João Abreu. "Nossa visão não é sobre qual tecnologia é melhor, mas quais tecnologias são ideais para a matriz energética brasileira".

FPT Industrial
Iveco Group 
Rede Comunicação de Resultado

RIO BOAT SHOW 2024 CELEBRA SUA MAIOR EDIÇÃO APÓS A PANDEMIA

Com a expectativa de receber mais de 30 mil pessoas até domingo, 5, o Rio Boat Show, maior salão outdoor da América Latina, faz história na Marina da Glória ao realizar sua maior edição após a pandemia da Covid-19, em águas cariocas.

Grandes fabricantes do mercado nacional e internacional apresentam mais de 90 embarcações de variados tipos e modelos, entre eles, o maior número de veleiros já exposto no evento. O salão conta também com lançamentos de jets, lanchas, veleiros, pontoons e até carro, posto de combustível e casa flutuantes, além de empresas especializadas em motores, peças, acessórios e decoração. Os visitantes podem desfrutar das opções de lazer, realizar test drives com as embarcações, assistir palestras com especialistas no Náutica Talks e aproveitar a vista da Baía de Guanabara, na Cidade Maravilhosa.

O evento, que teve sua primeira edição em 1998,  era um grande sucesso. Porém, com a pandemia da covid-19, o Rio Boat Show precisou fazer uma pausa de dois anos, e retomou com  força em 2022, colaborando para o turismo náutico no Brasil, com grande potencial, ao apresentar atrações e tudo o que envolve o lazer sobre as águas.

É o caso das embarcações da Schaefer Yachts e da Real Powerboats, fabricantes presentes desde a primeira edição do Rio Boat Show.

Marcio Schaefer, projetista e filho do fundador da Schaefer Yachts, conta que a participação no evento deslanchou a produção de embarcações da marca e contribuiu para a vinda da famosa linha Phantom, incluindo a Phanton 290, o maior sucesso de vendas da história do estaleiro, com 1700 unidades nas águas. "Na nossa participação no Rio Boat Show, em 2002, conseguimos vender seis meses de produção da Phanton 290. Lembro que tivemos que parar as vendas, por conta da quantidade de pedidos e foi  após esse Boat Show que conseguimos expandir e conquistar a presença que alcançamos hoje. Temos fábricas em Florianópolis, Biguaçu e Palhoça e uma gama de 15 modelos de embarcações de 30 a 83 pés," conta Marcio. Nesta edição de 2024 a marca inovou mais uma vez trazendo às águas da Marina da Glória a nova V44, um modelo de 40 pés, com design esportivo de luxo e que valoriza o conforto em seus detalhes. A embarcação faz sua estreia mundial no evento.

Paulo Thadeu, da Real Powerboats também destaca a importância do evento para o desenvolvimento do estaleiro Fluminense e conta sobre a sua história e grande novidade que está exposta no Rio Boat Show. "Minha trajetória começou na Real há mais de 30 anos. É interessante pensar que o estaleiro participou ininterruptamente de todos os boat shows realizados no Brasil e que  iniciativas como essas moveram e seguem movendo a indústria e o mercado náutico," comenta Paulo Thadeu. A Real PowerBoats traz para a 25ª edição do Rio Boat Show a lancha Real 40 Cabriolet, que permite que o condutor navegue em pé, para uma visão mais ampla do lado externo.

Serviço
Rio Boat Show 2024
28 de abril a 5 de maio, segunda a sexta das 15h às 22h e final de semana das 13h às 22h. O último dia encerra às 21h.
Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, S/N — Glória — Rio de Janeiro – RJ
Acesso: R$ 90,00 mais taxas por pessoa.
Ingressos disponíveis pelo site 
Rio Boat Show

Boat Show Eventos
Rotas Comunicação

NEW HOLLAND CONSTRUCTION LANÇA PÁ CARREGADEIRA COM CONFIGURAÇÕES ESPECÍFICAS PARA O AGRO

A New Holland Construction está presente na Agrishow, em Ribeirão Preto, reforçando a versatilidade de seus produtos para uso no agronegócio. A marca leva à feira a W12D (foto), uma atualização da renomada pá carregadeira de 10 toneladas 12D Evo, lançada recentemente na M&T Expo, com opção de configurações específicas para o produtor rural. Outro lançamento que os visitantes poderão conhecer é a retroescavadeira B95C.

