VOLKSWAGEN APRESENTA O NOVO TOUAREG
20/04/14
Imprensa Volkswagen do Brasil

Novidade estreia no Salão do Automóvel de Pequim

A Volkswagen faz a apresentação mundial de uma versão ainda mais avançada do Touareg no Salão do Automóvel de Pequim, na China, que ocorre entre 23 e 29 de abril. O Novo Touareg pode ser reconhecido pelo novo design da frente e da traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia, todas as versões V6 TDI vêm agora equipadas com sistema de frenagem pós-colisão automática (que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente), faróis bixenônio e função roda-livre - quando o carro roda sem ser acelerado, o motor é desconectado do câmbio automático de oito marchas para utilizar livremente a energia cinética do carro em descidas ou em momentos em que não é preciso acelerar.
Aperfeiçoamentos na aerodinâmica e a introdução dos novos pneus com menor resistência à rolagem contribuem para aumentar a economia de combustível. Os motores V6 TDI do Touareg foram modificados para atender à regulamentação de emissões EU-6 que entra em vigor em 2015 na Europa.
Perfeição técnica. O sistema de suspensão de série com molas de aço foi otimizado; melhorias incluem respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. A suspensão a ar é oferecida como opcional. Ela permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao piso em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
O controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo ACC com Front Assist e City Emergency Braking (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado. O interior do versátil veículo para todo terreno é marcado por novos itens, como novo detalhamento, novas cores de couros, soluções de iluminação e controles.
Juntamente com o sistema de radionavegação RNS 850 e a preparação para telefonia móvel, o Touareg será lançado na Europa, no terceiro trimestre, com serviços móveis online. Inicialmente, serão disponibilizados: busca de pontos de interesse (Points-of-Interest - POI) via Google Earth mapping service, Google Street View e "online traffic information" (informação de trânsito online). A nova versão do Touareg será lançada no mercado nas opções diesel (TDI), a gasolina (FSI e TSI) e híbrida (TSI e motor elétrico).

Itens externos e internos

Dianteira

O design dianteiro do Touareg foi completamente refeito. Um destaque especial são os faróis, agora maiores. Faróis bixenônio agora são equipamento de série em todas as versões do Touareg. Os faróis trapezoidais criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo. Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de duas. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.
O novo design deu ao Touareg uma aparência ainda mais larga e imponente. Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, o carro esporte de 280 cv da Volkswagen, a entrada de ar inferior forma agora um "A" estilizado, em lugar de um "V", que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao novo Touareg uma atitude mais imponente na estrada. Caso seja pedido o pacote "Chrome & Style", há uma faixa cromada no nível inferior, que tem continuidade nas laterais e na traseira.  Sob essa faixa ficam os novos faróis de neblina, combinando com o novo design do para-choque. No nível mais baixo há um novo defletor dianteiro, que aperfeiçoa a aerodinâmica da parte inferior do carro e das rodas dianteiras.

Traseira

Visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choques que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV. Com o pacote "Chrome & Style", um friso cromado envolvente é integrado ao para-choque. Posicionado entre as ponteiras do escapamento há um difusor, também redesenhado.
Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque - que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros. Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o novo logotipo de VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras (opcionalmente em LEDs).

Perfil lateral

Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. A roda de 18 polegadas de liga leve da nova geração de modelos é a "Arica", com visual elegante e esportivo incluindo dez raios. As rodas "Masafi" de 20 polegadas, por outro lado, têm cinco raios duplos. Complementando as janelas opcionais, que absorvem 65% da luz, há a opção de um vidro traseiro com 90% de absorção que cria uma aparência quase opaca para quem olha de fora do carro.
Cores. A Volkswagen está oferecendo o novo Touareg em 12 cores. Cinco delas são novas: "Light Silver Metallic", "Sand Gold Metallic", "Moonlight Blue Metallic", "Black Oak Brown Metallic" e "Reef Blue Metallic".

Design e detalhes internos

Controles. O interior do Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos offroad com detalhes sofisticados premium.  Os elementos SUV do Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, suspensão a ar, sistema de radionavegação, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado tanto em relação à aparência quanto ao tato. Também evidente é a iluminação branca - no lugar da vermelha - de todos os controles.
Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle e regulagem da suspensão.  Acima do sistema de infotainment, foi posicionada uma barra de teclas e o display. Anteriormente, os três elementos: "Park Distance Control" (PDC - controle de distância no estacionamento), pisca-alerta e o aviso "Passenger airbag off" (airbag do passageiro desativado) ficavam nesta posição. Um novo interruptor para o aquecimento do volante foi agora colocado à esquerda da tecla do PDC e a nova tecla para o aquecimento do para-brisa foi integrada à direita do indicador do airbag do passageiro. Uma novidade nos bancos dianteiros: ajuste lombar manual para a versão de entrada.
Forração e detalhes de decoração. A linha de materiais de estofamento e madeiras também foi ampliada.  Para o couro "Vienna" há uma quarta cor, "Bonanza Brown" (marrom escuro), oferecida além das cores "Titan black", "Corn Silk Beige" e "Natural Brown".  Além dessas quatro cores, também há o elegante couro "Nappa", com a nova cor "St. Tropez" (areia clara). Também novidades são os detalhes em madeira "Sapelli Mahagoni" e "Engineered Ebony".
Ampla gama de itens de série. Os modelos V6 FSI e V6 TDI vêm de fábrica equipados com itens como faróis bixenônio (em todas as versões), tração nas quatro rodas, rodas de liga com 17 polegadas e pneus 235, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), volante multifuncional, sistema de infotainment RCD 550 com tela sensível ao toque, sistema stop-start, frenagem regenerativa, função roda-livre, sistema de controle de climatização (Climatronic), direção assistida e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque.
As versões V8 e o Touareg Hybrid se destacam por equipamentos adicionais, como as rodas de liga com 18 polegadas (pneus 255), pacote "Chrome & Style", assentos em couro Vienna, detalhes em madeira, abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, alarme antirroubo e Keyless Access (sistema de abertura e partida do motor sem chave). Outro item de série é o banco traseiro com 160 mm de ajuste longitudinal. O encosto do banco traseiro também permite ajuste. Opcionalmente, o banco traseiro pode ser destravado eletricamente e rebatido em segundos, liberando até 1.642 litros de capacidade de carga.
Linha esportiva R-Line. A Volkswagen lançará também os altamente esportivos pacotes R-Line, para interior e exterior. O pacote exterior R-Line incrementa a aparência externa do SUV e inclui itens como rodas de liga de 19 polegadas com design "Salvador" (opcionalmente há rodas de 19, 20 e 21 polegadas), para-choques com design R-Line (para-choques dianteiro com estilo das versões V8), entradas de ar em preto brilhante com frisos cromados adicionais, difusor traseiro preto brilhante (também com friso cromado), ponteiras cromadas para as versões V8 e defletor traseiro imponente e esportivo. Além disso, um distintivo R-Line na grade do radiador ressalta a esportividade do carro.
O pacote interior R-Line acrescenta ao carro volante esportivo, insertos especiais "Silver Lane", soleiras das portas R-Line, pedaleiras em aço inoxidável e janelas traseiras escurecidas. O pacote também pode ser ampliado, incluindo teto preto, insertos em preto piano e bancos esportivo revestido em couro Nappa (dois tons) ou Alcantara/Nappa, com o logo R nos apoios de cabeça.