Com funcionalidades que atendem às mais variadas necessidades de uso, a W12D está apta a executar múltiplas tarefas em diferentes tipos de cultura, auxiliando no carregamento e transporte de materiais em geral: carregamento de feno em carretas ou de fardos para alimentação do gado, manuseio de grãos e carga e descarga de silos e armazéns.

O conforto e a segurança do operador são prioridade neste produto. A máquina se destaca por seus comandos por joystick, que proporciona uma operação mais intuitiva, manobrabilidade mais eficiente e redução na fadiga do operador; assento com suspensão ajustável ao peso e altura do operador, trazendo maior conforto ergonômico, redução do estresse muscular e articular e melhor postural; nova redistribuição do ar condicionado, reposicionados estrategicamente visando o conforto do operador; atualização da controladora de transmissão e uma melhoria significativa na autonomia da máquina, aumentando em 53% em relação à sua versão anterior, a 12D Evo e motores com certificação Tier 3.

O lançamento tem ainda braço tipo duplo z-bar e é equipada com um distribuidor de duas funções de fábrica, podendo ser configurada com a terceira função hidráulica - opcional disponibilizado pela fábrica, hélice reversível, cabine com certificação ROPS/FOPS, além de eixos ZF HD que melhoram a tração e a estabilidade da máquina e reduzem o desgaste dos pneus.

Ainda reforçando o foco no produtor rural, a marca também apresenta a W12D versão Fertilizante, totalmente pensada e preparada para essa aplicação. Nesta configuração, além de todos itens mencionados, a máquina vem equipada com a alternador blindado, motor com proteção de verniz especial, estruturas e chassis sem cantos vivos, sensores, chicotes elétricos protegidos com silicone especial, além de caçamba 2,3m³.

Outra novidade, é a versão da W12D exclusiva para o segmento agrícola, que traz auxiliar hidráulico e engate rápido para atender com versatilidade as mais diversas aplicações no campo, implementos que podem ser adquiridos no pós-venda.

“Sua versatilidade é essencial no mercado brasileiro, sendo amplamente utilizada em diversos setores, como agricultura, construção e armazenagem, entre outros. É mais um produto que trazemos focando sempre nas necessidades dos clientes”, explica Rogério Almeida, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction.

Retroescavadeira B95C

Outra novidade que poderá ser vista no estande é a retroescavadeira B95C. O novo modelo vem com melhorias e benefícios, trazendo ainda mais conforto operacional, economia para o cliente e aumento da produtividade.

O lançamento tem como destaque a comunização de design e componentes, garantindo que os produtos da New Holland Construction sejam similares em todo o mundo. Outra novidade é o motor mecânico modelo S8000 da CNH, com baixo consumo de combustível, robusto e confiável. “Essa uniformidade não apenas ressalta a qualidade e confiabilidade dos equipamentos, mas também simplifica a manutenção e aquisição de peças, proporcionando uma experiência consistente aos nossos clientes em diferentes regiões”, diz o gerente de Marketing de Produto da marca, Rafael Barbosa.

Outros destaques são o braço SLA (Straight Loader Arm), que resulta em mais resistência, maior capacidade e altura de elevação, além de auto nivelação hidráulica automática; novo design do capô, com visibilidade aprimorada, acesso mais fácil para manutenção, carga e descarga simplificada; coluna de direção ajustável (item opcional), que oferece maior conforto ergonômico, versatilidade para diferentes operadores, maior visibilidade e adaptabilidade a diferentes condições de trabalho; eixo frontal HD (Heavy Duty), que traz maior capacidade de carga, maior durabilidade e resistência, estabilidade aprimorada, maior tolerância a impactos e vida útil prolongada e o protetor de cardan,  que aumenta a segurança, a confiabilidade e a longevidade dos componentes do sistema de transmissão.

“Com características ergonômicas aprimoradas e cabine espaçosa buscamos proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo para os operadores. Isso não apenas melhora a satisfação, mas também contribui para a eficiência operacional”, explica Débora Viana, especialista de Marketing de Produto New Holland.

Banco CNH comemora 25 anos no Brasil e traz condições especiais à feira

Celebrando 25 anos de história no Brasil, em uma trajetória de solidez e confiança, o Banco CNH estará presente mais uma vez na Agrishow, como principal parceiro comercial da New Holland Construction. Com a missão de compreender as necessidades dos clientes e oferecer soluções financeiras completas, o Banco levará para a feira opções diferenciadas de financiamento, como campanhas CDC e condições especiais para aquisição de seguros. A instituição contará com uma equipe especializada presente no evento para garantir os melhores negócios para clientes e concessionários, consolidando seu compromisso de apoiar o desenvolvimento do país e de transformar sonhos em realizações.

New Holland Construction
Rede Comunicação de Resultado

quarta-feira, 1 de maio de 2024

VOLVO CE APRESENTA NOVIDADES NA AGRISHOW 2024

Carregadeira Volvo L90H

Com o lançamento da carregadeira elétrica L25 Electric e da carregadeira de rodas L90H, a Volvo Construction Equipment leva novidades importantes para a Agrishow 2024, a maior feira do setor da América Latina, que acontece até sexta-feira, abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto, SP. Outra novidade diz respeito à jornada de digitalização da marca, em que o e-commerce de peças ganha destaque.

Os destaques Volvo na feira ampliam as oportunidades de atendimento para diversas tarefas na agricultura e pecuária. Entre os clientes da marca estão usinas de açúcar de álcool, transportadoras, pecuaristas, hortifrutigranjeiros, armazéns de grãos e reflorestadoras, além de outras empresas ligadas ao agro.

"A Agrishow é uma vitrine perfeita para mostrar nossas soluções dedicadas ao agronegócio. Nesta edição, apresentamos tecnologias de ponta que aliam produtividade, conectividade e sustentabilidade", afirma Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE para o Brasil. 

Volvo L25 Electric

Com zero emissões, a Volvo L25 Electric, nova carregadeira Volvo L90H de rodas compacta que marca o ingresso da Volvo CE na eletromobilidade, é uma solução na medida para o agronegócio. Com peso operacional de 5 toneladas e uma capacidade de carga de 1,7 toneladas, se adapta muito bem a diversos trabalhos no dia a dia do campo, desde pequenas e médias propriedades, até as grandes que necessitam de operações pontuais. Os primeiros testes no Brasil já comprovaram que as máquinas elétricas têm operação mais rápida do que as equivalentes a diesel. Além disso, graças à operação totalmente silenciosa, o equipamento é ideal para áreas sensíveis ao ruído como em granjas, currais e todas as atividades de trato com animais. Ao oferecer baixo nível de ruído, a operação não interfere no bem-estar da criação, mantendo-a sem estresse.

Carregadas por baterias de Lítio-íon de 48V e 40kWh de capacidade, as carregadeiras elétricas oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento é possível recarregar a bateria em 100% em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas contra vandalismo e projetadas para suportar até 2.500 ciclos completos de carga, garantindo uma vida útil longa, sem necessidade de manutenção.

O lançamento da L25 Electric é parte do compromisso da Volvo em zerar emissões de CO2 em suas máquinas até 2040, em atendimento à crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem renunciar à eficiência. Para chegar lá, outra meta é que 35% das vendas globais da Volvo CE sejam de máquinas elétricas até o fim dessa década.

Nova carregadeira L90H

Já a nova geração da carregadeira L90, um dos equipamentos mais consagrados no portfólio Volvo, traz uma série de melhorias focadas em produtividade e economia. O destaque fica por conta da redução no consumo de combustível, que pode chegar a até 20% em comparação com a versão anterior. Isso é possível graças a avanços no projeto, como o sistema Smart Control, que otimiza o torque de acordo com a situação, e o pedal Eco, que permite ao operador trabalhar na faixa ideal de rotação do motor. Os aumentos de potência e de torque permitem alcançar tempos de ciclo ainda mais rápidos.

“Especificamente para o segmento agrícola, temos uma variação da L90H para manuseio de bagaço de cana. Essa versão traz configuração exclusiva de eixo traseiro e transmissão, com opção de bloqueio do conversor de torque em primeira marcha, o que possibilita ajustes às condições da pilha. O ventilador reversível garante refrigeração eficiente e adequada à aplicação. Outra particularidade é o uso de pneus específicos para mais estabilidade do equipamento sobre o bagaço e a palha da cana-de-açúcar”, destaca Capato.

Dada a versatilidade, a L90H também se mostra eficiente para o manuseio de grãos, fertilizantes e outros insumos agrícolas, limpeza de resíduos de confinamento, mistura de ração para gado, podendo atuar também na execução de curvas de nível, entre outras aplicações.

A L90H faz parte da nova geração “H” de carregadeiras de rodas Volvo. Complementam a família os modelos L60H, L70H, L150H e L180H. Todas são produzidas no Brasil, na fábrica da Volvo CE em Pederneiras (SP).