Motor e tração integral

Motores V6 e V8. O Touareg tem tração integral e é oferecido, dependendo da região, com motores turbodiesel (V6 e V8 TDI), gasolina (V6 e V6 FSI), gasolina turbo (V6 TSI) ou híbrido (V6 TSI e motor elétrico). Os motores V6 vêm com câmbio automático de oito marchas. Todos os motores têm sistema stop-start de série. Eles também usam frenagem regenerativa para recuperar energia cinética.
4MOTION. Nas versões de base, todos os Touareg possuem sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autoblocante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção offroad operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
Opcionalmente, os compradores podem encomendar o Touareg V6 TDI com 258 cv / 190 kW equipado com o pacote Terrain Tech. Nesse caso, em lugar do diferencial Torsen, o veículo é equipado com outro diferencial projetado para uso offroad ainda mais radical.  Ele inclui engrenagem de redução e bloqueio até 100% dos diferenciais central e traseiro (4XMOTION: ângulo máximo de subida de 45 graus). Essa versão tem um comando rotativo de cinco estágios que o motorista pode usar para configurar o SUV para diferentes condições.

Diesel europeu

V6 TDI com conversor catalítico SCR-DPF e V8 TDI. Na Europa, os clientes podem escolher entre três motores TDI e o Touareg Hybrid. Os motores TDI geram 204 cv / 150 kW, 258 cv / 190 kW e 340 cv / 250 kW. O Touareg Hybrid tem potência total do sistema de 380 cv / 279 kW. Os dois motores V6 TDI atendem agora ao padrão de emissões EU6, que entra em vigor em setembro de 2015. Como parte dessa conversão, os dois motores agora são equipados com um novo módulo conversor catalítico SCR-DPF, um módulo métrico SCR (AdBlue) e um conversor catalítico adicional (que remove o excesso de amônia).
Além disso, o sistema de controle de emissões inclui um conversor catalítico por oxidação. Ao mesmo tempo, o consumo do V6 TDI BlueMotion Technology com 204 cv foi reduzido de 7,0 l/100 km (184 g/km de CO2) para 6,6 l/100 km (174 g/km de CO2). Na versão 258 cv, a potência foi aumentada: O "grande" V6 TDI agora desenvolve 13 cv /10 kW a mais. Mesmo assim, seu consumo diminuiu de 7,2 l/100 km para 6,8 l/100 km (de 189 para 178 g/km de CO2). O diesel mais potente continua sendo o V8 TDI, com 340 cv / 250 kW.
Motores a gasolina europeus - propulsão híbrida com motores V6 TSI e elétrico.  Na Europa, a Volkswagen oferece o Touareg Hybrid, que possui um motor 333 cv / 245 kW V6 TSI juntamente com um motor elétrico de 52 cv / 38 kW. Quando as duas fontes de força funcionam juntas, a potência máxima do sistema é de 380 cv / 279 kW e o torque máximo chega a 580 Nm (59,18 kgfm). Apesar disso, o Touareg Hybrid é referência entre os SUVs com um motor a gasolina que consome apenas 8,2 l/100 km (193 g/km de CO2). Ele pode rodar até a velocidade de 50 km/h em modo totalmente elétrico, sem emissões. Como todas as versões do Touareg, a versão híbrida também pode rebocar cargas com até 3,5 toneladas.
Motores globais a gasolina e diesel - V6 e V8. Na Ásia, o novo Touareg é oferecido com três motores a gasolina e dois a diesel. Os motores a gasolina para a China geram 290 cv / 213 kW e 320 cv / 235 kW (ambos V6 TSI) e 360 cv / 265 kW (V8 TSI).
Para a Rússia, a Volkswagen oferece o novo Touareg com dois motores a gasolina, com 249 cv / 183 kW (V6 FSI) e, como na China, 360 cv / 265 kW (V8 FSI). Nos EUA e Canadá, serão oferecidas versões do Touareg com um V6 FSI (280 cv / 206 kW), sistema híbrido (380 cv / 279 kW) e um V6 TDI (239 cv / 176 kW).
Consumo reduzido em até 6%. Graças aos melhoramentos aerodinâmicos (entradas de ar dianteiras, novas carenagens dos retrovisores, novo defletor nas rodas), pneus com menor resistência à rolagem e câmbio de oito marchas de série otimizado para menor atrito, a Volkswagen conseguiu melhorar a eficiência do Touareg em até 6% (V6 TDI com 150 kW).No uso diário, o consumo também foi reduzido pelo sistema stop-start otimizado (o motor agora é desligado abaixo de 7 km/h) e pela frenagem regenerativa.
Além disso, a função roda-livre de série para as versões V6 (anteriormente só disponível no Touareg Hybrid) aumenta a economia no dia-a-dia. Assim que o motorista tira o pé do pedal do acelerador, o motor é desconectado do câmbio. Isso acontece em velocidades até 130 km/h, de forma que funciona também nas estradas.
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DODGE LANÇA NOVOS CHALLENGER E CHARGER NO SALÃO DE NOVA YORK
18/04/14
Comunicação Chrysler

O público que visita o Salão de Nova York vai encontrar duas estrelas no estande da Dodge. São os dois muscle cars da marca, o Challenger e o Charger, que foram bastante renovados para a linha 2015.​


O Dodge Challenger recebeu alterações visuais que remetem ao modelo de 1971, com detalhes como a grade separada, o ressalto maior no capô e o console alto no centro do painel, que é inteiramente novo. Por fora, ainda se destacam os faróis com aros de LEDs, tecnologia também usada nas novas lanternas traseiras. Para completar, duas novas versões entraram na linha: 6.4 Scat Pack e 392 HEMI Scat Pack Shaker, ambas com o novo motor HEMI 6.4 V8, que produz estimados 492 cv e 65,7 kgmf. O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de oito. Com o último, o Dodge Challenger é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em cerca de 4,5 segundos. A velocidade máxima é de 293 km/h.