E-commerce de peças

Na área de serviços, uma das evoluções que a Volvo CE apresenta é em seu e-commerce de peças. 

Desenvolvido em parceria com os distribuidores da marca, oferece ampla variedade de componentes genuínos, desde filtros, componentes hidráulicos até peças elétricas, de motores e de transmissão. Os clientes podem retirar seus pedidos diretamente nos distribuidores da marca ou têm a conveniência de contar com peças genuínas Volvo no endereço indicado, para manter sempre a alta disponibilidade de suas máquinas. A entrega é realizada em todo o Brasil. Além disso, há opções flexíveis de pagamento, como boleto, Pix e parcelamento em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

"Nossa presença na Agrishow 2024 reforça o compromisso da Volvo CE com o agronegócio brasileiro. Com máquinas versáteis e robustas, suporte pós-venda ágil e soluções conectadas, estamos prontos para ajudar nossos clientes a alcançarem a máxima produtividade e rentabilidade em suas operações", conclui Capato.

Grupo Volvo América Latina

FPT INDUSTRIAL LANÇA NA AGRISHOW 2024 MOTORES PARA GERADORES DE ENERGIA PARA OS NOVOS LIMITES DE EMISSÕES DA CIDADE DE SÃO PAULO

A confiabilidade da energia para proporcionar suporte continuo a residências, empresas e comunidades, otimizando a eficiência energética e o consumo, é extremamente importante. Com um portfólio de motores para geração de energia que oferece alternativas sustentáveis, confiáveis e eficientes, atendendo a um amplo leque de aplicações, a FPT Industrial lança na Agrishow 2024 quatro novos motores para geradores atendendo aos novos limites de emissões de poluentes estabelecidos pela cidade de São Paulo (SP).

Os novos G-Drives da Série NEF estão na linha de frente do mercado, para atender os mais recentes requisitos da metrópole paulista, com tecnologias de vanguarda que satisfazem os mais rigorosos regulamentos de emissões.

Em Ribeirão Preto (SP), o público de uma das maiores feiras agrícolas do mundo é apresentado ao novo portfólio, com a exibição no estande da marca do G-Drive na configuração N67 Tier 3, de 212 kW de potência.

G-Drives N45 E N67: confiabilidade e eficiência

Flexível, a Série NEF reúne desempenho e confiabilidade, com alta densidade de potência, além de baixo custo de manutenção, já que tem produção nacional, na fábrica da FPT Industrial em Sete Lagoas (MG).

Disponível em configurações de 95 kW e 122 kW de potência, os G-Drive com motorização N45, de quatro cilindros, representam uma solução confiável e de fácil manutenção, com excelente aceitação de carga e estabilidade de frequência, eficaz para todas as aplicações de emergência e de energia primária. A possibilidade de alternar entre 50 e 60 Hz proporciona flexibilidade no mercado.

Os G-Drive com motorização N67, de seis cilindros, oferecem desempenho elevado e confiável, com eficiência de combustível otimizada para aplicações de geração de energia, em configurações de 202 kW e 212 kW. Graças ao turbocompressor com Aftercooler, o N67 apresenta alta aceitação de carga e resposta rápida do motor. Além disso, este G-Drive é o mais compacto do mercado, permitindo uma pegada de instalação mais eficiente.

Em ambos os casos, máxima confiabilidade e baixos custos operacionais são garantidos pelo intervalo de manutenção estendido.

"Os novos G-Drives entregam tecnologia confiável, simples e comprovada para todos os requisitos do cliente e mais de 25 anos de experiência em soluções em pós-tratamento. A confiabilidade da Série NEF é comprovada por mais de 2 milhões de motores produzidos em todo o mundo", afirma João Abreu, especialista de Marketing Produto da FPT Industrial.

Especificações técnicas do G-Drive N67 Tier 3
Potência Prime (gross) [kW]: 181,8 @ 1.500rpm
Potência Prime (gross) [kW]: 200 @ 1.800rpm
Potência Stand By (gross) [kW]: 200 @ 1.500rpm
Potência Stand By (gross) [kW]: 212 @ 1.800rpm
Cilindrada: 6,7l
Número de cilindros: 6
Número de válvulas por cilindro: 4
Aspiração: Turbocompressor com Aftercooler
Sistema de Injeção: Eletrônica Common Rail
Diâmetro X curso [mm]: 104 X 132
Peso seco [kg]: 625
Dimensões L/W/H [mm]: 1787 x 778 x 1245

FPT Industrial é uma marca do Iveco Group N.V. (EXM: IVG) dedicada a projetar, fabricar e comercializar sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia. A empresa emprega mais de 8.000 pessoas em 10 plantas de produção industrial e 10 centros de P&D ao redor do mundo. Ativa em quase 100 países, sua rede global de vendas e seu departamento de assistência ao cliente dão apoio a todos os clientes da marca. A ampla oferta de produtos inclui seis linhas de motores, com potência de 42 CV até mais de 1.000 CV, transmissões com torques de até 500 Nm e eixos dianteiros e traseiros com peso bruto por eixo de 2,45 a 32 toneladas. A FPT Industrial oferece a mais completa linha de motores a gás natural disponível no mercado para aplicações industriais, com potência de 50 CV a 520 CV. A exclusiva divisão ePowertrain está acelerando o caminho na direção da mobilidade com emissões líquidas zero, com transmissões elétricas, pacotes de baterias e sistemas de gerenciamento de baterias. Essa vasta oferta e um forte enfoque em atividades de P&D fazem da FPT Industrial líder mundial em sistemas de propulsão e soluções industriais. Para mais informações, clique aqui e visite o site.

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VIBRA MARCA PRESENÇA NO AGRISHOW COM SOLUÇÕES DE PONTA PARA O AGRONEGÓCIO

A Vibra está presente mais uma vez no Agrishow, a mais importante feira nacional voltada ao segmento do agronegócio. Nesta 29ª edição do evento, o objetivo é se aproximar cada vez mais de produtores rurais, cooperativas e empresas ligadas à cadeia produtiva, tanto dentro como além da porteira. Para isso, a companhia pretende conhecer melhor o cliente B2B agro (porteira para dentro) e oferecer uma proposta de maior valor agregado, com combustíveis, lubrificantes e serviços desenvolvidos para as necessidades diárias dos clientes deste segmento. Da mesma forma, a Vibra vem, gradativamente, implementando melhorias na sua logística e infraestrutura para atender melhor o setor.

"O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, e atender às suas necessidades é parte fundamental do nosso negócio. A Vibra tem as mais avançadas tecnologias para oferecer aos nossos clientes do segmento o melhor em desempenho e economia. Reafirmamos nosso compromisso com o agronegócio brasileiro e com a oferta de soluções inovadoras que contribuam para a sustentabilidade e a competitividade do setor", afirma Ernesto Pousada, CEO da Vibra.

Entre os destaques deste ano está o novo Diesel Petrobras Grid, que oferece um patamar superior de desempenho para veículos de todos os portes, como ônibus, pick-ups, SUVs e Vucs além de tratores, maquinários agrícolas como colheitadeiras e ceifadeiras e caminhões. Desenvolvido com tecnologia de aditivação de ponta, o Diesel Grid traz uma série de vantagens para proprietários de maquinários e grandes produtores que buscam economia em manutenção e eficácia operacional. O produto incorpora a tecnologia Tecno 3, composta por uma seleção de aditivos que conferem propriedades únicas não encontradas no diesel comum.

A nova aditivação foi desenvolvida exclusivamente para o produto com detergente, dispersante e antioxidante, que ajuda e aumentar a vida útil do equipamento, espaçando as revisões, reduzindo trocas de peças e, limpezas de filtro. A Tecno 3 inclui ainda modernos aditivos antiespumantes e anticorrosivos em sua formulação, aumentando a rapidez dos abastecimentos e protegendo as peças internas do motor.

O blend de aditivos utilizados nesta nova geração de Diesel Grid foi criado exclusivamente para a realidade do produto vendido no Brasil. Foram muitos testes, liderados pelo time de especialistas da Vibra, em laboratórios na França e Brasil para chegar à fórmula ideal que atendesse não apenas os motores, mas principalmente as especificações técnicas da ANP, como a adição obrigatória de biodiesel, que hoje está em 14%.

Outra solução relevante para o segmento é a linha de lubrificantes Lubrax Unitractor, uma série especialmente desenvolvida para atender às demandas dos setores agrícolas e sucroenergéticos, oferecendo alta performance, diferenciais de mercado e inovação tecnológica. Com qualidade reconhecida, os lubrificantes incorporam a mais moderna tecnologia para maquinários e implementos agrícolas, assegurando durabilidade e desempenho ideais para as operações no campo.