Por sua vez, o novo Dodge Charger reforça sua posição de único muscle car de quatro portas com o redesenho quase completo da carroceria, na qual se destaca a dianteira, com agressivos faróis com LEDs (igualmente presentes nas novas lanternas traseiras). O interior foi atualizado, com novos volante e quadro de instrumentos com tela TFT de 7 polegadas. O motor mais potente do Dodge Charger continua sendo o HEMI 5.7 V8, de 375 cv e 54,6 kgfm, também disponível para o Challenger.
Sobre a marca Dodge: A Dodge está em seu ano de centenário focada no futuro, com o objetivo de criar veículos que os consumidores queiram dirigir e tenham orgulho de estacionar em suas garagens. Com 100 anos de história, a Dodge traz na bagagem o pioneirismo dos anos 30 e 40, a evolução do design dos anos 50, a herança de competição dos anos 60, a potência dos anos 70, a eficiência dos anos 80 e o estilo inovador dos anos 90 e 2000. Tudo para pavimentar a estrada da marca rumo aos próximos séculos de existência.
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BMW MOTORRAD ALEX BARROS RACING ANUNCIA SUA DUPLA PARA A TEMPORADA 2014 DO MOTO 1000 GP
19/04/14
FGCom

O atual bicampeão da GP 1000 Luciano Ribodino defenderá a equipe na categoria principal e o jovem Lucas Teodoro, uma das promessas do esporte, levará as cores do time na GP Light.
A equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing anunciou nesta sexta-feira (dia 18) sua dupla de pilotos para a temporada 2014 do Moto 1000 GP. O time, que participa neste feriado dos testes coletivos do principal campeonato de motovelocidade do país, em Interlagos (SP), terá o bicampeão Luciano Ribodino na categoria principal (GP 1000) e a jovem promessa do esporte, Lucas Teodoro, na GP Light.
"Estou muito feliz em termos novamente uma equipe patrocinada pela BMW Motorrad e em poder anunciar a renovação com o bicampeão Ribodino e a nova promessa Lucas Teodoro, que acabou de completar 17 anos e estará na GP Light", comentou o chefe da equipe, Alex Barros, ex-piloto da MotoGP e um dos ícones da história do motociclismo no Brasil e no mundo.
"O Ribodino dispensa apresentações, já está bastante entrosado com a equipe e, sem dúvida, estará na briga pelo seu terceiro título na GP 1000, agora com uma nova moto, a BMW S 1000 RR HP4. Já o Lucas foi um piloto que me impressionou bastante em um teste que fizemos no ano passado, quando ele ainda corria com motos de 300 cilindradas e andou pela primeira vez com uma moto 1000cc. Na GP Light, ele vai pilotar a BMW S 1000 RR", explicou Barros.
A parceria entre a BMW e Alex Barros segue para a sua terceira temporada no Moto 1000 GP e já se tornou sinônimo de vitórias, com as conquistas de três títulos nacionais, um vice-campeonato nacional, um título regional e um vice regional, em apenas dois anos de existência da equipe.
Em 2012, logo na temporada de estreia, a equipe sagrou-se- campeã na categoria principal, com o argentino Ribodino, e na categoria GP Light, com o jovem piloto brasileiro Lucas Barros, filho de Alex.
No ano passado, mais um título com Ribodino na categoria GP 1000 e o vice-campeonato na GP Light, com André Paiato. A equipe ainda conquistou títulos regionais, com Ribodino sendo campeão paulista na GP 1000, e o vice-campeonato paulista com Paiato na GP Light.
Ribodino, que completou esta semana 20 anos, está bastante empolgado com o início de uma nova temporada e quer usar os testes em Interlagos para trabalhar bem o acerto da nova moto, visando à abertura do campeonato, no dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul (RS).
"A expectativa é muito boa para a temporada. Já andei com a BMW S 1000 RR HP4 em Londrina, durante dois dias de testes, e agora teremos três dias para trabalhar bastante em Interlagos", declarou o argentino que comparou a moto atual e a BMW S 1000 RR que lhe deu os títulos nas temporadas passadas. "A moto é muito melhor, mais leve, com motor mais potente e suspensão diferente", acrescentou Ribodino, que iniciou sua carreira aos 10 anos na Argentina, disputando o campeonato nacional.
O companheiro do bicampeão em 2014 também começou cedo no esporte. Com apenas seis anos, Lucas Teodoro - que é natural de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo - já disputava campeonatos em kartódromos. Em 2008, foi vice-campeão paulista, na categoria RD 135cc. No ano seguinte, ficou com o vice no paulista de 250cc e, em 2010 e 2011, foi bicampeão do SBK na categoria 250cc. Em 2013, o piloto foi campeão da Copa Honda CBR 600F Pro no Paulista de Motovelocidade.
"Estou muito feliz com a oportunidade de poder correr com a BMW e na equipe do Alex Barros. Eu e minha família sempre fomos fãs do Alex, acompanhávamos as corridas dele no mundial e nunca imaginei estar um dia correndo na sua equipe. É a realização de um sonho", comentou.
"Fiz um teste com a equipe no ano passado e conheci um pouco melhor a moto. É bem diferente e mais veloz do que as motos que eu estava acostumado a pilotar. Este ano, em Interlagos, vai ser a primeira vez que vou testar com a equipe e estou bastante animado", completou o jovem de 17 anos.

Testes Coletivos

Além de Ribodino e Teodoro, da equipe BMW Motorrad Alex Barros Racing, o time também terá mais quatro pilotos em ação nos testes coletivos do Moto 1000 GP, que começam nesta sexta e seguem até domingo.
O francês Matthieu Lussiana e Lucas Barros, que vão correr pela equipe Petronas Alex Barros Racing na GP 1000, também farão testes com suas motos BMW S 1000 RR HP4. Na categoria GPR250, o time comandado por Alex Barros ainda terá os pilotos Lucas Torres e José Duarte, com as motos Honda CBR 250R.
São os últimos preparativos para a 1ª das oito etapas do ano, que acontecerá dia 4 de maio, em Santa Cruz do Sul.
Calendário do Moto 1000 GP em 2014:
4 de maio - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
15 de junho - Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)
27 de julho - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
31 de agosto - Autódromo Zilmar Beux / Cascavel (PR)
28 de setembro - Autódromo Internacional Oswaldinho de Oliveira / Santa Cruz do Sul (RS)
26 de outubro - Autódromo Internacional de Curitiba / Pinhais (PR)
16 de novembro - Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)
7 de dezembro - Autódromo Internacional Ayrton Senna / Goiânia (GO)
FGCom
Fernanda Gonçalves
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FÁBRICA DA VOLVO CARS INSTALADA EM TORSLANDA COMPLETA 50 ANOS
19/04/14
Kreab Gavin Anderson

Unidade histórica terá nova ala inaugurada no próximo dia 24, exatos 50 anos após sua fundação

"A carroçaria Första da Volvo Torslanda"
O ano de 1964 representa um marco na história da indústria automotiva sueca. Esse foi o ano em que a Volvo Cars abriu as portas da unidade de Torslanda, Suécia, o maior investimento industrial da história da Suécia.

Com capacidade para produzir mais de 200 mil carros por ano, a planta foi palco do desenvolvimento de novos produtos, aumento das vendas e produção de tecnologias.

Em um período de cinco décadas, vários modelos clássicos deixaram os portões da fábrica, projetos que definiram onde a Volvo está, com foco em segurança, cuidado com o meio ambiente e qualidade.
Hoje, 50 anos depois, a planta da Volvo Cars em Torslanda está mais afinada do que nunca. A abertura da nova unidade de carrocerias, a Torslanda TA3, em conjunto com o novo investimento multibilionário na plataforma SPA (Scalabre Product Architecture) constituem a base para o desenvolvimento de novos produtos e da futura geração dos modelos da marca. O primeiro carro a usar a plataforma será o Novo XC90, que será apresentado ao mercado no fim deste ano.
Durante o ano, a Volvo Cars vai destacar essa trajetória de desenvolvimento, espírito de equipe e inovação de diversas formas. As celebrações começam no dia 24 de abril, exatamente 50 anos após a inauguração da planta oficial. 
Kreab Gavin Anderson
Rodrigo Leite
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Amanda Moreira
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LITORAL SUL CATARINENSE RECEBE A SEGUNDA ETAPA DO CAMPEONATO RALLY SC
19/04/14
Liberdade de Ideias

 Nos dias 25 e 26 de abril, as melhores duplas do rali de regularidade enfrentarão mais um desafio do campeonato estadual.
Foto: JWJunior - Studio 25
As cidades de Nova Veneza e Siderópolis, SC, serão sedes de uma disputa de tirar o fôlego. É lá que acontecerá a segunda etapa do Campeonato Rally SC - serão 150 quilômetros de obstáculos de alto nível técnico que darão muito trabalho aos pilotos e navegadores que almejam a vitória.
O Rally SC possui quatro categorias: Super Máster, Graduados, Júnior, Estreantes e Cidade - esta última é direcionada às pessoas que desejam apenas conhecer a competição ou então aproveitar a passagem do rali pela região onde moram. Para se inscrever, basta acessar: www.rallysc.com.br.
A organização do evento - a SC Racing - garante que o percurso apresentará vários tipos de terrenos, com muitos laços e pegadinhas para testar a habilidade dos competidores. "O roteiro inicia-se pelo litoral, com dunas, praia e plantações de eucaliptos em chão arenoso. Depois, a trilha adentrará o interior; por um grande bananal e mais eucaliptos", afirmou o diretor técnico de prova, Wagner Souza.
Para os inscritos na categoria Estreantes, que estão começando no universo off-road, o trajeto será diferenciado e com grau de dificuldade mais leve. "Teremos 80 quilômetros distintos aos das demais categorias. O objetivo é que esse pessoal se acostume com o off-road e aprenda sobre o esporte", destacou Souza, que completou. "A diversidade do terreno será o diferencial, pois os ajustes de hodômetro terão de ser feitos nos diferentes pisos".
E pela primeira vez, os municípios de Nova Veneza e Siderópolis, SC, receberão uma prova da SC Racing e para o organizador geral do certame, Edson João da Costa, será uma experiência marcante. "Estamos bem contentes com a passagem do rali por essas cidades. Com apoio das Prefeituras, foi levantado um rali que com certeza trará um dia memorável e que todos sairão satisfeitos", declarou Costa.
O Campeonato Rally SC tem patrocínio de Troller Veículos Especiais S.A e Hankook Pneus. Apoio de Ativa, Blumenau Iluminação, Gatos e Atos, Lave Bem Lavanderia, Mamute Off-Road, Mister Car Troller, Prefeitura Municipal de Balneário Piçarras, Prefeitura Municipal Nova Veneza, Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Prefeitura Municipal de Siderópolis. Realização: SC Racing. Supervisão: FAUESC
Liberdade de Ideias
Isis Moretti
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VOLKSWAGEN MOSTRA EM NOVA YORK O MELHOR JETTA DE TODOS OS TEMPOS
18/04/14
Imprensa Volkswagen do Brasil