Com propriedades específicas para tratores e equipamentos agrícolas pesados, o produto garante uma lubrificação eficiente mesmo em condições de alta carga e elevadas temperaturas, protegendo os componentes vitais dos maquinários e prolongando sua vida útil. Além disso, o Lubrax Unitractor 10w30 apresenta excelentes características de resistência à oxidação, o que reduz a formação de depósitos e impede o acúmulo de resíduos nocivos no sistema de transmissão, garantindo uma operação mais eficiente e econômica. Seu alto poder de limpeza mantém os componentes da transmissão mais limpos e livres de impurezas, otimizando o desempenho e reduzindo o consumo de combustível. Sua tecnologia avançada permite a extensão do período de troca, promovendo uma maior durabilidade e menor geração de resíduos.

O agronegócio é um dos setores mais relevantes da economia brasileira, pois equivale a quase 24,8% do PIB (Produto Interno Bruto) do país. Além disso, o segmento tem importante papel no mercado de trabalho, já que emprega mais de 19 milhões de pessoas, cerca de 21% dos postos de trabalho no Brasil, de acordo com dados da Cepea/Esalaq-USP e CNA.

Expansão da rede logística

A Vibra tem ampliado seus investimentos em logística nos últimos anos de olho no crescimento da demanda em combustíveis fósseis e biocombustíveis, com foco em terminais no Nordeste, Centro-Oeste e na região Norte. Esses investimentos refletem a estratégia da empresa de aumentar sua presença em mercados relevantes e com boas oportunidades de crescimento.

Os planos para 2024 são fortalecer ainda mais a posição da Vibra no mercado de cabotagem de combustíveis. A empresa está negociando um time charter, ou seja, um navio exclusivo, para realizar operações de transporte de etanol e derivados (diesel e gasolina) ao longo da costa brasileira.

Com essa nova estratégia, a companhia pretende ampliar significativamente sua atuação no mercado de cabotagem. Além de continuar atendendo o porto de Suape com etanol, a empresa também irá fornecer este produto para outros portos do Nordeste. Com a rota a partir do Porto de Rio Grande consolidada, a Vibra irá expandir sua operação de derivados para outros portos do Brasil, atendendo a uma demanda crescente por combustíveis em todo o país.

No Nordeste, por exemplo, a Vibra fortalece sua presença com investimentos nas bases de Suape, Cabedelo e Maceió. Na região Norte, em Belém, Santarém e Miritituba, e no Sudeste, a ampliação da Base de Vitória. Também há investimentos na região Centro-Oeste, com o reforço da infraestrutura em Sinop, Rondonópolis, Cuiabá, Dourados e Campo Grande, de olho na expansão do Agronegócio.

VibraLíder no mercado brasileiro de distribuição de combustíveis e de lubrificantes, Vibra proporciona a melhor alternativa energética e de mobilidade a seus clientes, alinhada às melhores práticas de ESG do setor. No mercado automotivo, a Vibra detém a licença de uso da marca Petrobras, formando uma rede com 8,3 mil postos de combustíveis, em todo o país. As franquias da Vibra Energia para o segmento são as lojas de conveniência BR Mania e os centros de lubrificação automotiva Lubrax+. Com uma estrutura logística que garante sua presença em todas as regiões do país, a empresa conta com um portfólio de mais de 18 mil grandes clientes corporativos, em segmentos como aviação, transporte, indústrias, mineração, produtos químicos e agronegócio. Com a marca BR Aviation, a companhia possui cerca de 70% do mercado de aviação, abastecendo aeronaves em mais de 90 aeroportos brasileiros. Em lubrificantes, é líder de mercado com a marca Lubrax, top of mind, e possui a maior planta industrial para produção de lubrificantes da América Latina. A Vibra é uma companhia em evolução permanente e já investiu em torno de R$ 4 bilhões em transição energética, através de investimentos e/ou constituição de parcerias com a Comerc, Zeg, Evolua e EZVolt. Desta forma, a Vibra caminha para se tornar uma das principais empresas de energia do país, com papel relevante na transição energética tão necessária para a sociedade. Para mais informações sobre a Vibra, clique aqui.