Apresentação mundial do modelo ocorre no Salão Internacional de Nova York

A Volkswagen promove no Salão Internacional de Nova York, que abriu as portas nesta sexta-feira e segue até o dia 27, a apresentação mundial da versão do Jetta para o mercado americano, completamente redesenhada e com a engenharia atualizada. O carro também foi modificado para o mercado europeu e deverá ser lançado na Alemanha ainda neste ano.
Os designers criaram um novo visual para a dianteira e para a traseira do Jetta (opcionalmente com novos faróis de xenônio e lanternas traseiras em LEDs). Os engenheiros desenvolveram um novo, esportivo e eficiente TDI Clean Diesel (150 cv/110 kW; 15,6 km/l - consumo combinado -).  Especialistas reduziram o arrasto aerodinâmico em 10% e novos pneus melhoraram o índice de resistência à rolagem.
A área eletrônica introduziu novos sistemas de assistência (Blind Spot Detection - detecção de ponto cego, Front Assist e Rear Traffic Alert - alerta de tráfego na retaguarda) e a equipe encarregada da carroceria atingiu índices de desempenho em colisões ainda melhores (cinco estrelas nos testes US-NCAP e expectativa de ótimos resultados no IIHS Small Overlap Test). Já os designers de interior deram ao novo modelo uma aparência ainda mais sofisticada e confortável (novos instrumentos, novo volante, materiais de estofamento e detalhes de decoração).  Por tudo isso, este é o melhor Jetta de todos os tempos. O carro chegará às concessionárias americanas em setembro.
Com relação ao trem de força, serão oferecidos três motores a gasolina (115 cv/85 kW, 170 cv/125 kW e um GLI com 211 cv/155 kW) e uma versão híbrida (170 cv/125 kW), juntamente com a nova geração do TDI Clean Diesel com designação interna EA288. Essas versões ficaram ainda mais eficientes graças ao aprimoramento da aerodinâmica e à redução da resistência à rolagem.

Novo design e aerodinâmica aperfeiçoada

Dianteira mais afilada. A Volkswagen reestilizou a dianteira e a traseira do Jetta, melhorando seu desempenho aerodinâmico com redução de 10% no arrasto. A novidade pode ser identificada imediatamente pela nova dianteira, com a grade do radiador redesenhada atravessada por três barbatanas, faróis opcionais bixenônio com iluminação de curvas, indicadores direcionais e luzes de condução diurna de LEDs, além de um novo para-choques.
Os faróis bixenônio têm um design especialmente diferenciado. As luzes de condução diurna são formadas por 15 LEDs, dispostos numa faixa em forma de L ao lado e abaixo do módulo de xenônio. Elas criam uma assinatura luminosa inconfundível de dia ou à noite. Um elemento cromado entre as luzes de condução diurna de LEDs e o módulo de xenônio destaca ainda mais os faróis.
A nova faixa visual formada pela grade do radiador e os faróis, assim como a entrada de ar aumentada, dão ao Jetta uma aparência ainda mais impressionante, larga e exclusiva.  Os faróis de neblina reesculpidos, montados nas áreas externas do para-choques, reforçam essa impressão. O Jetta GLI e o Jetta Hybrid trazem elementos de design diferenciados. O GLI tem uma faixa vermelha nos faróis, exclusiva deste modelo. O Hybrid pode ser reconhecido pela grade do radiador parcialmente fechada.
Traseira esportiva. Assim como a dianteira, a parte de trás do carro também foi modificada pelos designers. Desse ângulo, a tampa do porta-malas, os logos e o para-choque identificam a nova geração do Jetta.  Uma característica típica do DNA de design da Volkswagen é a orientação incondicional das linhas traseiras.  A tampa do porta-malas tem uma borda aerodinâmica.
Nas laterais, as linhas desse defletor integrado se estendem para os para-lamas traseiros e ao contorno bem definido da silhueta do carro, junto à chamada linha de caráter.  Sob ela ficam as novas lanternas traseiras (opcionalmente de LEDs), formando uma faixa brilhante, juntamente com o logotipo VW redesenhado. Em posição inferior, as linhas laterais da tampa do porta-malas (com largura de acesso otimizada) agora correm para baixo, dominando o design.  Na parte de baixo, o novo para-choque complementa o visual imponente da traseira do Jetta.  Também na parte traseira, o Jetta GLI e o Jetta Hybrid têm design e elementos aerodinâmicos diferenciados, como um difusor traseiro.
Aerodinâmica otimizada. A Volkswagen introduziu numerosas modificações no design e equipamento do Jetta, reduzindo o arrasto aerodinâmico em 10%. O carro tem agora 4.659 mm de comprimento, 1.774 mm de largura (sem espelhos) e 1.453 mm de altura. Algumas dessas mudanças podem ser percebidas à primeira vista, enquanto outras são ocultas. Em relação à dianteira, o arrasto aerodinâmico foi reduzido pelo novo para-choque, aperfeiçoamento das entradas de ar e otimização das calhas nas laterais das colunas A. Um olhar mais de perto revela mudanças nos painéis inferiores da carroceria junto ao eixo traseiro e soleiras com novos defletores junto às rodas.
O Jetta 1.8 TSI com 170 cv/125 kW também traz canais de ventilação dos freios modificados. O Jetta GLI e o Jetta Hybrid também mostram elementos aerodinâmicos especiais. Ambos são equipados com um novos defletores traseiros, desenvolvidos individualmente para o GLI e o Hybrid, assim como um defletor dianteiro e extensões nas saias laterais. O novo GLI será lançado com uma dianteira exclusiva GLI Edition 30.
Fechamento dinâmico do radiador. Um dispositivo aerodinâmico de vanguarda é o sistema automático de fechamento e abertura da grade do radiador. Esse novo recurso aerodinâmico é encontrado no Jetta 1.8 TSI com 170 cv/125 kW e o Jetta 2.0 TDI Clean Diesel com 150 cv/110 kW. Quando a entrada é bloqueada, o fluxo de ar frontal é desviado ao redor da carroceria, o que melhora significativamente a aerodinâmica do veículo.
O fechamento do radiador também diminui o tempo de aquecimento do motor, graças à redução do arrefecimento pelo ar.  Isto se traduz num efeito benéfico para a economia de combustível. Caso a temperatura do líquido de resfriamento caia abaixo de uma determinada temperatura com o carro em movimento, a entrada de ar do radiador é fechada.
Quando o motor não estiver na fase de aquecimento, o sistema de controle decide, de acordo com a necessidade gerada pela velocidade do veículo e as demandas de arrefecimento de funções específicas (ar-condicionado, motor, entrada forçada de ar), fechar ou abrir o radiador com o objetivo de reduzir o máximo as emissões de CO2.