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CARLOS TAVARES É O NOVO PRESIDENTE DA FPT INDUSTRIAL PARA A AMÉRICA LATINA

A FPT Industrial, marca de powertrain do Iveco Group, anuncia a nomeação do novo presidente da marca para a América Latina. Carlos Tavares, que antes respondia pela diretoria Comercial da IVECO no Brasil, substitui Marco Rangel, que estava na posição desde 2015. Executivo com trajetória de mais de três décadas no setor automotivo, Tavares é engenheiro mecânico mestre, formado pela PUC-RJ, com MBA pela FIA/USP. Está no Iveco Group desde 2021, onde também respondeu pela diretoria de Peças e Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina.

Tavares chega para somar com sua experiência comercial na FPT Industrial, reforçando o protagonismo da marca, rumo à descarbonização e a oferta de serviços especializados nos segmentos em que atua: on-road, off-road, marítimo e de geração de energia.

"Assumo a liderança da FPT Industrial certo de que vamos além. Continuaremos a fortalecer a nossa posição na América Latina com foco em qualidade, inovação e parcerias estratégicas. Agradeço firmemente ao Marco Rangel pelo seu importante legado à marca. Temos bases sólidas na região pautadas em inovação, na sustentabilidade dos nossos produtos e em uma Rede de Distribuidores que segue ampliando a nossa capilaridade perante os clientes", afirma Carlos Tavares.

Em paralelo, Marco Rangel assume nova posição global na FPT Industrial com a gestão de clientes estratégicos como a CNH Industrial.– um dos maiores clientes da marca globalmente, e ficará sediado em Turim, na Itália.

Tavares, que assume a posição a partir deste 1º de maio de 2024, comenta que seus principais desafios serão a alavancagem de projetos com OEMs na região, a ampliação do portfólio de motores movidos a combustíveis alternativos, o crescimento da oferta de Peças e Serviços especializados, além da ampliação das oportunidades de negócio para a Rede de Distribuidores FPT.

"Sabemos que o futuro é multienergético e temos grandes oportunidades na América Latina, como o gás natural e o biometano. Por isso, na FPT Industrial, mais do que a venda, nosso empenho está em prover serviços especializados em powertrain: uma solução completa. É uma honra participar deste momento de transformação para a mobilidade", afirma Carlos Tavares.

Recentemente a FPT Industrial estabeleceu um novo recorde com a produção de 200.000 motores na fábrica de Córdoba, na Argentina. O marco foi celebrado com um motor Cursor 13 Euro 6 destinado ao mercado brasileiro.

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SUSPENSYS LEVA À AGRISHOW A TECNOLOGIA E-SYS, COM NOVO SISTEMA DE TRAÇÃO ELÉTRICA PARA IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS.

Tração auxiliar é alimentada pelo próprio trator e possibilita a utilização de veículos com menor potência nas operações no campo, reduzindo as emissões de Gases do Efeito Estufa. Foto: Carlos Damasceno/Divulgação Suspensys

Um sistema, especialmente desenvolvido para aplicações off-road, que agrega 200 cv de força a implementos agrícolas puxados por um trator – diminuindo a compactação do solo, evitando que o implemento seja arrastado em situações de baixo atrito e reduzindo os danos ao veículo – é a principal atração da Suspensys na Agrishow 2024, em conjunto com a MEGATEC Implementos Agrícolas. O e-Sys, que também permite mais controle sobre as manobras e reduz as emissões de gases ao meio ambiente, é um sistema de tração auxiliar elétrico que, plugado à Tomada de Potência (TDP) do trator, transfere força motriz a reboques, transbordos e aplicadores de vinhaça, por exemplo, utilizados na lavoura com diferentes finalidades.

Carregado com insumos para a preparação do solo, plantio ou retornando do campo com a colheita, um reboque tende a impactar de forma significativa na compactação do solo, principalmente em velocidades mais baixas – assim como quando o conjunto passa a patinar constantemente no terreno.  Já adotado também no transporte de cargas rodoviário como forma de reduzir o consumo de combustível, o sistema de tração auxiliar elétrico e-Sys ganhou uma versão agrícola e adaptável a diferentes usos, minimizando danos ao solo e ao trator ao possibilitar que a tração do conjunto seja distribuída de maneira mais eficiente em sua composição.

Por meio de um sistema conectado a TDP (Tomada de Potência) do trator é gerada a energia para a alimentação e o funcionamento do e-Sys, transformando diferentes implementos em equipamentos dotados de eixos com tração própria.  "Com isso, um implemento agrícola, como um transbordo de cana ou aplicador de vinhaça pode ser movimentado por tratores de menor potência e com mais agilidade. Além disso, o sistema contribui significativamente na operação, danificando menos o solo por ser mais rápido e minimizar o arraste, também preservando a integridade das soqueiras", explica diretor da Suspensys, Eduardo Manenti Vargas.