Interior aprimorado

Novos instrumentos em tubos. Um entre os muitos pontos fortes do Jetta é seu interior, que eleva o carro à categoria imediatamente superior com seu amplo espaço, visual sofisticado e ergonomia excepcional com controles intuitivos. Tudo isso foi aperfeiçoado ainda mais no novo Jetta. A atualização do Jetta é evidenciada pelo novo conjunto de instrumentos, com aparência tubular, um mostrador colorido multifuncional, uma nova geração de volante (volante multifuncional opcional), novos detalhes no console central, elegante acabamento em preto com alto brilho ao redor da alavanca do câmbio, novos frisos cromados ao redor dos controles do sistema Climatronic, controles das saídas de ar redesenhados, iluminação ambiente (maçanetas e assoalho dianteiro iluminados), assim como novas cores e designs dos tecidos dos bancos e forração das portas.
Independentemente da versão - básica, S, SE, SEL, GLI ou Hybrid SEL - o interior do Jetta oferece a mais minuciosa perfeição e operação intuitiva. O layout dos instrumentos é extremamente intuitivo.  A mão direita do motorista se apoia ergonomicamente na empunhadura do câmbio. Logo acima dela ficam os controles do console central para o sistema de climatização, rádio e navegação. Nessa região, o console é ligeiramente voltado para o motorista para criar um cockpit que atenda de forma ideal às necessidade do condutor.  Mesmo na versão básica, o banco traseiro é dividido na proporção 40/60, aumentando a versatilidade do interior.
O porta-malas pode ser aberto remotamente, de dentro do carro.  O equipamento de série do modelo básico inclui até seis airbags (dois airbags para tórax e cabeça próximo ao topo das janelas laterais, que proporcionam proteção ainda maior contra a ejeção do carro em caso de capotagem, dois airbags frontais e dois laterais na frente).

Novos sistemas de assistência para maior segurança

Democratizando o progresso. A Volkswagen é uma das fabricantes de automóveis mais inovadoras do mundo. O Grupo Volkswagen é líder na incorporação de tecnologias de categorias premium em veículos mais acessíveis. O novo Jetta comprova essa atitude com um conjunto inteiro de novos sistemas de assistência. Pela primeira vez, a Volkswagen está oferecendo o sedã esportivo com os sistemas Blind Spot Detection mais Rear Traffic Alert, Front Assist com alerta de colisão, assim como faróis bixenônio com iluminação dinâmica de curvas, sinalizador de direção e luzes de condução diurna em LEDs. Cada uma dessas tecnologias, por si, eleva significativamente a segurança dos ocupantes.
Blind Spot Detection. Esse sistema contribui para evitar acidentes sérios.  Como funciona: O sistema Blind Sport Detection utiliza um símbolo piscante na área externa dos espelhos retrovisores para alertar o motorista sobre veículos na área cega junto ao carro ou que se aproximem pela traseira. Isso visa diminuir o risco em situações perigosas de mudanças de faixas. O sistema usa sensores de radar para monitorar o espaço ao redor do veículo, com alcance de 20 metros.  Os clientes que optarem pelo Blind Spot Detection recebem automaticamente o sistema de assistência Rear Traffic Alert.
Rear Traffic Alert (alerta de tráfego à retaguarda). O novo sistema de assistência Rear Traffic Alert proporciona ganhos de segurança ainda maiores. Ele é oferecido em conjunto com o Blind Spot Detection.
O Rear Traffic Alert torna mais seguro dar ré para sair de rampas ou vagas de estacionamento perpendiculares.  Inovação: o sistema não apenas detecta veículos parados ou em movimento atrás do Jetta. Ele também detecta veículos se aproximando pelos lados, difíceis de ver para o motorista.
O módulo sensor baseado em radar pode detectar objetos até 40 metros de distância. Em caso de colisão iminente, o sistema emite um alerta acústico. Caso o motorista do Jetta ou do outro carro não faça nenhuma correção, ou se houver risco de uma colisão direta, o Rear Traffic Alert inicia automaticamente uma intervenção nos freios.
Front Assist / Forward Collision Warning. O Front Assist ajuda a evitar colisões frontais, agindo como um passageiro atento. O sistema usa sensores de radar para monitorar continuamente a distância até os veículos que circulam à frente do Jetta.  Dentro de seus limites físicos, o Front Assist alerta o motorista sobre situações críticas acústica e visualmente, através de um símbolo luminoso no painel de instrumentos. O sensor de radar captura a posição de carros e motos parados, além daqueles que se aproximam do veículo.  O sensor fica oculto atrás do logotipo VW na grade do radiador. O Front Assist pode ser desativado.  Por segurança, porém, o sistema é reativado automaticamente toda vez que é dada partida no motor.
Faróis bixenônio: vendo e sendo visto. Os faróis bixenônio melhoram a visibilidade do carro em todos os sentidos. Eles são oferecidos com opção a partir do Jetta S e são equipamento de série no modelo topo de linha.  Integrado à nova geração de faróis está o "Advanced Frontlighting System" - AFS - sistema avançado de iluminação dianteira. Com ele, os faróis acompanham o ângulo do volante, agindo como luzes de curva dinâmicas.  Em velocidades abaixo de 40 km/h, as luzes de curva estáticas são ativadas pelo acionamento das luzes de seta, aumentando a segurança para pedestres e ciclistas.
Complementando, os faróis são ativados automaticamente assim que o Jetta atinge 120 km/h ou velocidades maiores por mais de 30 segundos.  Outro item de série: luzes de condução diurna geradas por 15 LEDs em cada lado.

Novo TDI Clean Diesel em detalhes

Como observado, o motor de alta tecnologia TDI Clean Diesel de 150 cv/110 kW, recém-desenvolvido, é uma das opções do Jetta. Ele é um dos motores mais eficientes em consumo e com emissões mais baixas em seu segmento e já atende à futura norma americana LEV3.  Comparado ao motor anterior, que tinha 10 cv menos, o consumo já reduzido do TDI foi melhorado em mais 6%. Na cidade, o Jetta TDI Clean Diesel com transmissão manual atinge 13,5 km/l, na estrada, 19 km/l. O consumo combinado equivale a 15,6 km/l.  Dados para a versão com câmbio esportivo DSG (com dupla embreagem) de seis marchas:  13,1 km/l (cidade), 18,6 km/l (estrada) e 15,2 km/l (combinado).
Silencioso e com alto torque. O motor com injeção direta common rail é excepcionalmente confortável e dinâmico. Suas propriedades acústicas estão no mesmo nível de um bom motor a gasolina.  O TDI Clean Diesel do Jetta, com 1.968 cm³, desenvolve potência máxima entre 3.500 e 4.000 rpm.  O torque máximo do quatro-cilindros, de 32,6 kgfm (320 Nm), está disponível a apenas 1.750 rpm, chegando até 3.000 rpm. Isto dá ao Jetta uma ótima faixa de torque para todas as velocidades permitidas nos EUA.
Essa dinâmica inteligente - que foi alterada em relação às altas velocidades permitidas na Alemanha - continua a ser extremamente atraente nos Estados Unidos.  Ao longo dos últimos cinco anos, o Grupo Volkswagen tem aumentado progressivamente a participação dos modelos Clean Diesel nas vendas, chegando a 79%.  Apenas em 2013, foram vendidos 111.825 carros de passeio com motores diesel das marcas Volkswagen, Audi e Porsche. Até o momento, um em cada cinco automóveis movidos a diesel vendidos nos EUA é do Grupo Volkswagen.
Primeira geração TDI nos EUA. O TDI do Jetta é o primeiro motor introduzido nos EUA que utiliza o novo sistema diesel modular da Volkswagen.  Muitos componentes dos motores MDB são usados de forma modular.  Eles incluem partes do sistema de escapamento e injeção, sistemas de indução forçada e resfriamento por indução forçada dentro do módulo do coletor. Além de procurar reduzir emissões prejudiciais, a Volkswagen também ajustou todos os componentes do novo TDI para minimizar o atrito interno. Essas ações incluem o uso de anéis de pistão com menor tensão e bronzinas de baixo atrito para o virabrequim.
A eficiência energética foi otimizada também pelo uso de uma bomba de óleo com controle volumétrico e dois níveis de pressão.  Um inovador sistema de gerenciamento térmico utiliza dois circuitos de arrefecimento separados para o cabeçote e o cárter durante a fase de aquecimento e possui uma bomba dágua que pode ser desativada.  Outro item importante é o fechamento do radiador do Jetta, controlado de acordo com a necessidade de refrigeração.
Primeiro Jetta com conversor catalítico SCR. Um complexo sistema de recirculação de gases também é usado no carro.  Para atender ao atual padrão americano de emissões BIN5-ULEV2, assim como a futura norma LEV3/TIER3, o Jetta é equipado com um sistema de controle de emissões que inclui o SCR (Selective Catalytic Reduction - redução catalítica seletiva), montado próximo ao motor.  Essa disposição permite uma resposta extremamente rápida do conversor catalítico por oxidação e do conversor catalítico SCR.
O conversor catalítico SCR diminui consideravelmente o nível de óxidos de nitrogênio (NOx), utilizando o aditivo AdBlue.  Comparado ao nível de NOx do conversor catalítico (NSC) do modelo anterior, o uso do SCR não apenas reduz ainda mais as emissões como contribui para economizar combustível. Isso porque a tecnologia SCR consegue reduzir efetivamente os óxidos de nitrogênio (NOx) em toda a faixa de operação do Jetta TDI Clean Diesel.  Isso torna o novo Jetta e, em especial, o Jetta com motor diesel, um dos modelos mais sustentáveis e econômicos do mercado. Graças ao seu alto torque em baixas rotações, o Jetta TDI Clean Diesel também é excepcionalmente agradável para dirigir.
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AUDI A3 É NOMEADO O CARRO MUNDIAL DO ANO DE 2014
18/04/14
Comunicação Audi do Brasil
In Press Porter Novelli

A terceira geração do compacto premium da Audi é um sucesso mundial

O Audi A3, o compacto premium best-seller da marca Audi, é o Carro Mundial do Ano de 2014. Esse é o segundo prêmio geral para a Audi nos dez anos do Prêmio World Car of the Year. Em 2005, o Audi A6 ganhou o prêmio.
A terceira geração do Audi A3 agora está oficialmente confirmado como um sucesso mundial. Superou outros 23 modelos e venceu o prestigioso Prêmio Carro Mundial do Ano de 2014. O A3 foi votado como vencedor por um painel de juízes internacionais composto de 69 jornalistas automotivos de primeiro nível de 22 países de todo o mundo.
Rupert Stadler, Presidente do Conselho de Administração da AUDI AG, disse: “O Audi A6 foi o primeiro vencedor da história do prêmio, e estamos muito felizes que o Audi A3 repetiu essa honra e foi votado como o Carro Mundial do Ano de 2014. O Audi A3 demonstra a competência técnica da Audi em todos os aspectos da fabricação de um carro, nas áreas de tecnologia leve, condução, entretenimento móvel e sistemas de assistentes de direção. Esse grande prêmio é uma realização que pode ser comemorada por toda a empresa.”
O novo Audi A3 está disponível nas versões 3 portas, Sportback, Cabriolet e Sedan. É alimentado por uma gama de motores TFSI a gasolina e TDI a diesel. O A3 Sportback também pode ser encontrado na versão g-tron, que pode funcionar com o e-gas gerado pela Audi, gás natural e gasolina – quando alimentado por e-gas, o A3 Sportback g-tron se torna neutro de emissões de CO².
Ainda este ano, o A3 Sportback também estará disponível na versão e-tron, que possibilita viagens de até 50 km em um modo totalmente elétrico. A Audi oferece para seus clientes na Alemanha eletricidade verde – energia Audi. Seu parceiro cooperativo é a provedora de energia de Hamburgo LichtBlick SE. Toda a energia vem de fontes renováveis e é gerada exclusivamente em usinas hidroelétricas na Alemanha, Áustria e Suíça. Com a energia Audi, o A3 e-tron é totalmente livre de emissões quando operado eletricamente.
A Audi pode olhar para uma história de 16 anos de sucesso com o A3. Em 1996, a primeira geração do model estabeleceu um segmento de mercado totalmente novo – a classe dos premium compactos. Com a segunda geração, em 2003, a marca estendeu sua liderança com a adição do modelo Cabriolet as já familiares versões 3 portas e Sportback. A terceira geração do A3 está disponível nas quatro versões e incluindo a mais nova versão Sedan.
Com essa vitória para o Audi A3, a Audi mantém sua posição como a fabricante com mais vitórias no Prêmio Carro do Ano. A marca dos quatro anéis já ganhou três prêmios na categoria Performance Mundial, dois na categoria Design Mundial do Ano e o prêmio inaugural de Carro Mundial do Ano.
No total, a Audi ganhou sete categorias no Prêmio Carro Mundial do Ano
2005 - Audi A6 - Carro Mundial do Ano
2007 - Audi RS 4 - Performance Mundial
            Audi TT - Design Mundial do Ano
2008 - Audi R8 - Performance Mundial
            Audi R8 - Design Mundial do Ano
2010 - Audi R8 V10 - Performance Mundial
2014 - Audi A3 - Carro Mundial do Ano
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MERCEDES-BENZ CHALLENGE
18/04/14
Imprensa Mercedes-Benz do Brasil