O novo eixo elétrico da Suspensys, e o acréscimo da força 200 cv aos implementos agrícolas, tem amplo potencial de uso e ganhos como no transporte da cana, agregando ainda benefícios ao meio ambiente ao reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa. "Com as recentes atualizações da legislação brasileira referente ao peso dos veículos e suas cargas na estrada, o setor agrícola voltará a ganhar competitividade logística e pode se beneficiar muito ao inserir o e-Sys no sistema e dar mais tração ao transbordo. Essa já é uma demanda do setor canavieiro, por exemplo", destaca o COO da Vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.

Durante a Agrishow, em conjunto com o Banco Randon – uma das unidades da Rands, plataforma de Serviços Financeiros e Digitais da Randoncorp – estarão disponíveis condições especiais de financiamento para aquisição do e-Sys. A nova linha de crédito de baixo carbono, que será operada tanto na modalidade CDC quanto na linha BNDES Finame Baixo Carbono, fornece crédito para aquisição e comercialização de sistemas, máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para redução da emissão de gases de efeito estufa.

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terça-feira, 30 de abril de 2024

VOLVO LANÇA NA AGRISHOW O PACOTE CROSS COUNTRY PARA O FH VOCACIONAL QUE TRABALHA NO AGRO

A Volvo inova mais uma vez ao lançar na Agrishow 2024 o Cross Country (XC), um pacote de itens para complementar e aprimorar ainda mais o FH 6x4 que é largamente utilizado na agricultura. O caminhão mais vendido do Brasil pode vir agora repleto de elementos de proteção e que aumentam a robustez e a confiabilidade em operações com rotas mistas entre estradas de chão e asfalto.

Desenhado para projetar-se um pouco mais à frente da cabine, o para-choque do FH Cross Country é do tipo vocacional, e se prolonga pela parte de baixo, interligando-se ao protetor do cárter, que neste modelo é de aço e mais robusto. 

Opcionalmente, o pacote pode trazer uma travessa para reboque de pino central, em caso de necessidade de auxílio. Como os veículos vocacionais são utilizados em operações severas, foi instalado também um defletor de calor no catalisador, além de uma proteção extra no tanque de Arla.

Para proporcionar ainda mais robustez, a Volvo oferece como opcional no XC uma 5ª roda de 3,5 polegadas, com sela robusta. O modelo tem na parte frontal da cabine um maior ângulo de ataque, o que permite trafegar por terrenos mais acidentados. Para proteger os faróis de eventuais pedras e tocos, a Volvo instalou uma grade proteção na frente do conjunto ótico, que inclusive é articulada, permitindo fazer mais facilmente a limpeza e a manutenção. Outra novidade são os dois defletores instalados nas extremidades frontais da cabine. Eles impedem o acúmulo de sujeira e barro na área da maçaneta das portas, dando mais conforto para o motorista.

"É o FH perfeito para o agronegócio, seja nos canaviais, nas fazendas ou em aplicações florestais", afirma Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões.

Disponibilidade

Por si só, o pacote XC já aumenta a disponibilidade dos caminhões FH em operações mistas. E para reforçar isso ainda mais, tem a flexibilidade de ser montado nos FH 6x4 sem redução nos cubos ou com redução nos cubos. 

"O XC tem especificações exclusivas, voltadas para as operações em rotas compostas por 70% de trechos rodoviários e 30% de vias rurais", explica Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. 

Além do alarme de ré, para maior segurança em manobras, na parte de trás as lanternas são de LED, sem a necessidade de troca de lâmpadas. Também para maior segurança e garantir maior visibilidade dos monitores, o cinto de segurança do motorista é vermelho. Além de todas estas mudanças, o pacote Cross Country tem uma diferenciação visual que tornou o modelo exclusivo, com uma identificação de caminhão fora de estrada e um aspecto mais robusto.

No estande da Volvo na M&T, a área comercial da fábrica da Volvo, em conjunto com a rede de concessionárias da marca, oferecerá condições especiais de aquisição para os clientes que fecharem negócio durante o evento. Consultores, engenheiros e profissionais da rede Volvo estarão à disposição dos transportadores e demais interessados para tirar dúvidas sobre o novo pacote Cross Country e toda linha caminhões Volvo.

Grupo Volvo América Latina