Pilotos do Mercedes-Benz Challenge recebem CLA 45 AMG Racing Series para a temporada 2014

Campeonato brasileiro CLA AMG Cup é o primeiro no mundo a receber o novo CLA 45 AMG Racing Series
A Mercedes-Benz entregou nesta semana os primeiros 24 automóveis CLA 45 AMG Racing Series aos pilotos que participarão este ano do Mercedes-Benz Challenge, campeonato que dá continuidade ao Mercedes-Benz Grand Challenge, disputado no país desde 2011.
O Brasil foi o país escolhido para palco de estreia mundial do CLA 45 AMG Racing Series, versão de corrida do mais novo esportivo da marca, o CLA 45 AMG. O Mercedes-Benz Challenge terá oito etapas, com a participação simultânea dos automóveis C 250 Turbo e o CLA 45 AMG Racing Series, com pontuação em separado para as categorias C 250 Cup e a estreante CLA AMG Cup. Até dois pilotos podem se alternar na direção do automóvel durante as provas, que têm duração de 45 minutos cada.

A entrega dos automóveis foi comandada por Dimitris Psillakis, diretor Geral Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

 “Contar com mais uma categoria no MB Challenge aumenta a visibilidade de nossos automóveis nas competições com veículos superesportivos de alto desempenho, demonstrando que a marca oferece automóveis seguros para seus clientes”.
O piloto Amorin Jr, de Campinas, SP, está entusiasmado com o novo modelo e as perspectivas para o campeonato: “Considerando as duas categorias juntas, teremos aproximadamente 40 automóveis na pista. Será um campeonato espetacular. Nesta temporada terei a parceria do Renan Guerra, piloto que é sempre muito rápido. Acredito que faremos uma ótima dupla. Sem dúvida, o novo CLA 45 AMG Racing Series será fantástico".
A expectativa de Amorin Jr. é compartilhada por Neto De Nigris, veterano do MB Challenge que terá em 2014 seu quarto ano na competição. "No ano passado andei com a C 250 e neste vou correr com o CLA 45 AMG. Acredito que a maior diferença será principalmente pelo motor e câmbio – o automóvel deve nos obedecer mais".
Para Arnaldo Diniz, de São Paulo, que corre há três anos no MB Challenge, “o CLA, um AMG puro, dará maior visibilidade para o campeonato. A vinda dele para o Brasil é fruto do sucesso que a competição conquistou. Trata-se de um automóvel rápido e estável, com tração nas quatro rodas e com um câmbio fantástico. Sem dúvida, proporcionará uma sensação muito agradável ao pilotar, além de total segurança".
A organização do Mercedes-Benz Challenge será feita pela Vicar e as provas acontecerão junto com a Copa Petrobras de Marcas e a Fórmula 3 Sul-Americana. Algumas corridas ainda serão realizadas também em conjunto com a Stock Car nas etapas do Milhão e do circuito de rua em Ribeirão Preto.

Um automóvel único

O CLA 45 AMG Racing Series foi desenvolvido a partir da versão standard do esportivo de série CLA 45 AMG. O automóvel conta com o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo, o AMG 2.0 turbo, com nada menos que 265 kW (360 cv) e torque máximo de 450 Nm. Toda esta força é levada às rodas pela transmissão esportiva de dupla embreagem AMG SPEEDSHIFT DCT de sete marchas, preparada para competição. A tração permanente nas quatro rodas garante um desempenho extraordinário nas curvas.
O CLA 45 AMG Racing Series conta com conjuntos dianteiro e traseiro diferenciados, além de para-lamas salientes e saias laterais especiais. Pneus de corrida tipo slick reforçam a impressionante largura do automóvel. A excelência aerodinâmica da versão de rua foi aprimorada por componentes de fibra, como o divisor aerodinâmico dianteiro, que garante maior força de aderência, o difusor traseiro com três barbatanas e o aerofólio traseiro ajustável. As entradas de ar nas saias laterais à frente das rodas traseiras asseguram o resfriamento eficiente dos freios. Aberturas nos arcos das rodas e nos para-lamas, alargados em seis centímetros de cada lado, aumentam a força vertical sobre os eixos dianteiro e traseiro.

Alto nível de segurança com um ajuste para cada pista

Para garantir a segurança dos pilotos, o CLA 45 AMG Racing Series conta com uma gaiola de proteção contra capotagens feita de aço de alta resistência. O banco tipo concha de fibra de carbono, feito pela Recaro, é preparado para permitir o uso do sistema HANS (Head and Neck Support - apoio para cabeça e pescoço) e o veículo é equipado com um sistema especial de extintores de incêndio.
A suspensão de corrida permite adaptação especial para cada pista: altura, dureza das molas e características dos amortecedores são ajustáveis, assim como a cambagem e convergência nos eixos dianteiro e traseiro. O sistema de frenagem AMG de alta performance com discos ventilados em todas as rodas é equipado com sistema antibloqueio. As trocas de pneus nas paradas nos boxes são agilizadas pelo sistema de macacos pneumático integrado ao assoalho do automóvel.
A primeira prova do Mercedes-Benz Challenge 2014 acontecerá no dia 25 de maio, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Imprensa Mercedes-Benz do Brasil
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VOLKSWAGEN APRESENTA O NOVO TOUAREG

DODGE LANÇA NOVOS CHALLENGER E CHARGER NO SALÃO DE NOVA YORK

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AUDI A3 É NOMEADO O CARRO MUNDIAL DO ANO DE 2014

MERCEDES-BENZ CHALLENGE

VENDAS DIÁRIAS DE MOTOS RECUAM NA PRIMEIRA QUINZENA DE ABRIL

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